Doença ocular de nome curioso, o pterígio é comum e pode piorar no verão

Com a chegada do verão, os cuidados com os olhos devem ser redobrados. Especialistas recomendam o uso de óculos escuros com proteção UV, já que a exposição solar pode prejudicar severamente a visão. O que muitas pessoas não sabem é que o uso também ameniza o pterígio, popularmente conhecido como “carne no olho”.

De acordo com Dr. Edmar Cordeiro, oftalmologista do Hospital Pacini, trata-se de uma membrana de cor esbranquiçada que aparece com maior frequência nos cantos internos dos olhos. A doença é causada por exposição à poeira, à areia, à fumaça e, também, aos raios ultravioletas.

Os sintomas mais comuns são sensação de cisco no olho, ardência, coceira, além de vermelhidão e dor ocular. “O aspecto avermelhado se dá pela inflamação no local”, conta Dr. Edmar. Ele também salienta que não há idade certa para aparecimento dos sintomas, contudo, a intensidade da exposição solar pode acelerar a progressão do pterígio. O paciente do Hospital Pacini, Antonio Lopes Ferreira, 47, relata que descobriu a doença numa consulta de rotina. “Tinha uma ‘carne’ no meu olho, mas nunca me incomodei. O médico me alertou sobre o que era e as consequências, então resolvi tratar”, lembra.

A boa notícia é que os casos de perda total da visão e cegueira são raros, já que o tratamento cirúrgico é resolutivo. “A melhor técnica atual consiste na colocação de uma membrana auto-transplantada para o local no qual o pterígio foi retirado. A fixação dessa membrana é feita com cola biológica, que dispensa os doloridos pontos que eram feitos anteriormente”, destaca Dr. Edmar. Outra forma de combater a doença, na fase inicial, é o uso de lubrificantes oculares.

Quando o assunto é o pós-operatório, Dr. Edmar é categórico: “O paciente deve usar óculos escuros em ambientes externos e evitar poeira, fumaça e esforços físicos na primeira semana”. A recuperação demanda de 3 a 8 dias e para auxiliar a cicatrização são utilizados colírios antibióticos, antiinflamatórios e lubrificantes.

Fonte: Saúde e Lazer

Comentários

minha mae fez uma cirurgia de

minha mae fez uma cirurgia de pterígio dia 5 de julho e ela desde que tirou o curativo sente uma nevoa no olho e não enxerga nada e normal ?

Eu to com a carne enssima da

Eu to com a carne enssima da parte preta do olho ainda da para operar quanto tempo eu tenho?

Eu ja estou com o pterígio

Eu ja estou com o pterígio muito avançado , a carne ja esta enssima de um pedaço da parte preta do olho , ainda da tempo de operar , quanto tempo eu tenho?

Ola, tenho 37 anos ja fiz 2

Ola, tenho 37 anos ja fiz 2 cirurgia uma bem
bem recente 6 meses atrás.so que notei q voltou parece até que nunca fiz cirurgia. E nesses últimos dias esta muito vermelho e ardendo muito. Gostaria de um Conselho desde ja agradeço.obrigada

Olha sou uma menina de 16

Olha sou uma menina de 16 anos e tenho carneno olho e nao sei o que fazer o que mais me incomoda e o vermelhidao pois ficocom vergonha de olha nos olhos do meus colegas o que faço prasuperar isso? As vezes acho que não è justo com migo pois sou apenas uma criança passando por isso

Olá eu sou uma menina de16

Olá eu sou uma menina de16 anos e tenho carne no olho o que mas me incomoda e o vermelhidao pois fico com vergonha de olhar nos olho de meus colegas .o que faço pra superar isso? As vezes acho que deus não e justo com migo, pois só apenas uma criança ...

OPEREI O PTERIGIO SÓ QUE

OPEREI O PTERIGIO SÓ QUE DEPOIS DE UNS VINTE DIAS COMEÇOU ARDENCIA,CLARIDADE CONTINUOU A INCOMODAR MUITO FUI AO MEDICO ELA ME FALOU QUE TINHA FORMADO UM TUMOR,ELA MANDOU QUE PROCURACE O MEDICO QUE ME OPEROU, VOLTEI E ELE ME FALOU QUE TINHA CRIADO UM CISTO EM CIMA DA CICATRIZAÇÃO.ELE MARCOU OUTRA CIRURGIA PRO DIA 20/10.ISSO PODE ACONTTECER

estou sofrendo desse mau

estou sofrendo desse mau pterigio ja estou c/ a vista embassada esses dias está muito irritada a inflamaçao doe e coça muito, parece q tem um alfinete no olho. vou procurar um medico no sus e ver o q podem fazer, deus ajude q der certo só agora fui saber o q era isso.

Fiz a cirurgia de pterígio.so

Fiz a cirurgia de pterígio.so q o médico pediu p colocar o colírio ...aí ...quando abri o olho ...vi ..a imagem torta do olho q operei ...e o outro olho normal ...estou apavorada .....e como ....o olho ficou com a visão inclinada .... E normal ?

Hoje completou 8 dias que

Hoje completou 8 dias que operei de Pterigio e meu olho tá muito vermelho e inchado. Usei o colirio Maxiflox D por 7 dias e no oitavo comecei a usar o flutinol, mas não estou me sentindo bem com ele.Meu olho ficou pesado e mais vermelho ainda. Não sei o que fazer. Acho que vou parar de usar.

Gente vou fazer essa cirurgia

Gente vou fazer essa cirurgia terça feira depois que li os post estou com medo.

É meus amigos pra quem faz

É meus amigos pra quem faz essa cirurgia pelo SUS pode ter certeza de que não presta pois operei o msm olho em menos de dois meses e está pior do que estava. Vermelhidão forte, carne no canto do olho maior e inflamada.

Há 6 meses fiz a primeira

Há 6 meses fiz a primeira cirugia de pterígio fiquei com medo de volta ter que fazer novamente usei um colírio chamado mitomicina c nos por 4 dias após, depois usei mais 3 tipo de colírio, há 3 mês fiz do meu olho esquerdo não usei mitomicina c após a ciruria o pterígio voltou olhando bem o medico não tirou toda a membrana ficou resto hoje meu olho está vermelho novamente.
acho que o medico foi inexperiente que fez a minha cirugia pos não foi o mesmo medico que fez a primeira cirugia em mim, será porque não usei o colírio mitomiocina c tem alguma coisa a ver ou não? a cirugia do primeiro olho ficou ótima nem parece que fiz meu olho esta claro.
tenho que fazer outra pois meu olho esta vermelho tem dias que doi arde muito.

Operei do pterigio em 25 de

Operei do pterigio em 25 de abril, voltei a trabalhar depois de 10 dias, estava cicatrizado e duas semanas depois apareceu, no local da cirurgia, uma mancha preta, que doi e arde o olho, meu medico disse ser uma bacteria, e ate hj nao curou, ja troquei de colirio mais de 3 vezes. a bacteria nao vai embora, o que eu faço

Eh normal uma pessoa com

Eh normal uma pessoa com 25anos com pterigio volumoso evasos ,ter a pressão intra ocular elevada?se o nervo ótico eo campo visual não está lesionado.

Bem, hoje completam 12 dias

Bem, hoje completam 12 dias que fiz a cirurgia de pterigo,não sei a técnica que o médico utilizou,mas o canto do meu olho esta ainda muito vermeho e com uma aparência horrível(carne avermelhada).Fui ao médico e ele passou mais 2 colirios :flutinol e ciloxan.Porém estou com medo de precisar operar novamente.O que será que esta acontecendo?

Fiz duas cirugias de pterígio

Fiz duas cirugias de pterígio no mesmo olho no entanto ainda continuo vendo uma reflação de luz sempre para o lado esquerdo; é como uma sombra de luz... Gostaria de saber se a tratamento para esse tipo de problema.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
4 + 14 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6