Pesquisa de brasileira "cura" lesão ocular em nervo óptico de cobaias

Uma pesquisa conduzida por uma cientista brasileira conseguiu devolver parte da visão a camundongos cegos. Os animais usados na experiência tinham uma lesão no nervo óptico, semelhante à que ocorre no glaucoma, entre os seres humanos. Os resultados foram apresentados na edição do dia 22 de Maio da revista da Academia Americana de Ciências, a PNAS.

O estudo foi conduzido por Silmara de Lima, aluna de doutorado no programa de ciências morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela foi orientada por Ana Maria Blanco Martinez, e a pesquisa contou com a parceria da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Os roedores não recuperaram a visão completamente, mas tiveram de volta três importantes reflexos visuais. Pela luz, eles foram capazes de distinguir dia e noite. Eles também adquiriram um pouco de acuidade visual, que é a capacidade de acompanhar o movimento de objetos. Além disso, recuperaram a noção de profundidade.

Para devolver essas funções, os pesquisadores tiveram que recuperar completamente os neurônios do nervo óptico e reconectá-los às células que levam os sinais ao cérebro. A façanha foi obtida com a aplicação casada de três técnicas que, separadas, tinham sucesso parcial comprovado.

Três técnicas

Uma dessas técnicas causa uma inflamação controlada dentro do olho. As células de defesa vão até o local combater a inflamação. Essas células secretam substâncias conhecidas como fatores tróficos, dentro do olho, que estimulam o neurônio a se regenerar.

Outra técnica usada consiste em injetar dentro do olho uma substância chamada AMPc. Essa molécula facilita a ligação entre os fatores tróficos e os neurônios e, portanto, potencializa a primeira técnica. A substância existe naturalmente no olho, mas a injeção acelera o processo.

A terceira técnica utilizada foi a retirada de um gene chamado PTEN. O gene, que foi removido já na fase adulta com ajuda de um vírus, produz uma proteína que impede a regeneração do neurônio. Sem essa proteína, e com as outras duas técnicas, os neurônios puderam se regenerar completamente.

Aplicações

"É um resultado muito importante porque dá um sinal do que pode ser feito para tratamento em humanos", apontou Silmara, ressaltando que um longo caminho ainda precisa ser percorrido até lá.
Porém, ao mesmo tempo em que pede cautela com a atual descoberta, a autora aponta que os usos futuros podem ir além dos tratamentos dos olhos.

"O nervo óptico serve como modelo para outras partes do sistema nervoso, como o cérebro e a medula", afirmou. "O que a gente viu que o axônio [parte do neurônio que conduz os sinais elétricos pode se regenerar em distâncias muito longas. Isso sugere que nós podemos fazer o mesmo tratamento na medula", indicou.

O uso de técnicas regenerativas do sistema nervoso nessa parte no corpo poderia levar ao tratamento de paraplégicos, por exemplo.

Fonte: G1

Comentários

Olá, boa tarde. Muito bom

Olá, boa tarde. Muito bom saber que no Brasil tem profissionais fazendo pesquisas sobre este tipo de lesão. Minha filha, Sofia tem
7 anos, nasceu com visão subnormal causada pela atrofia de nervo óptico bilateral. Já procurei vários profissionais e todos me dizem q é algo irreversível. Por isso fico feliz de saber dessa pesquisa, nela temos a perspectiva de uma melhora ou quem sabe da recuperação total da visão da minha filha. Por favor Dra. Silmara, continue sua pesquisa e se possível gostaria de obter mais informações ou quem sabe a Sofia participar de alguma forma dessas pesquisas e testes.

contato: fernandasouza0282@hotmail.com

Olá minha fikha tem 1 ano e

Olá minha fikha tem 1 ano e nasceu com baixa visão, foi diagnosticado ACL.Ela pode se submeter a testes quando for para testes em humanos?

Boa Tarde! Acabei de passar

Boa Tarde!
Acabei de passar por uma consulta no meu oftalmo, onde o mesmo me indicou cirurgia urgente caso queira permanecer com um pouco de visão que tenho no olho direito, porque o olho esquerdo ja perdi...tenho glaucoma, gostaria de saber se existe algum metodo que fortaleça o nervo optico, e que possa reverter essa situação.
obrigado.
obs. tenho 61 anos e faz 1 ano que perdi a vista esquerda.

Boa tarde, Tenho atrofia no

Boa tarde,

Tenho atrofia no nervo óptico,
Não conheço profissionais especializados na área,
Gostaria de entender melhor meu problema !

Poderia me ajudar ?

Muito obrigado desde já.

Meu nervo ocular atrofiou e

Meu nervo ocular atrofiou e perdi a visão do olho direito mas eu ainda percebo alguns movimentos parece que estou num quarto com a luz apagada me falaram que as células estão quase todas mortas. Será que ainda tem alguma chance de voltar um pouco da visão?

Olá! Minha mãe(79 anos) está

Olá! Minha mãe(79 anos) está com Arterite Temporal há 3 anos,e só resta um olho com 10% de visão.O nervo optico foi lesionado pela inflamação.Agora toma 2,5mg de corticoide,mas a visão está piorando dia a dia.

Boa tarde!!! Agora vendo esta

Boa tarde!!!

Agora vendo esta reportagem me enche de esperança,pois meu filho hoje com 16 anos perdeu uns 80 % da visão do olho esquerdo e parte dos movimentos que não acompanham o olho direito,minha dúvida é se algum dia terá a possibilidade de pelo menos recuperar os movimentos que é o que mais incomoda ele.
E vejo que ele acaba sofrendo muito com isso,se puderem me dar um retorno.
Durante anos esperava alguma reportagem sobre o assunto,a causa da perda foi um cisto q se alojou atrás do olho esquerdo quando ele ainda era bebê,fez a
primeira cirurgia com um ano e um mês,para retirada do mesmo,e a segunda com 4 anos e ficou com esse problema no olho esquerdo.
Por favor,qualquer telefone ou indicação se existe algo que eu possa fazer para tentar reverter isso,eu agradeço de coração.

Obrigado,Paulo Lemos/De Gramado RS.

54 96088520 meu whats
54 91899533 meu cel.pessoal.

Alguém pode me dizer como

Alguém pode me dizer como estão as pesquisas para reverter a lesão no nervo óptico por favor, existe um telefone ou e-mail da Dra. Ana Maria ou de alguém que eu possa falar por favor, muito obrigada.

Como está esta pesquisa hoje

Como está esta pesquisa hoje ? Houve avanços ? Alguém tem o contato dessa doutora para tomar mais informações ? Meu sogro está perdendo a visão !

OLA BOM DIA .....MEU ESPOSO

OLA BOM DIA .....MEU ESPOSO TEM 36 ANOS E JA PERDEU 100% DA VISAO DIREITA NERVO ÒPTICO E ESTA PERDENDO GRADATIVAMENTE A OUTRA VISÃO POR FAVOR PRECISAMOS DA CURA URGENTE PRA TODOS ESSA PESSOAS. POIS É DESESPERADOR VC SABE QUE VAI FICA CEGO .SEM TER A CURA ..ATT ANDREZA OBRIGADO

Uma pessoa cega há 30 anos

Uma pessoa cega há 30 anos devido a uma cirurgia mal sucedida comprometendo o nervo ótico teria possibilidade de voltar a ver?

Olá, preciso de mais

Olá, preciso de mais informações do tratamento, como e onde posso fazer?!
Poderia me enviar com urgência ?!

Desde fico grata?!

BOA TARDE, MEU NOME É

BOA TARDE,
MEU NOME É DEUSDESIO, EM 1991 FUI OPERADO DE HIDROCEFALIA DO "III - VENTRÍCULO", NESTA CIRURGIA PERDI A VISÃO DO MEU OLHO ESQUERDO, POIS O NERVO FOI AFETADO "ATROFIADO" NA HORA DA CIRURGIA, GOSTARIA DE SABER SE COM ESTE TIPO DE DESCOBERTA EU POSSO TER A ESPERANÇA DE UM DIA VOLTAR A ENXERGAR DELE? TENHO (24) HORAS DE INSÔNIA POR CAUSA DELE, ATÉ HOJE NÃO ME ACOSTUMEI, MESMO PASSADOS 24 ANOS, SE POSSÍVEL, ME MANDEM UMA RESPOSTA, MUITO OBRIGADO.

Oi tenho um sobrinho que aos

Oi tenho um sobrinho que aos quatro meses de idade ele se apresentou alguns sintomas onde através de exames foi descoberto que ele tinha hidrocefalia e passou pela primeira cirurgia onde passou a fazer uso de válvula na cabeça para drenar o liquido que ha no cérebro,mas ouve o entupimento da válvula e com o crescimento da cabeça houve lesão nos nervos óticos mesmo passando por cirurgia de emergência, onde ele perdeu mais de 90% da visão dos dois olhos,o médico que acompanha o caso nos desenganou dizendo que não ha cura .
Por isso peço que se essas descobertas poderem ajudar no caso dele por favor entrem em contato no e-mail acima.
Obrigada!

Meu marido já fez 5 cirurgias

Meu marido já fez 5 cirurgias de cancer na hipófise, na terceira ficou cego de um olho, agora a seis meses fez a quinta e ficou cego do outro olho, mas o médico disse que não feriu o nervo ótico, mas teve que cavocar perto do nervo, tanto é que uns dias depois da cirurgia ele conseguiu enxergar, depois começou tomar quimio e perdeu a visão, o tumor vem diminuindo, será q ele ñ enxerga por causa da quimio?? Será que tem chance de voltar a enxergar? me mandem uma resposta pelo meu email por favor, agradecida!

Boa noite! Tenho 45 anos, e

Boa noite!
Tenho 45 anos, e em 2012 fiz seis cirurgias no cérebro para correção de fistulas arteriovenosa dural, sendo cinco endovasculaes e uma aberta, onde o problema foi resolvido. Após as cirurgias comecei a ter perda na visão e já cheguei a fazer três óculos só neste ano de 2015, inteirando seis em menos de três anos, sendo que o último ja está fraco e terei que fazer outro.
Fui diagnosticado como portador de papiledema bilateral, que segundo os proficionais, foi causado pelo fechamento de vasos no cérebro, provocando danos ao nervo óptico e consequente perda da visão. O papiledema regrediu mas a perda da visão contínua acelerada.
Gostaria de saber de vocês pesquisadores entendidos do assunto se possui tratamento para meu caso, é se sim,qual seria, pois os profissionais que me tem atendido ainda não descobriram um tratamento para meu caso.
Por favor, respondam minha mensagem pois ja estou começando a entrar em desespero por medo de perder a visão.
Desde ja agradeço, e aguardo retorno.

meu filho retirou um tamor no

meu filho retirou um tamor no celebra mexeu no nervo otico dele ele ficou sem ver fais 2 anos gostarai de saber por favor si ele podem volta ver novamente por favor mim retorne obrigado fique com deus meu fone fixo sp 11 4451-1570 ou cel 99987-2921

minha esposa tem uveite tem

minha esposa tem uveite tem 10 % de visão no olho direito ja o esquerdo ta con catara mas enxerga luzes cores movimentos tando fisicos quanto na tela do pc ou televisor estou desesperado me respondam por favor

Bom dia , meus filhos de 17

Bom dia , meus filhos de 17 anos (gemeos ) apresentaram a perda de visão nervo optico atingido tornando-os Baixa visão .. estamos com pesquisa de LEBER , estou á procura de tratamento de regeneração , um amigo Cego nos indicou a Austrália .. fora de qq orçamento , fomos à SP , sem conseguir atendimento .. ficando de voltarmos . estamos na esperença;

Boa noite minha mãe é

Boa noite minha mãe é diabética e sofreu uma lesão no nervo óptico derivado a um glaucoma causando-lhe cegueira na vista esquerda. Há algum tratamento para este problema? Obrigado

Sou portadora da doença de

Sou portadora da doença de "DEVIC" ou seja neuromielite optica, fiquei com perda total da visão direita. Meu sonho recuperar essa visão.Qualquer tratamemto entrem em contato comigo

Olá boa noite, meu tio perdeu

Olá boa noite, meu tio perdeu a visão praticamente total dos dois olhos por causa de um acidente de moto. Atrofiou o nervo optico. Vc conseguiu alguma novidade na medicina q possa ajudar??

Ressaltamos que apenas

Ressaltamos que apenas divulgamos as notícias, citando as respectivas fontes. Não temos competência alguma para responder perguntas de cunho médico e, no caso da matéria em tela, não mantemos nenhum contato com os pesquisadores. Grato, Portal Vejam.

gostaria imensamente de me

gostaria imensamente de me candidatar para ser utilizada nas pesquisas pois tenho glaucoma e descobri num estágio ja bem avançado.

Olá, aos vinte anos tive um

Olá, aos vinte anos tive um tumor na hipófise que resultou em uma lesão do nervo óptico prejudicando a visão de ambos os olhos, a sua pesquisa seria um tratamento para meu caso.

Olá tenho quatro amigos cegos

Olá tenho quatro amigos cegos eles são músicos da banda America nova ela cada um tem um problema diferente do outro porem um deles enxergou por 20 anos apos um acidente perdeu a visão mais estou pedindo ajuda se tiver auguem que poça pelo menos nos orientar serei grato mais tem uma duvida sobre o nervo óptico o olho de um deles é totalmente perfeita porem o nervo óptico esta atrofiado isto tem cura ? meu contato Luis Fernando (11) 96185-5442 que Deus abençoe vcs .....

Gostaria de saber se vocês

Gostaria de saber se vocês conseguiram alguma informação sobre o caso exposto acima, pois, tenho um sobrinho de 17 anos, que há dois anos trás sofreu um grave acidente de moto e teve TCE gravíssimo, porém, ficou com uma sequela na visão,ou seja, não enxerga. Precisamos muito de conseguir um tratamento para ele. Desde já agradeço.

Olá, em 2007 sofri um

Olá, em 2007 sofri um acidente de moto que a arretou o rompimento do nervo óptico do olho direito, juntamente com o fato, gostaria de ajuda.

Olá Douglas, meu tio perdeu a

Olá Douglas, meu tio perdeu a visão praticamente total dos dois olhos por causa de um acidente de moto. Atrofiou o nervo optico. Vc conseguiu alguma novidade na medicina q possa ajudar??

Boa tarde! É imensa a alegria

Boa tarde! É imensa a alegria do meu coração em saber dos estudos realizados com evolução para atrofia do nervo óptico. Tenho grande interesse e gostaria muito do contato de vocês, pois o meu sobrinho de 22 anos foi diagnosticado com tumor de Hipófise, conhecido como cisto epidermóide, fez hidrocefalia com compressão do quiasma óptico, realizou a cirurgia de ressecção do tumor, está fazendo acompanhamento com neurologista, mas infelizmente não está enxergando. O neurooftalmologista diagnosticou como atrofia do nervo óptico!

Ansiosamente no aguardo....

Meu filho fez cirurgia no

Meu filho fez cirurgia no cérebro e afetou o nervo ótico ele perdeu a visão nos 2 olhos
Por favor preciso da ajuda dos pesquisadores
Grata Lucemir

Meu irmão sofreu um acidente

Meu irmão sofreu um acidente no qual ele lesionou o nervo optico, sendo identificados dois coagulos sanguineos no cerebro. Na medicina a alguma novidade acerca deste problema? Há alguma possilidade recuperação parcial ou total da visão?

Tive uma pancada de um pedaço

Tive uma pancada de um pedaço de vergalhão e prejudicou o meu nervo óptico, a minha esquerda tenho pouca visão periférica e a central uma neblina branca.
O meu caso tem solução.

Bom Dia! Ha 07 meses

Bom Dia!
Ha 07 meses escorreguei no banheiro e bati com a cabeça com toda a pressão da queda para o lado direito, apos este tempo comecei a ver Moscas Volantes na vista direita e uma forte dor de cabeça esporádica do mesmo lado justamente aonde eu bati, dói até mesmo guando estou falando ou abaixando a cabeça.
A minha pergunta é sera que ficou algum coagulo ou minha retina descolou?
O que devo fazer.
Atenciosamente.
MCF

Gostaria de maiores

Gostaria de maiores informações sobre a cura do nervo óptico, pois tenho caso na família, por favor me mandes mais informações, desde já agradeço, abraços

Prezados Senhores, Tenho 48

Prezados Senhores,

Tenho 48 anos, sou portador da RP ambos os olhos, com atrofia do nervo óptico no olho esquerdo o que me levou a perda desta visão. Os médicos me dizem que o nervo está pálido com escavação profunda e por isso não enxergo.
Venho me habilitar a testes para esse tratamento especifico.

Grato pela atenção
Edmar Bispo
(71)9400-3374 Tim zap
(71)8614-5857 vivo

Fico muito feliz de saber que

Fico muito feliz de saber que Deus está usando vcs para a cura de muitas pessoas, como meu filho que há dois anos foi lesionado o nervo óptico devido um liquido, esta usando uma válvula, e estamos sofrendo muito com isso ele so consegue enxergar vulto. peço pelo amor de Deus se tiver novidade sobre esse tratamento mim comunique atraves de imail ou 61 92352834.Que Deus abençoe vcs

Boa noite,eu gostaria de

Boa noite,eu gostaria de saber se é possível realizar a insrição do meu esposo que sofreu uma lesão no nervo óptico em decorrência da remoção de adenoma de hipófise.

ola tive um acidente de moto

ola tive um acidente de moto e bati a cabeça ai não enxergo com o olho esquerdo mais, no medico que fui ele falo que machuquei o nervo óptico.agora eu não sei oque fazer se vocês poder me ajudar

Tive um acidente a um mes

Tive um acidente a um mes atrAs tive um corte acima do olho e desd emtao nao consigo emxerga do olho esqrdo...oftal flou q eu machuquei o nervo optico sera q posso volta a enxergar?

Achei a matéria muito

Achei a matéria muito interessante, tenho problema de visão em razão de um tumor na Hipófise que resultou em atrofiamento do nervo óptico sempre procuro na internet se já existe algum tratamento o que encontro são tratamentos com células tronco em geral nos Estados Unidos

Gostaria de saber como andam

Gostaria de saber como andam as pesquisas, se já estão testando em humanos e como posso entrar em contato com os pesquisadore? Obrigada!

Tenho problema sério no olho

Tenho problema sério no olho esquerdo desde criança quando fui oftalmo ele disse que má formação no globo ocular que isso n tem cura tenho dores de cabeça n exchergo n consigo ler cm esse olho n sei mas que fazer pois quando fui no oftalmo ele disse que isso n tem cura podem me ajudar agradeço

Tenho o mesmo problema de

Tenho o mesmo problema de vista que você, no mesmo olho, e com a mesma história do oftalmo, me manda um e-mail pra ver se achamos mais pessoas com o mesmo problema

Meu filho foi vítima de

Meu filho foi vítima de craiofaringioma. Foram realizadas algumas cirurgias e hoje encontra-se em acompanhamento e sob controle. Porém uma de suas sequelas foi atrofia de nervo óptico, total do olho direito e parcial do esquerdo. Fiquei interessada nesta pesquisa e gostaria de manter contato com alguém que possa me fornecer maiores esclarecimentos. Hoje ele tel 20 anos e está em tratamento há 13 anos. Ficaria muito agradecida se conseguisse amenizar o problema dele.

Sempre ouço falar que lesão

Sempre ouço falar que lesão no nervo não tem cura .nunca perdi as esperanças pois meu filho teve uma hipotensão licórica e lesionou o nervo optico.ele tem 21 anos e estamos sempre procurando algo na medicina para ele recuperar a visão .por favor entrem em contato comigo para me informar mais sobre esse tratamento.muito obrigado.

Boa Noite,gostei dessa

Boa Noite,gostei dessa noticia e gostaria que me ajudassem pois apos um traumatismo craniano estou com problemas no nervo optico que me acarretou danos na visao.aguardo contato

boa noite, gostaria de saber

boa noite, gostaria de saber mais sobre o tratamento e se e possível realizar a inscrição do meu esposo para o tratamento o mesmo possui uma lesão em ambos os olhos com perda parcial da visão???

Ola, vocês não tem ideia do

Ola, vocês não tem ideia do quão feliz fiquei ao ver essa matéria. Foi a primeira vez que tive esperança que um dia poderei recuperar a visão de um olho que perdi a 17 anos e mais, muitas pessoas podem ser beneficiadas com esta pesquisa. Como mencionada acima, não apenas lesões no nervoso ótico mas em situações como problemas na coluna, medulas. etc.
Sei que não podemos ajudar muito, mas se pudermos ajudar de alguma forma, por favor , entrem em contato.
Deus os abençoe neste trabalho.

Contatos:

Telefone: (99) 98121-0709 Tim / (99) 8816-1750 OI / (86) 3305-6080
Rua Cônego Raimundo Fonseca, 701, São Cristóvão, Teresina-PI

depois de uma infeção na

depois de uma infeção na vista esquerda que apareceu há tres anos, andei em vários tratamentos, tais como injeções diretas na vista de cortizona, muitas gotas de diversas espécies e raios lazer duas ou tres vezes nessa vista, acabei por vir a sofrer tres operações na vista esquerda, pois a tensão ocular estava altíssima, e a infeção não passava. à terceira intervenção o médico operador Dr. Antonio Limão da clinica Microcirurgia de Lisboa, lá conseguiu acabar com essa infeção, da qual nunca se descobriu a origem, depois de todos os exames feitos para ver a origem da mesma.
Mais tarde e precisamente ontem dia 27/01/2015 o mesmo médico doisse-me que não era viável, por ser quasi inutil uma 4ª operação para tentar reconstruir a córnea entretanto destruída pelos tratamentos, nem valeria a pena faze-la dado que o nervo óptico estava muito danificado.
ez-se o teste para apurar se eu via algo ao passar a mão em frente da vista afectada e vejo só uma sombra dos dedos passando em frente dela.
Disse-me então, que já não valeria a pena fazer uma intervenção na vista visto que o nero óptico está destruído
Rectificou a lente de óculos que uso para a vita direita, mas para a esquerda nada, só uma para equilibrar a visão, dado que nada vejo da mesma.
Gostaria de saber qual a v/ opinião sobre este problema que me afecta grandemente. Tenho 79 anos, sou saudável, e movimento-me razoávelmente, apesar da idade, mas esta deficiencia na visão afecta sobretudo a condução de veículos.
Moro em Portugal-Mafra. contacto emailacima. obrigado e bom dia.

l

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
13 + 1 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6