Limpeza das lentes é fundamental para uma visão saudável.

É incrível como os antigos hábitos persistem ao longo dos anos. Ainda hoje, em 2007, é muito comum encontrar pessoas que acham necessário ferver em água as lentes de contato para esterilizá-las. “Desde que o método de fervura foi abandonado como técnica de esterilização, há mais de 20 anos, apenas a desinfecção química tem sido recomendada como opção segura e confiável para a limpeza das lentes”, explica o oftalmologista Arnaldo Castro, da Santa Casa de Belo Horizonte.

Atualmente o mercado de lentes de contato oferece uma infinidade de produtos próprios para limpeza e desinfecção das lentes, mas ainda assim muitas pessoas insistem em manter esse velho hábito. Ou então ainda acreditam que o soro fisiológico pode ser utilizado para a conservação das lentes. Ao contrário. O soro fisiológico propicia a contaminação das lentes. Quem garante isso é o oftalmologista Adamo Lui Netto, da Santa Casa de São Paulo. “O soro não é ideal para o armazenamento das lentes, pois ele provoca contaminação, já que é um meio propício de cultura”, diz.

Segundo o especialista, o maior erro cometido pelos usuários relaciona-se à limpeza das lentes. “As pessoas simplesmente esquecem de lavar as mãos antes de manuseá-las.” Um estudo realizado em 2004 na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com 112 pacientes usuários de lentes de contato, reprovou mais da metade na avaliação microbiológica das mãos e dos estojos. “Esses pacientes apresentaram contaminação com gram negativo, bactérias existentes na flora intestinal. O que ajudou a comprovar que a maioria dos usuários de lentes de contato não realiza a higiene como deveria”, explica.

Higiene: um consenso entre os especialistas

Indispensável para uma saudável convivência com as lentes de contato, a limpeza e a desinfecção realizadas com produtos adequados evitam a contaminação de bactérias, restos celulares, partículas oriundas do meio ambiente, substâncias químicas, gasosas e líquidas, proteínas, lipídios, componentes inorgânicos, além de produtos cosméticos – substâncias que podem aderir à lente, reduzindo o conforto e a tolerância do usuário.

Para Castro, a contaminação das lentes pode induzir a conjuntivites e ceratites (inflamação da córnea), além de fenômenos alérgicos devido ao acúmulo de produtos nas lentes de contato, como a conjuntivite papilar gigante. “Uma ceratite não tratada pelo oftalmologista pode levar à formação de ulcerações na córnea com cicatrizes que podem desencadear a perda da visão ou baixa da acuidade visual”, afirma.

Já o oftalmologista Lui Netto explica que de nada adianta utilizar os melhores produtos do mercado se o usuário não se preocupa com a desinfecção das mãos, das unhas e do estojo. “Pode até parecer bobagem, mas mãos mal lavadas e estojos sujos podem provocar sérias contaminações”, salienta.

Portanto, fique atento, pois nem tudo está perdido. “Uma limpeza bem-feita, realizada dentro das orientações médicas, permite que o convívio do paciente com sua lente seja bastante saudável. Ideal para quem precisa de correções visuais mas não quer utilizar os óculos para isso”, finaliza.

Atenção: limpeza é fundamental

1. Lavar bem as mãos antes de manusear as lentes.

2. Lavar os estojos adequadamente e realizar sua troca periodicamente.

3. Utilizar soluções de limpeza adequadas ao seu tipo de lente e que estejam dentro do prazo de validade.

4. Seguir as especificações dos produtos dadas pelo fabricante.

5. Realizar a troca das lentes de acordo com as recomendações do seu oftalmologista.

Fonte: 20/20 Brasil

Comentários

comprei um par de lentes de

comprei um par de lentes de contato e toda vez que uso os olhos ficam iritados, vermelhos e arde muito produto da limpeza é optifree e a lente é hidrocharme. Como faço para descontaminar posso ferve-las? ou colocar água sanitária.... me ajude.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
1 + 2 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6