Qwitter - O cliente do twitter para deficientes visuais

Estarei dando algumas dicas sobre esta, que é a principal ferramenta de utilização do qwitter pelos deficientes visuais. O qwitter é um sensacional aplicativo que foi idealizado inicialmente para dar acesso ao twitter, interagindo com leitores de tela como o jaws e o NVDA. Digo inicialmente, porque além do twitter, foi incrementado o acesso a outras redes como o Solona, que trata-se de uma rede com vários voluntários cadastrados para “ler” os captchas, aquelas famigeradas letrinhas dos sites, facilitando o seu uso pelos deficientes visuais. O Solona, eu particulamente não uso, por preferir o webvisun que supre muito bem esses obstáculos.

Não conhece o webvisum? Então conheça-o no http://www.vejam.com.br/webvisum

O qwitter é uma mão na roda mesmo para quem deseja utilizar o twitter de uma forma totalmente acessível e muito mais prática até do que outras formas de acesso ao twitter. Isso porque ele oferece suporte aos principais leitores de tela, como todas as versões do jaws, Windows-eyes e o NVDA, sendo que este último só pode ser utilizado junto à versão 4 do qwitter ou posterior, sendo necessário o NVDA 2010.1 ou posterior. E uma de suas principais vantagens é que ele trabalha em segundo plano, podendo ser utilizado, através de suas teclas de atalho, sem precisar sair dos aplicativos em que se está trabalhando no momento. Isso mesmo, o qwitter é “invisível”. Não aparece nada na tela, quando ele é executado, afinal quem o “lê” é o leitor de telas.

Para instalar o qwitter, basta você baixar e executar a última versão no endereço abaixo, ou se preferir, faça o download da versão 4.0.2 que está no final deste tópico. Há também um link direto da última versão em nossa seção de downloads.

http://www.qwitter-client.net/download.php

Ao executar, vá dando next até concluir a instalação. No final, aparecerá duas opções para marcar. O “Read-me” que podes deixar desmarcado e o “Launch qwitter” que podes deixar marcado para inicializar logo o programa. Ao ser aberto pela primeira vez, o qwitter entrará na janela de inserir nova sessão, onde selecionaremos a opção twitter, colocaremos o nome da sessão e daremos ok, e, em seguida, colocaremos o nosso login e senha no twitter. Se não abrir, dê um ctrl + alt + win + O, e, por enquanto, vá na aba geral”” coloque o seu login e senha. Se ainda não se cadastrou no twitter, dê uma lida no post abaixo.

http://www.vejam.com.br/twitter

No qwitter podemos acessar mais de uma conta do twitter. Bastando para isso dar um shift + ctrl + win + N para abrir uma nova sessão. Vamo dando seta pra baixo, até chegar na opção “twitter”, dá um tab e em nome da sessão indicamos um nome, dando tab até o ok, e então colocar o nome de usuário e senha. Pra alternar entre as sessões, vá dando shift + ctrl + win + seta pra esquerda e direita.

Ao logar no qwitter, por padrão aparecerão quatro exibidores, sendo eles: 1. O principal, que refere-se ao “home” do twitter, onde estarão as postagens dos seus amigos, ou dos seus following, ou seja, aquelas pessoas que você segue; 2. As Menções, onde estarão as postagens que são direcionadas à você ou que tenham uma referência a seu nome; 3. As Diretas, que referem-se às Directs Messages (DM), que são aquelas mensagens enviadas em restrito por aqueles que você segue e lhe seguem ao mesmo tempo; 4. Enviados, onde estarão as suas postagens. Para revezar entre os exibidores, mantenha pressionadas as teclas ctrl + win e vá dando seta pra esquerda e direita. Para navegar entre as postagens, basta manter pressionadas as teclas ctrl + win e ir dando seta pra cima e pra baixo.

As principais teclas de atalho do qwitter incluem as teclas ctrl e win e todas elas incluem a tecla win. Vou enumerar as que você deve ter em mente logo de cara, por serem utilizadas constantemente:

Ctrl + win + N = Criar novo post, que dará um aviso sonoro quando atingir 140 caracteres.

Ctrl + win + L = Seguir alguém, onde você deverá colocar o nome de tela da pessoa e dá enter. O do Portal Vejam é portalvejam. Este é um dos primeiros passos que você deve fazer: seguir algumas pessoas, afinal é essa a função do twitter. As postagens dessas pessoas aparecerão no seu exibidor principal. Seguem alguns perfis, onde o meu é o primeiro da lista, que você pode seguir inicialmente:
jeanvini
portalvejam
ivetesangalo
olhardigital
silva_marina
joseserra_
dilmabr
defvisuais
laratec
oceguinho
flamengo
TAMAirlines
Revistasuper

Shift + ctrl + win + L = Deixa de seguir alguém.

Ctrl + Win + I = Abre um novo exibidor com as postagens de alguém.

Obs. Se você estiver focado na postagem de alguém, ou focado em alguém em uma lista, ao dar um dos três comandos anteriores, o nome de tela dessa pessoa já aparecerá na primeira opção, bastando dar enter.

Ctrl + win + U = Atualiza o exibidor, puxando as novas postagens. Os exibidores são atualizados automaticamente, depois de um tempo pré-determinado na configuração, dando. alt + ctrl + win + O, na opção do intervalo de atualizações.

Aliás, em se falando das configurações, é importante você saber o que pode mudar no qwitter. Dando Alt + ctrl + win + O, abrirá o painel de configuração dos exibidores, onde, sugiro que vá na aba “Opções padrão”, e, dando tab, coloque 5 minutos, no intervalo de atualização, e, dando tab, coloque 200 na quantidade de postagens a baixar por atualização. Mais um tab e marque a opção “aplicar a todos os exibidores” e dê tab até ok. Você pode configurar individualmente cada exibidor, que aparecerão em cada aba. Pra navegar entre as abas, vá dando ctrl tab.

Em ctrl + win + O, aparecerão três abas: Sons, Modelos e Diversos. Pode navegar dando tab pra conhecer, mas inicialmente basta ir à aba Diversos e, dando tab, em “estilo dos retweets, selecione com seta pra baixo, a opção “perguntar se quer adicionar comentário”. Dê ok e agora, sempre que for retwitar uma postagem de alguém, ele perguntará se vc deseja comentar. Se não, o retweet vai apenas com a postagem e se sim, abrirá um campo de novo tweet, já com a postagem pra retwitar, pra vc escrever algo, não podendo ultrapassar 140 caracteres, claro.

E o que é retwitar mesmo? Esse nome é dado quando queremos replicar uma postagem que gostamos. Para isso, basta nos posicionar sobre ela e dar shift + ctrl + win + R. Se der apenas o ctrl + win + R, vai abrir um campo para respondermos aquela postagem ao seu autor.

Para escrevermos um recado postado a alguém, devemos, em ctrl + win + N, colocar o nome de tela da pessoa precedido de um @ e em seguida a mensagem. Ex.: @portalvejam, parabéns pelo site. Essa mensagem ficará em sua página, onde todo mundo poderá ver, e na tela de menções da página da pessoa que você enviou. Mensagem privada, só através de DM, dando ctrl + win + D, que só poderá ser enviado àqueles que lhe seguem.

Minha página? Pois é. Quando nos cadastramos no twitter, teremos uma página com as nossas postagens que será WWW.twitter.com/seulogin

Esses são os principais comandos que me lembro agora. Dêem uma lida no manual do qwitter, através do link abaixo, ou baixe-o nos anexos do final deste post. De vez em quando vou colocando aqui algumas dicas. Grande abraço e qualquer dúvida coloca aí nos comentários.

http://www.qwitter-client.net/documentation/pt_BR/Readme.html

Ah, não se esqueçam também de dar uma colaboração, através de doação, aos caras que desenvolveram esta ótima ferramenta que é gratuita, visitanndo o site do projeto:

http://www.qwitter-client.net

AnexoTamanho
Qwitter-Manual de utilização.txt62.48 KB

Comentários

Olá, Gostaríamos de receber o

Olá,
Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
Atenciosamente,
Roberto Lion Motta

Editora Quantum – Revista VendaMais, InvestMais e Liderança
http://www.editoraquantum.com.br

Jean, muito bom o seu site.

Jean, muito bom o seu site. Tem me ajudado muito. Você é uma benção de Deus meu amigo. Continue assim sempre dando apoio aos seus iguais. Grande abraço do Felipe.

Bom dia, eu tenho um filho de

Bom dia, eu tenho um filho de 14 anos e ele já fez o segundo transplante de cornea, a 06 meses, graças a deus está tudo bem com ele, exceto uma dor de cabeça que do nada aparece e remedio nenhum sara essa dor, que fica por volta de 05 dias ai melhora e depois volta. o que eu devo fazer, devo levar ao pisicologo para fazer analise, será que ele está depressivo.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
19 + 0 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6