COMO APROVEITAR MELHOR OS COLÍRIOS

Fatores relacionados aos colírios interessam muito a todos aqueles que têm glaucoma. O glaucoma é uma doença crônica que vai acompanhar o paciente por toda sua vida, sendo necessário que este fique em observação constante para que a sua PIO se conserve sempre normal e estável. Muitas vezes, para que isso aconteça, aqueles frasquinhos de colírios vão fazer parte de seu dia-a-dia e, conseqüentemente, se tornarão suas companhias indispensáveis.

Várias pesquisas já demonstraram que é grande o índice de abandono ao tratamento, pelos pacientes, o que é comum em se tratando de uma doença crônica que exige o uso constante de medicamentos. Ainda mais medicamentos como os colírios, que devem ser utilizados duas, três, quatro e até mais vezes ao dia, além de terem outras características desagradáveis como os altos preços e os efeitos colaterais.

Entretanto, outro problema também indicado nessas pesquisas é o de que a não adesão ao tratamento, através da não utilização ou mau uso dos colírios, é uma das principais causas da perda de visão causada pelo glaucoma. O glaucoma não pode ser evitado, porquê é causado por fatores genéticos ou secundários, mas a cegueira causada pelo glaucoma pode ser evitada sim. Glaucoma não é sinônimo de cegueira. Apesar de em casos mais complexos a cegueira muitas vezes surgir independente de um tratamento eficaz, a maioria dos glaucomas podem existir a vida toda e o paciente conservar a sua visão normal. E até nesses casos mais complexos, onde a cegueira acaba sendo inevitável, ela pode ser adiada.

O problema é que, mais de 90% dos glaucomas são de ângulo aberto. Não que o problema seja ter glaucoma de ângulo aberto e sim, porque esse tipo de glaucoma geralmente não demonstra nenhum sintoma. Então, os pacientes não percebem nenhuma anormalidade, pingam os colírios como e quando querem e quando se dão conta, já era! É bom ter consciência de que, além de ser a maior causa de cegueira irreversível, o glaucoma também é a maior causa de cegueira evitável, ou seja, a grande parte só fica cega se quiser. Isso deveria ser regra geral, não é? Pena que não é, e em vários casos o glaucoma cega independente se o tratamento esteja sendo o melhor.

O objetivo desse post é indicar pequenos cuidados que devem ser tomados para que o tratamento com os colírios seja o mais eficaz possível. O cuidado principal a ser tomado é seguir a risca os horários prescritos pelo seu oftalmo. Muitas vezes pensamos que alguns minutos ou horas não farão diferença, mas já tá comprovado que sim.

Segundo o Dr. Rick Wilson, no Wills Glaucoma, os colírios são prescritos a cada oito ou doze horas, porque é o tempo em que permanecem atuando. Se o paciente não os instilar nos horários, a PIO aumenta, às vezes notadamente. Flutuações na PIO estão cada vez mais sendo reconhecidas como um fator de risco para a progressão do glaucoma. Então, instilar colírios duas vezes ao dia deveria ser tão próximo de cada doze horas quanto possível, e três vezes ao dia tão próximo de oito horas quanto possível.

A forma de se instilar os colírios e como as gotas estão sendo aproveitadas são fatores importantes que influenciarão nos seus efeitos colaterais e na sua absorção pelo organismo.

A verdade é que aproveitamos efetivamente menos da metade das gotas de colírios que colocamos nos olhos. Diversas empresas americanas e companhias farmacêuticas já desenvolveram alternativas para que os colírios fossem melhor aproveitados, mas, nada ainda que se tornasse tão eficaz e acessível e ainda utilizamos frascos dos anos 60. É triste pensar que, quando pagamos, por exemplo, R$ 100,00 por um colírio, quase a metade vai pro governo em forma de impostos que não retornam em forma de uma saúde digna como deveria e a mais da metade da outra metade escorre pelo rosto ou foge pelos canais lacrimais.

A maioria dos frascos dos colírios produzirá gotas entre 25 e 70 µl. (micrometros), enquanto que o saco conjuntivo médio pode reter um total de apenas 20 a 30 µl. Como o volume humano de lágrimas é de aproximadamente 7 µl, o olho só pode suportar um adicional de 10 a 20 µl de colírio. O que for pingado a mais que isso, escorre pelo rosto ou pelo duto nasolacrimal. Infelizmente, frascos conta-gotas atuais são incapazes de produzir o tamanho de gota ideal de 10 a 20 µl, apesar de já ter sido provado que diminuir o volume da gota pode reduzir a incidência dos efeitos colaterais sistêmicos e até cortar o custo do tratamento eliminando o desperdício de medicação.

Enquanto isso, o que podemos fazer é conhecer e utilizar técnicas de instilação dos colírios para que sejam evitados maiores desperdícios e que os efeitos colaterais sejam diminuídos.

Sempre que piscamos, o excesso do medicamento é empurrado junto com as lágrimas para o duto nasolacrimal que está situado no extremo nasal de cada pálpebra. Esse duto vai até o nariz e é por causa dele que sentimos o gosto salgado da lágrima quando choramos. Quando há colírios alí, o gosto fica então mais metalizado. Por isso que os médicos recomendam fazer a “oclusão punctal” sempre que os colírios forem pingados. Isso nada mais é do que bloquear o duto nasolacrimal, da seguinte forma, segundo o Dr. Wilson.

Ao pingar o colírio, tendo o cuidado para que o frasco não se encoste ao olho, segure com seu dedo gentilmente mas firmemente no lugar em que as duas pálpebras se encontram, e empurre em direção ao nariz, durante três minutos. Utilize para isso os dedos polegar e indicador.

Quanto mais tempo o colírio permanecer na película de lágrima que cobre a córnea, mais é absorvido pelo olho e trabalhará melhor. Para isso, é necessário ficar uns três minutos com os olhos fechados para garantir a essa absorção. Além disso, deve haver também um tempo entre a instilação de um colírio e outro. Quanto à diversidade de opiniões entre os médicos sobre esse tempo, o Dr. Rick Wilson informou que talvez isso seja devido a uma falta de conhecimento ou como a informação é apresentada ao paciente. Ele ainda diz que, Com toda honestidade, você precisa esperar só cinco minutos entre uma gota e outra para prevenir que a segunda gota lave a primeira. Porém, se eu disser aos meus pacientes para esperarem cinco minutos, eles esperarão dois ou três. Se eu lhes disser que esperem 10 minutos, eles esperarão cinco.

Então aí estão as técnicas mais importantes para o uso dos colírios. No mais, é ficar atento ao tratamento e não dar mole para o glaucoma porquê com certeza isso não vai ser recíproco. Quem tiver alguma dica pessoal para não esquecer os horários e para seguir o tratamento de forma mais primorosa possível posta aí nos comentários.

Fontes utilizadas: Universo Visual e Wills Glaucoma

Comentários

O colirio xalatan pode ficar

O colirio xalatan pode ficar quanto tempo fora da geladeira... E o que ocorre com o liquido do colirio quanto fica durantes alguns minutos fora da geladeira?

Também passei a usar o

Também passei a usar o duotravatam, faz uns três dias e meus olhos ficam bem avermelhados, tenho dúvidas referente a se depois de um tempo esse vermelhidão vai passar ou nao!

BOM DIA USO TRAVATAN , POSSO

BOM DIA USO TRAVATAN , POSSO USAR UM COM VALIDADE VENCIDA?E SOU OPERADO DE MARCAPASSO TEM ALGO QUE ESSE COLIRIO POSSA PREJUDICAR MEU APARELHO?AGUARDO RESPOSTA.

Uso DUO TRAVATAN já há alguns

Uso DUO TRAVATAN já há alguns anos e agora faço uso também de OCUPRESS. Por conta desses colírios (em especial o DUO TRAVATAN), tenho a área ao redor dos olhos bem escuras. Gostaria de saber se é possível clarear essas áreas? Há algum creme, receita caseira que me ajude a atingir esse objetivo? Ficar sem usar os colírios, não posso!!!!! Quero, então, usar algo que me ajude a clarear a pele ao redor dos olhos. Um abraço!!!

Parabéns pelo site. Minha mãe

Parabéns pelo site.
Minha mãe usa XALATAN e deixou fora da geladeira 3 dias.
Ainda pode ser usado o medicamento?
Muito obrigada pela atenção.

Minha mãe usa XALATAN e

Minha mãe usa XALATAN e deixou 3 dias fora da geladeira, gostaria de saber se ainda pode usar o medicamento?
Obrigada pela atenção.

uso colirio diaremente,claril

uso colirio diaremente,claril e florate meu olhos nao ficam mais branco oque posso fazer?

Deixei o colirio xalatan 9

Deixei o colirio xalatan 9 horas fora da geladeira . Quero saber se posso usar ainda?

Olá, estou usando o colírio

Olá, estou usando o colírio Azopt para o controle da pio, receitado pelo meu medico, eu sempre tive problemas com olheiras, mas notei um escurecimento maior das minhas pálpebras ultimamente, será que tem a ver com o colírio? ele causa essa reação? se for, há algo que possa amenizar essa reação?
Desde já agradeço.

gostaria de saber se o

gostaria de saber se o colirio ganfort é bom ou tem colirio melhor, estou querendo baixar a pressão do meu olho direito para nivel quase zero. é possivel conseguir isto com colirio top de linha, obrigado aguardo respostas

Alguem pode me enforma um

Alguem pode me enforma um lubrificante para tira o vermelhidao dos meus olhos pois uso o travatan e fica assim vermelho sei que e normal mas pode have um lubrificante para aminiza pode me responde pelo meu email lucijandro4@hotmail.com obrigado

Minha médica receitou Systane

Minha médica receitou Systane é otimo

ESTOU A FAZER O USO DO

ESTOU A FAZER O USO DO TRAVATAN 0,4% HÁ 6 MESES E ESTÁ MUITO DIFÍCIL CUMPRIR HORÁRIO DA QUE É 21 HRS.DIA EU COÇOCO 21.DIA É 22 E TEM DIA QUE QUANDO VOU VER JÁ SE PASSARAM 23HRS AI NÃO COLOCO MAIS SÓ NO OUTRO DIA.AINDA NÃO FIZ O MAPEAMENTO DE RETINA QUE MINHA OFTALMO PASSOU PARA SABER O QUE EU TENHO NOS OLHOS POIS FOI NUM MUTIRÃO DO GLAUCOMA QUE ACUSOU O PROBLEMA LÁ DISSERAM QUE EU ESTAVA COM APRESSÃO 10-16 E FIZERAM O EXAME DE FUNDO DE OLHO E ME RECEITARAM O COLÍRIO.E AINDA TEM MAIS TODO FINAL DE SEMANA TOMOS MEUS GOLINHOS E ESPERO QUE ISSO NÃO TENHA NADA A VER COM O ÁLCOOL E O CIGARRO QUE JÁ ESTOU DIMINUINDO,AGORA PRECISO SABER SE O COLÍRIO DA PROBLEMAS NO FIGADO?

estou usando o colirio

estou usando o colirio tartarato de brimonidina e os olhos ficam vermelhos .e normal ou passa com otempo.

Otima informação, terei mais

Otima informação, terei mais respeito com meus olhos daqui pra frente. Pena que ainda não se formalizou uma forma mais precisa para o uso, até porque o medicamento é considerado uma verdade fortuna para os menos favorecidos com eu e minha mamãe.

Alguém entendeu exatamente

Alguém entendeu exatamente como se instila o colirio da melhor forma?
Tenho medo de fazer errado.
Alguém me ajuda?

Quero agradecer. Depois de

Quero agradecer. Depois de usar praticamente mais de um ano , hoje lendo aqui, aprendi como colocar corretamente o colírio.

Para a pessoa que perguntou

Para a pessoa que perguntou onde receber os colírios gratuitamente em Fortaleza, tem que se inscrever no Programa na Bioclínica, que fica no Bairro José Walter. pra entrar no programa pelo SUS, vc deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência e pedir um encaminhamento de consulta pra Bioclínica.

Oi para todos ! Gostaria de

Oi para todos ! Gostaria de saber se alguem ja morreu em usar colirios para glaucoma? Caso me dê falta de ar...o que fazer? Tenho medo! Moro sozinha com a minha filha de apenas 6 anos e se eu passar mal? Me ajudem? Please!

Olá. Gostei muito deste site,

Olá. Gostei muito deste site, não conhecia. Minha mãe tem glaucoma e anos usava o colirio Timolol e nunca teve efeitos colaterais. Mas agora teve qe trocar e já usou 4 desde então. Atulamente usou um a base de brimonidina. Mas os olhos dela ficam horriveis, muito inchados e não consegue dormir de tanto formigamento. fica muito seco tambem, mas quando usa o lubrificante irrita mais ainda.
Estou muito preocupada,ja trocamos de medico 2 vezes e eles apenas trocam o colirio e não explicam nada. Será que isso vai gerar uma consequencia mais grave? Me ajude

Olá, tenho 20 anos e descobri

Olá, tenho 20 anos e descobri recentemente que tenho glaucoma. meu oftalmo receitou o duo-travatan. graças a deus descobri recentemente, nao tive perda no campo visual, mas gostaria de saber se mesmo realizando corretamento o tratamento, vou ter perda de visao e se vou ficar cego, mesmo que seja daqui anos.

Eh dificil falar tão

Eh dificil falar tão certamente Vincius. Vc disse q naum houve perda no campo visual, mas naum cita lesão no nervo óptico. O que certamnte deve ter, pois até onde eu sei, GLAUCOMA eh qdo há escamação, do contario seria hipertensão ocular. Se vc fizer o tratamento corretamente eh bem possivel que não, mas isso não anula a possibilidade de um sim. Tbm tenho 20 anos e decobri há 3 que sou glaucomatosa. Minha escamação eh grande, (0,9 e 0,8), por pouco não perco a visão. Muito embora eu tenha a PIO um tanto dificil de ser controlada, faço o possivel para ter bons resultados e acreditar mesmo sendo quase impossivel qu evou enxergar por toda minha vida.

Olá pessoal, Estou com

Olá pessoal,

Estou com pressão alta nos olhos e controlo com o uso do Colírio Xalatan. Há farmácias que tem convênios com planos de saúde e dão um bom desconto. De 120,00 passei a pagar 98,00.

Lembro também que, quanto mais conseguirmos nos organizar e manter o equilíbrio do tratamento, melhores resultados teremos. Neste sentido só depende de cada um de nós.

Gostaria de saber se há algum problema em se pingar o colírio e dormir em seguida. Aguardo resposta.
Obrigada
Abraços a todos e boas melhoras.

uso o adobe flash player 10x

uso o adobe flash player 10x ele é melhor em videos e jogos mas se vc quiserem saber do antivirus é o avira personal-free antivirus-aguard:ativo

Bom dia! Meu pai tem glaucoma

Bom dia!
Meu pai tem glaucoma há 4 anos,e gostaria de saber se na cidade onde moro que é Volta Redonda (RJ), exite o plano do governo de doação do colírio para o tratamento de glaucoma.
Atualmente ele utiliza o TRAVATAN, e DUO TRAVATAN que custa em média R$ 100,00, e chega a utilizar 2 por mês.
Aguardo retorno, Obrigada.

Olá Raquel Silva. Existe sim

Olá Raquel Silva.

Existe sim ;é só solicitar ao Oftalmologista de seu Pai um resumo explicativo de sua doença e levar este documento à Secretaria de Saúde Estadual no setor de Auto Custo ,anexar todos os documentos requisitados e preencher formulários exigidos pela Secretaria e retornar com os mesmos todos preenchidos à Secretaria de Saúde do Estado para que eles iniciem um processo de solicitação de Alto Custo,demora um pouco mas vale a pena pois é para o resto da vida de seu Pai.
O único trabalho depois de ser concedido a gratuidade dos medicamentos é ter que retirar onde a Secretaria de Saude do Estado indicar e fornecer informações à mesma de vez em quando e atualizar a receita dos colírios de 06 em 06 meses.
Se desejar mais detalhes a própria Secretaria de Saúde do Estado pode fornecer.
Caso estiver com mais problemas de difícil solução pode me acessar.
Boa Sorte.

Você pode recorrer aos SUS e

Você pode recorrer aos SUS e garantir medicação gratuita através da Defensoria Publica de sua cidade.Para isto basta que seu medico oftalmologista faça uma carta resumo da doença e você deve dar entrada na Secretaria Estadual de Saúde da sua Cidade.Pode demorar um pouco mas vale a pena pois é para o resto da vida de seu pai.Somente terás o trabalho de renovar as receitas de seis em seis meses e quando for necessário responder ao questionamento da Secretaria Estadual de Saúde de que seu pai continua utilizando a medicação e se dirigir mensalmente para retirar as medicaçãos

Estou usando o alplagam

Estou usando o alplagam simples e a pressão está 20, eu gostaria de trocar o colirio mais meu médico disse que só é póssivel se eu fizer um exame chamado campo visual pois ele indicarar o grau de avanço da doença e só então poderá indicar o colirio mais apropriado.O que vc acha?

Sempre tive uma

Sempre tive uma curiosidadezinha em relae7e3o ao livro Julieta, e acho que um dia ainda vou ler - ainda mais diepos do que vc este1 achando dele ^^E o Qual e9 seu nfamero te1 na fila de leitura je1, e imagino que vou dar boas risadas com ele assim como vc.Beijos.

olá me chamo Ivonete , minha

olá me chamo Ivonete , minha mãe tem 66 anos e tem glaucoma ,diabete e presão alta . Está tomando para glaucoma o colirio Ganfort 3ml uma gota pela manhã e estou comprando por R$ 79,00 e gostaria de saber se tem algum projeto em fortaleza/ce para aposentados com glaucoma.obrigada pela atenção!!!

olá me chamo Ivonete , minha

olá me chamo Ivonete , minha mãe tem 66 anos e tem glaucoma ,diabete e presão alta . Está tomando para glaucoma o colirio Ganfort 3ml uma gota pela manhã e estou comprando por R$ 79,00 e gostaria de saber se tem algum projeto em fortaleza/ce para aposentados com glaucoma.obrigada pela atenção!!!

Eu uso o timolol e me dá

Eu uso o timolol e me dá falta de ar, o travatam deixa a área ao redor dos olhos meio escura, será que vocês poderiam me indicar outro colírio?

Alguém teve reação nos lábios

Alguém teve reação nos lábios devido ao cosopt? Eu estou com os lábios há meses soltando uma pelinha branca, jah usei vários tipos de hidratantes labiais e não melhora, será q pode ser po causa do cosopt?

O fato é que o cosopt causa um baita gosto amargo, desce pra garganta um pouco.

Uso Travatan, é comum sim

Uso Travatan, é comum sim ficar com os olhos vermelhos nos primeiros dias e logo após aplicação, por isso deve ser aplicado quando for dormir, porque quando acordar o período da vermelhidão já terá passado. Meu oftalmologista recomendou que guardasse ele na geladeira (é uma dica). E para amenizar a vermelhidão ele receitou um lubrificante, tive problema de vermelhidão só no primeiro dia, depois comecei a usar normalmente e está tudo certo! Façam exatamente o que o oftalmologista disser para fazer, com GLAUCOMA NÃO SE BRINCA!

gostaria de saber se tem algo

gostaria de saber se tem algo q possa usar para diminuir pele escura em volta d olhos e a mudança de cor na iris meu olho ta mudando a cor muito rápido e escurecendo em volta dos olhos to usando travatan e cloridrato de timolol

Qual a opinião sobre os

Qual a opinião sobre os colírios genéricos? Existem alguns mais em conta nas farmácias populares

fui informado da

fui informado da distribuiçcao gratutita de colirios para aposentados
portadores de glaucoma
resido guarulhos/vilagalvao.
vc podem me fornecer endereçcos e/ou sites para de postos de distruiçao???
obrigada.

o endereço, não me lembro

o endereço, não me lembro agora mais, sei o nome do lugar pois minha mãe pega,Farmácia de Alto Custo Maria Zélia,fica no bairro do Belenzinho em são paulo,espero que ajude.

Márcia, procura a secretaria

Márcia, procura a secretaria de saúde de seu município...

eu uso travatan meus olhos

eu uso travatan meus olhos ficam seco , muito vermelho palpebras enchadas gostaria de saber se é normal e se esse efeito passa com o tempo

Nil, é normal sim. Pede pra

Nil, é normal sim. Pede pra teu oftalmo te receitar um colírio lubrificante q ajuda. Abs

Tenho os olhos claros e eles

Tenho os olhos claros e eles ficam vermelhos fácilmente pois trabalho muito no computador e quando a vista começa a arder, sempre utilizo o colpirio moura brasil para recuperar o aspecto claro. Gostaria de saber se isso com o tempo pode ser prejudicial e qual seria a melhor maneira para utilização do colírio. Devo parar de usar? Posso usar em quais situações? Qual o intervalo de tempo melhor para a utilização? Favor responder no email informado. Grato.

Olá, tenho 20 anos e descobri

Olá, tenho 20 anos e descobri que tenho glaucoma há 1 semana (9/12/2010), mas pelo diagnóstico parece que tenho há mais tempo. Estou aplicando o Duo-Travatan, que no primeiro dia causou uma vermelhidão muito forte. Além disso, uma forte sensação de cansaço e ardor nos olhos. Fiquei sabendo que é normal atravéz de um amigo que trabalha como oftalmologista e agora atravéz das informações aqui passadas. Gostaria de parabenizar pelo post, e agradecer em nome de todos que leêm e não comentam.
E minha dica é: ter sempre 1 vidrinho reserva. Deixo um em casa, e um na mochila, caso tenha que viajar, ou dormir fora de casa. E acredito que aplicar sempre no mesmo horário possa vir a ajudar.

Desejo a todos tudo de melhor contra a doença.
Abraços.
Felipe.

Olá Felipe, mt obrigado pelo

Olá Felipe, mt obrigado pelo seu comentário. Continue colaborando... abraços, Jean.

Gostaria de saber se existe

Gostaria de saber se existe uma maneira de combater o escuridão ao redor dos olhos causado pelo Travatan

Faça compressa com soro

Faça compressa com soro fisiológico, e uma peguena camada de hipoglós.

Olá Maria, desconheço. Se

Olá Maria, desconheço. Se alguém souber de algo posta aí. Acho q só maquiagem pra resolver. Abs.

Uso xalatan porque tenho

Uso xalatan porque tenho pressão alta no olho, porem tenho ficado com as palpebras escuras ,como posso melhorar isto?Parece que levei um murro no olho.Péssimo.Me ajudem!

Olá, gostaria que alguem

Olá, gostaria que alguem podesse me ajudar, eu perdir a bula do colirio e não sei quantas vezes devo usá-lo, vermelhidão nos olhos.
O nome do colirio é Cristalin 5ml uso adulto.

OLÁ PESSOAL, É A PRIMEIRA VEZ

OLÁ PESSOAL, É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO ESTE SITE E ESTOU ACHANDO ÓTIMO PODER ME COMUNICAR COM QUEM ENTENDE O QUE ESTOU PASSANDO. ANTES DE DESCOBRIR QUE TINHA GLAUCOMA, SENTIA MUITA DOR OCULAR, DEPOIS COMECEI USAR ALGUNS COLÍRIOS QUE NÃO DERAM MUITO CERTO (ALSÊNCIA DE EFICÁCIA E EFEITO COLATERAIS GRAVES). AGORA ESTOU USANDO O LUMIGAN 0,03% BIMATOPROSTA...,FAZ 2 ANOS,E SINTO À CERCA DE 2 MESES, MUINTA DOR DE CABEÇA E NOS OLHOS. COMO POSSO AMENIZAR ESSES EFEITOS?

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
7 + 9 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6