REPORTAGEM SOBRE OLHO BIÔNICO

Ontem (4), no Jornal da Globo, passou uma reportagem sobre a evolução do implante do olho biônico em pessoas que perderam totalmente a visão devido à problemas de degeneração na retina. Aqui no Vejam tem algumas NOTÍCIAS relacionadas a esse avanço da ciência. As pesquisas científicas que envolvem o olho biônico existem há dez anos e, depois de grandes sucessos com os amigos ratos, já foram implantados em quase 20 pessoas nos EUA, México e Europa.

A reportagem mostra o caso de Um britânico de 73 anos que voltou a ver a luz graças a um olho biônico criado por uma empresa americana. Ron parou de enxergar há 30 anos devido à retinite pigmentosa, uma doença degenerativa que afeta a visão. Os médicos implantaram 60 eletrodos microscópicos na retina dele. Imagens captadas por uma câmera nos óculos são transmitidas para eletrodos que estimulam o nervo óptico.

Segundo a empresa que fabricou o aparelho, o próximo passo será implantar a câmera dentro do olho. Além disso, eles acreditam que dentro de 50 anos será possível ler e reconhecer fisionomias. A ciência e suas pesquisas têm avançado muito nos últimos anos. É muito importante poder contar com as esperanças sinalizadas pela ciência. Pena que o processo não seja tão rápido quantodesejamos, mas já é muito válido, porquê pelo menos as próximas gerações terão mais e melhores recursos.

O olho biônico é uma grande esperança para aqueles que têm problemas na retina, como retinose, stargardt, degeneração macular, dentre outros, pois sua função é substituir o trabalho dos fotoreceptores, também chamados de cones e bastonetes da retina e que são responsáveis pela captação da luz pelo olho e seu envio ao cérebro através do nervo óptico concluindo o processo da visão. Sendo assim, o olho biônico precisará de um nervo óptico sadio, ou seja, não resolve perda de visão acarretada pelo glaucoma. As nossas esperanças estão concentradas nas células tronco e na regeneração das fibras nervosas.

Veja abaixo a reportagem e deixe o seu comentário.

 

 

 

 

Fontes utilizadas:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1028464-5603,00.html
http://video.globo.com/
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,16009,00.html

Comentários

Bom dia! Dr Rubens, tenho um

Bom dia!
Dr Rubens, tenho um sobrinho Gabriel de 14 anos a família do pai dele tem a doença da retinose pigmentar no caso já vem da avó que cega e de 6 filhos as duas mulheres não sofre desse mal já os filhos homens inclusive o pai dele todos já estão totalmente cegos, todos já foram para cuba ha muitos anos atrás para um tratamento e nada foi resolvido. Nossa preocupação é com Gabriel que já notamos desde uns 6 anos ele apresentava dificuldades de encontrar objetos nos lugares de pouca luz e que cada vez esta aumentando , gostaríamos de ter mais orientações pq tememos de que ele fique cego. estamos levando a médicos para acompanhamento mais é tudo muito vago aqui e gostaríamos de como proceder com o tratamento, quais os direitos de assistência que governo dá (temos plano de saúde Unimed mais é tudo muito limitado) e principalmente quais as são as expectativas a cura.
Agradecemos, no aguardo

meu Pai tem RP gostaria de

meu Pai tem RP gostaria de saber como temos o acesso a estes tratamentos....precisamos muito pois meu Pai a cada dia perde mais a visão...por favor me passem noticias.Obrigada

Óla tenho uma irmão com

Óla tenho uma irmão com 33anos ela tem retinose pingmentar gostaria de saber se ela vai ficar cegar obrigada.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
7 + 4 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6