AMPLIADORES E LEITORES DE TELA E DOSVOX

Hoje em dia, a informática tem se tornado uma ferramenta fundamental no cotidiano das pessoas. O atual avanço tecnológico, aliado ao equilíbrio econômico, tem possibilitado um maior e crescente acesso ao computador, que cada vez mais, tem se tornado peça fundamental no desempenho das mais diversas tarefas, sejam elas de cunho profissional ou de entreterimento.

Com a atual inclusão digital, o acesso à informática, através da navegação na internet e nos sistemas operacionais, tem se tornado cada vez mais fácil e prático para aquelas pessoas que possuem algum tipo de limitação física. Existem hoje no mercado, uma infinidade de recursos que possibilitam que um deficiente visual, seja ele cego total ou portador de baixa visão, utilize normalmente um computador.

Nesse tópico, estaremos detalhando alguns desses programas, para que se possa conhecer sobre a sua usabilidade e sua aquisição, além de dicas de utilização.

AMPLIADORES DE TELA

Para quem tem baixa visão, os ampliadores de tela colaboram muito na utilização do computador, pois, como o próprio nome já diz, esse tipo de programa amplia todo o conteúdo que há na tela, fazendo com que os textos e imagens sejam melhor entendidos por quem tem limitações de visão. O próprio windows oferece em suas ferramentas um ampliador bem prático que, ao ser executado, abre uma pequena barra na parte superior da tela onde aparecerá uma versão ampliada, de acordo com as suas configurações, do conteúdo da tela onde o mouse está passando. Para executar essa ferramenta em seu windows, vá no menú iniciar, e lá na lista de programas selecione “acessórios” e depois selecione “acessibilidade”. Clique então em “Lente de aumento” para executar o programa. Configure então as opções conforme as suas necessidades e minimize-o.

Exemplos de ampliadores de tela que estão disponíveis no mercado:

- O MAGIC, software desenvolvido pela Freedom Scientific Blind, é um dos ampliadores de tela mais utilizados por quem tem baixa visão, pois disponibiliza diversas ferramentas que facilitam a visão da tela, através de vários níveis de auto-contrastes e ampliação de tela. Além disso, pode ser utilizado simultaneamente com o Jaws.

CLIQUE AQUI para baixar a versão demo do MAGIC 10.5 que funciona por quarenta minutos a cada reinicialização do windows.

- O ZoomText, desenvolvido pela AiSquared, é um software que amplia até 36x com alta definição. Está disponível na versão 9.1 e acompanha também um leitor de tela.

Clique nos links abaixo para baixar a versão demo que possibilita testá-lo por 30 dias.

VERSÃO DEMO DO ZOOMTEXT 9.1

INTERFACE EM PORTUGUÊS DO ZOOMTEXT

Fonte dos links: http:www.ataraxia.pt

- O lente-Pro, desenvolvido pelo PROJETO DOSVOX, criado na UFRJ, é um software livre que amplia a tela em uma janela, funcionando como uma lupa.

CLIQUE AQUI para baixa o LENTE-PRO 1.4 gratuitamente.

Fonte dos links: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/dosvox.html

Dentre os ampliadores citados, o único que testei e utilizo é o Magic. Uso a versão 10.5 e posso dizer que é muito bom esse programa.

LEITORES DE TELA

Os leitores de tela são softwares que reproduzem o conteúdo da tela, através dos chamados sintetizadores de voz. Esses sintetizadores reproduzem a voz humana, se tornando cada dia mais perfeitos, onde se lê tudo o que há na tela para o deficiente visual. Através dos leitores de tela, um cego total pode trabalhar tão ou mais rapidamente que um indivíduo que enxergue normalmente. Esses softwares podem ser utilizados também por deficientes visuais que possuem baixa visão, pois possibilitam a leitura de textos longos com clareza e a utilização do computador por tempo prolongado sem ser preciso forçar e cansar a visão. Os mais utilizados são:

- O JAWS é o leitor de tela mais popular do mundo, sendo utilizado por uma quantidade estimada de mais de 50.000 pessoas. É um software, desenvolvido pela mesma empresa americana que desenvolve o Magic, e possui vantagens importantes como a facilidade de uso e de instalação, clareza na leitura através de vozes brasileiras que são claras e quase reais, além de ser totalmente customizável.
O Jaws possui um sintetizador de voz próprio, o Eloquency, mas também aceita a utilização de outras vozes. Ele processa a leitura integral durante a utilização do windows, dos programas da microsoft, como o word e excel, além de conseguir ler quase todos os programas. O sintetizador de voz já começa a funcionar desde a sua primeira tela de instalação do programa, podendo ser modificada para português do Brasil, após a sua instalação. Como existem muitas informações a serem passadas para quem queira instalar e configurar o Jaws, em breve estaremos postando tópicos específicos sobre o assunto.

CLIQUE AQUI para a versão demo do JAWS 10.0 que funciona durante quarenta minutos a cada reinicialização do windows.

Fonte do link: http://www.freedomscientific.com/downloads/jaws/jaws-downloads.asp

- O Virtual Vision, apesar do nome, é um software brasileiro desenvolvido pela MicroPower, uma empresa de Ribeirão Preto. Esse software, assim como o Jaws, lê o conteúdo da tela, podendo ser utilizado co diversas versões do windows, bem como diversos programas como o word, excel, dentre outros, possibilitando a utilização integral do computador, através da leitura e edição de textos, navegação na internet, utilização de emails etc.

O Virtual Vision, como a maioria dos leitores de tela, é comercializado por altos preços, com a particularidade de ser disponibilizado gratuitamente aos correntistas do Bradesco. Quem for correntista do banco, independente de ser deficiente visual ou não, pode solicitar uma versão demo, através da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 701 0237, e depois solicitar em sua agência o número de série para liberação de uso.

A voz um pouco robotizada é uma desvantagem do Virtual Vision. Entretanto, esse programa oferece dezenas de recursos vantajosos que o torna interessante. Conforme a sua configuração, o Virtual Vision permite ser utilizado apenas em alguns casos, como a leitura do local onde o mouse está parado. Além disso, ele permite a fácil localização do cursor na tela, através de teclas de atalho, possibilitando assim uma melhor utilização por quem tem baixa visão. Ele é auto-explicativo, oferecendo um módulo de treinamento que facilita o seu aprendizado.

DOSVOX

Além dos recursos citados, existe também o DOSVOX, que é um software desenvolvido através do PROJETO DOSVOX, do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), da UFRJ.

O DOSVOX é um sistema especial, diferenciado das opções descritas anteriormente, mas com o mesmo propósito de tornar a utilização do computador acessível para deficientes visuais. O sistema realiza a comunicação com o usuário cego, através de sintetizadores de voz em português, que também pode ser configurado para outros idiomas, estabelecendo um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas.

O DOSVOX oferece inúmeras vantagens ao oferecer um programa gratuito, que é atualizado constantemente, onde grande parte das mensagens emitidas são gravadas com voz humana e a sua acessibilidade se estende também às limitações de conhecimento e alcance da informática, visto que permite ser instalado em computadores com configurações mais antigas e permite ser utilizado por pessoas que possuem conhecimentos básicos em informática.

Apesar de ser de fácil utilização, o DOSVOX oferece inúmeros recursos como editores de texto, jogos, formatador para braille, programas para acesso a internet, como correio eletrônico, navegador, ftp etc.

Sendo assim, haverão outros tópicos específicos posteriormente para maiores descrições sobre o dosvox, bem como sobre o Jaws, Virtual Vision e Magic.

CLIQUE AQUI e baixe a nova versão 4.0 do DOSVOX gratuitamente.

Fonte do link: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm#completo

Comentários

Gostaria de saber se o

Gostaria de saber se o software magic funciona em todos os aplicativos do windows, inclusive sistema SAP.

A lente de aumento do windows

A lente de aumento do windows é muito boa. Não sei o q seria de mim se não fosse ela. Vou procurar conhecer esses outros programas. Bem que devia ter o link de um crack ai né? rs Não achei ainda e são muito caros.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
10 + 5 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6