Projeto de Lei classifica cegos de um olho como deficientes visuais

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, de autoria da deputada federal Mariângela Duarte (PT-SP), pretende classificar as pessoas cegas de um olho como deficientes visuais. A petista propôs a matéria a fim de aumentar o leque de oportunidades aos portadores de visão monocular. Ela acredita que a lei irá aumentar o acesso de pessoas cegas de um olho ao mercado de trabalho. “A visão monocular dificulta a definição de profundidade e pode impedir várias atividades”, argumenta a deputada.

A parlamentar destaca que a Constituição brasileira prevê que todos os cidadãos com deficiência têm direito a reabilitação e promoção de sua integração à vida comunitária. Ela lembrou ainda que o Poder Judiciário já se manifestou, mais de uma vez, favorável à inclusão da visão monocular na reserva de vagas para concursos públicos. “O deficiente visual deve receber o mesmo tratamento das demais pessoas portadoras de deficiência”, considera Mariângela.

Há menos de um mês, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que um candidato portador de ambliopia (redução ou perda da visão em um dos olhos) fosse incluído entre os candidatos deficientes inscritos em um concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). O órgão não havia aceitado sua inscrição nas vagas destinadas a portadores de necessidades especiais.

Segundo a deputada, a proposta apresentada no último mês de setembro é fruto de uma sugestão da vereadora Suely Morgado (PT), parlamentar da cidade de Santos (SP). O município paulista tem tradição na defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais. A própria deputada Mariângela Duarte trata de assuntos relacionados a políticas públicas de inclusão dos deficientes há 16 anos.

Em 1990, quando era vereadora em Santos, a petista sugeriu a criação da I Semana dos Deficientes do país. O Projeto de Lei 7460/06 já tramita na Câmara dos Deputados e seguirá para análise nas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça (CCJ).

Fonte: Correio Web

Comentários

eu sou deficiente parcial do

eu sou deficiente parcial do olho direito e gostaria de saber pois pela deficiencia as empressa nao me contra-ta pos meu laudo nao consta pela lei como deficiente ai quando eu chego na empressa eles nao me oferessem oportunidade de trapalho nem como deficiente nem como normal .Eu precisso muito de trabalha mas nao consigo eles nao contratam pois na lei e no ministerio de trabalho minha deficiencia nao e nada eu pesso por favor me achude eu tenho trinta anos e numca consequi registro em lugar nenhum ja andei de cabo a rabo procurando e nao sei mas o que fazer se alqum juiz me desse um papel escrito ela e apta pra funçao eu ficaria feliz bom e o que eu estou passando como deficiente. obrigada por lerem e a quardo resposta.

olá a todos em dezembro de

olá a todos
em dezembro de 2009 leve uma porrada de um cabo-de-aço na cara trabalhando com guincho, e perdi a visão do olho direito. o inss negou meu beneficio uma vez que ele mesmo cassou a minha cnh to sem emprego e sem beneficio. o que será que tem que fazer para todos os portadores de ambliopia se juntarem para uma manifestação para revindicar nossos direitos???? eu acho que falta união entre os monoculares, união entre nós. quem for portador desta, ligue pra mim, pra juntar uma galera e brigar em algum órgão público. tem coragem? 011 968820 9873 013 98100 3604. tô esperando.

Pouco ou nada me ocorre para

Pouco ou nada me ocorre para actescenrar.Temos ide9ias bem parecidas a respeito e, enquanto lia seu post, fiquei pensando em como explicar tudo isso para quem ainda este1 sendo apresentado e0 Internet, ou pior, para quem acha que je1 entendeu que a Internet e9 um folder ou um cate1logo de produtos .Sempre me deparo com essa dificuldade e normalmente opto por causar uma ruptura dizendo que a Internet e9 parte de um passo evolutivo e que a forma do nosso ce9rebro funcionar este1 mudando junto com ela, que veremos modificae7f5es nas ligae7f5es sine1pticas como je1 vimos quando surgiu a fala.Outras vezes opto por uma abordagem mais suave mostrando apenas que a Internet e9 fruto de uma necessidade de inverter a estrutura de comunicae7e3o humana de poucos para muitos para de muitos para muitos e mostrar como isso tambe9m muda a nossa necessidade de aprender a selecionar informae7f5es e trocar a atene7e3o concentrada para uma atene7e3o mfaltipla que no entanto ne3o e9 dispersa.

Meu nome é mariza , eu era

Meu nome é mariza , eu era uma pessa perfeita , ate que com 10 anos de idade fui percebendo que minha visão estava ruim , fui ao oftalmo mais não era caso de oculos , pq estava com uma doença chama ECTEROCROMICA DE FUX fiz tratamentos estendidos com medicortem , maxidex mas nada adiantou , a doença trouxe o glaucoma , que em 1 ano meu olho esquerdo cegou , foi muito dificio pra mim pq esta visão fez muita falta , ate que eu acostumasse , bati muita vezes a minha cabeça em lixeiras e cai varias vezes no degrau de guias das calçadas , a preção do meu olho é constantemente alta , ja esta cronica usando diariamente , timolou , maxidex , tartarato , trusopt a preção do meu olho esquerdo é 40 isso é o mais baixo que chega , estou ate com encaminhamento pra retirada do olho e colocar uma protse , quando a preçaõ esta alta dificulta a visão do outro olho , não consigo dirigir , sair no sol , so não entendo como eu não tenho direito ao aux doença , aposentadoria , e outros mais beneficios do governo , meu olho direito é 100% , mas a preção alta do esquero atrapalha e muito a visão do direito , so queria que fossem analizado nossos casos nos dando o direito que merecemos .

Se o olho estiver vrehelmo, e

Se o olho estiver vrehelmo, e cossando muito e9 sinal de conjuntivite, pois estou tbm! NAO COSSE!Isso so vai aumentar a dor, a coseira e o olho vai ficar bem pior! Beijos! espero que tenha ajuddo! E tambem e9 sempre bom colocar algo gelado em ima do seu olho e nao ficar no calor! Eu estou colocando souro fisiolf3gico na gase em cima do olho.. melhora mas nao cura totalmente!beijos!

por favore coloquem os meus

por favore coloquem os meus dois comentario eu tenho as copias aqui c não entrarei na justiça........

quero me manifesta tambem

quero me manifesta tambem sobre o caso que o presidente lula colocou um drecreto dizendo quem não tem uma das visões não é deficiente mais ele c aposentou sem um pedaço do dedo que absurdo o nosso brasil hoje em dia tento renovar o meu passe livre e nao consigo tenho visão monocular, poder público olhem pelo povo nos estamos pedindo socorro..............renato de niteroi tel (021)2625-3405.

ola sou deficiente tambem, so

ola sou deficiente tambem, so tenho uma visao e nao consigo mais renovar o meu passe livre é uma vergonha tem pessoas que tem esses passem sem terem direitos sobre eles, poder publico nos ajudem, o povo pede socorro renato do rio de janeiro............

uff, ainda bem que algue9m tb

uff, ainda bem que algue9m tb faz isso!!!!!!!pelos meus lados sou considerada uma abrerae7e3o por ne3o deixar a minha filha ver anfancios e afins!como se os mifados precisassem mesmo disso! e a famedlia mal pode pf5e a mifada de 3 anos a vea-los :P

Olá! Gostaria de manifestar a

Olá!
Gostaria de manifestar a minha humilde opinião. Tenho 35 anos e possuo visão monocular desde os 5, quando sofri um acidente que ocasionou na perda do meu olho direito. Nunca me senti incapaz de realizar qualquer coisa em minha vida, talvez pelo fato de ter crescido nesta condição. Mas já sofri com as limitações legais que são impostas aos monoculares. Sempre me identifiquei com a carreira militar e policial, mas me foi tirada a possibilidade de seguí-la. É sabido que a visão monocular traz uma série de limitações que impedem o exercício dessas profissões e algumas outras, como a de motorista. Temos a noção de profundidade prejudicada e somos limitados na prática de diversos esportes.
Fiz faculdade, trabalho atualmente e nunca tive problema em arrumar emprego, acredito que pelo fato de que não fui prejudicado esteticamente, as pessoas só descobrem que sou monocular quando revelo, porém conheço casos de pesssoas com problemas estéticos, além de outros problemas, que são descrimidas por isso.
Nunca utilizei a minha condição para auferir qualquer tipo de vantagem, porém considero extremamente justa a aprovação de uma lei reconhecendo esta condição, uma vez que nenhuma pessoa pode ser considerada em igualdade de condições diante das limitações impostas por uma deficiência. Quem é deficiente sabe disso, e muito me entristece ver que algumas organizações de direitos dos deficientes têm lutado contra esse direito legítimo que os nonoculares possuem, a questão não é concorrer e muito menos retirar o direito de ninguém, mas ver reconhecida a visão monocular como uma condição que traz limitações como qualquer outra deficiência. Acho hipocrisia dessas pessoas esse tipo de postura e inconsequentes os políticos que se julgam no direito de vetar o acesso à um direito tão legítimo. Assim como nosso “ilustríssimo” ex-presidente que, mesmo se considerando um deficîente pela perda de um dedo mindinho, vetou um projeto de lei tão importante.

È realmente uma vergonha

È realmente uma vergonha .dizem que quem enxerga apenas de um olho não é deficiente ,porque se pode fazer tudo com apenas um olho .Então porque o ex presidente lula é deficiente pois faltando um dedo da para fazer tudo.Pode ser se lhe faltase um olho ele não vetaria está lei.O Brasil se perdeu depois que conheceu Lula como presidente.

È realmente uma vergonha

È realmente uma vergonha .dizem que quem enxerga apenas de um olho não é deficiente ,porque se pode fazer tudo com apenas um olho .Então porque o ex presidente lula é deficiente pois faltando um dedo da para fazer tudo.Pode ser se lhe faltase um olho ele não vetaria está lei.O Brasil se perdeu depois que conheceu Lula como presidente.

Boa tade, sou sega de um olho

Boa tade, sou sega de um olho e tenho desvio devido uma pancada quando criança.Meu olho nunca parou de doer um dia doi menos um dia mesmo vivo tomando remédio assim mesmo terminei o ensino médio, há!fiz um curso téc.enf.confesso com muito sofrimento, mas não cosigo se quer anda de bicicleta porque meu olho doi quando fasso esforço fisico,não consigo terminar uma prova de concurso,pós meu olho doi muito, com muita tristeza vou tenar mim emgosta por invalidez,pois os médicos fala que não adianta eu fazer outra cirúgia,como já disse sou casada e tenlho que ajudar acuidar dos meus filhos.

tenho um sobrinho que devido

tenho um sobrinho que devido a problemas na gravidez foi constatada a catarata de maneira irreversivel, ele enxerga somente do olho direito, estou bem preocupado em relaçao ao futuro dele, pois hj com essa deficiencia noto que algumas atividades que ele desenvolve sao feitas com medo, será que nao existe ningume estudando um tratamento, alternativa para que pessoas que sofram desse tipo de doença volte a ter uma visao normal, e a respeito de enquadrar como deficiente visual, essa lei ja deveria ter sido aprovada a muito tempo, pois quem nao tem uma perna é considerado deficiente fisico, qual a diferença, temos dois olhos e duas pernas, se perdemos uma delas nada mais justo que passarem a se tratados como deficientes.

oi, sou joao alberto e perdi

oi, sou joao alberto e perdi a visao do olho esquerdo,gostaria de saber com posso reverter este quadro?
minha visao nao é nitida e estou quase cego,e só vejo na luz do sol mas tudo muito embaçado

Consegui esse mes junto a

Consegui esse mes junto a emdec "Empresa Municipal de desenvolvimento de Campinas" o cartão de estacionamento nas vagas especiais ou seja vagas de estacionamento de deficientes,.
Agora estou na briga com o Detran para adquirir a cnh df para compra de carros com isenção de IPI, IPVA entre outros impostos tendo como base ja assegurado por lei que somos isentos de imposto de renda entre tantos outros, conforme os links abaixo:

http://www.conjur.com.br/2007-fev-23/cego_olho_deficiente_afirma_justica

http://www.conjur.com.br/2010-dez-10/cego-olho-direito-isencao-imposto-r...

http://oab-rs.jusbrasil.com.br/noticias/1030434/stj-tranforma-entendimen...

http://consultor-juridico.jusbrasil.com.br/noticias/2503324/cego-de-um-o...

http://www.andraosnassif.com/isencao-ipi-ipva.php

oi marcelo,eu tambem tenho

oi marcelo,eu tambem tenho visão monocular cid:20/400, e gostaria de saber o que é nessario fazer para conseguir o direito a vagas especiais.
tem habilitação a/b
obrigada

Consegui esse mes junto a

Consegui esse mes junto a emdec "Empresa Municipal de desenvolvimento de Campinas" o cartão de estacionamento nas vagas especiais ou seja vagas de estacionamento de deficientes,.
Agora estou na briga com o Detran para adquirir a cnh df para compra de carros com isenção de IPI, IPVA entre outros impostos tendo como base ja assegurado por lei que somos isentos de imposto de renda entre tantos outros, conforme os links abaixo:

http://www.conjur.com.br/2007-fev-23/cego_olho_deficiente_afirma_justica

http://www.conjur.com.br/2010-dez-10/cego-olho-direito-isencao-imposto-r...

http://oab-rs.jusbrasil.com.br/noticias/1030434/stj-tranforma-entendimen...

http://consultor-juridico.jusbrasil.com.br/noticias/2503324/cego-de-um-o...

http://www.andraosnassif.com/isencao-ipi-ipva.php

Nasci com 2 braços, 2

Nasci com 2 braços, 2 orelhas, 2 pernas, 10 dedos e 2 olhos, hoje só tenho um olho que encherga, porquê não sou deficiênte? e se ttivesse perdido um outro membro, como por exemplo um braço? seria deficiênte?
QUE PAÌS É ESSE!!

Sou Izabel, tenho 44 anos e

Sou Izabel, tenho 44 anos e sou monocular do olho direito. Fico indignada com tanta ignorancia dessa gente fazem as leis, que se dizem, culta, tenho la minhas duvidas, sao todos tao cultos como o deputado Tiririca, devem ter estudado na mesma escola. Tambem pudera, uma cultura tao rica assim, nao lhes da uma melhor capacidade de raciocinio pra nada, muito menos para entender a visao de um olho so. Seria esperar demais que viessem ter uma compreesao desse nivel. Mais eu nao perco as esperanças e peço todos os dias que o Criador de todas as coisa, o Pai de toda a sabedoria, que faz com que os animais irracionais entendam, faça eles entender que o normal e o ser humano ter os dois olhos, assim como eles. Faça eles entender que a vida fica mais dificil para quem tem um olho so. E peço tambem que liberte os homens das leis, de tanto sinismo , egoismo e que ajam sem tantas contradiçoes. Acho que esse eo caminho mais facil para que nos monoculares, conquistemos o mesmo amparao que os que possuem um braço apenas e que tambem merecem o amparo das leis.

oi izabel, tambem sou

oi izabel, tambem sou monocular meu cid é 54.4 cegueira de um olho, e fico chateado com algumas pessoas que acham que que é normal enxergar pelo um olho só,tambem ja perdi várias vagas ,principalmente como motorista porque naõ vejo pelo olho direito, que pais é esse já que naõ vejo pelo um oilho. sou reprovado em examwes médicos e naõ é deficiencia?mais graças a deus a semana passada o stj considerou e bateu o martelo que toda pessoa pessoa que naõ tenha uma visaõ de um olhho é considerado deficiente.

Bom dia! Hoje sofri mais uma

Bom dia! Hoje sofri mais uma decepção ao concorrer a uma ótima vaga de emprego destinada a portador de deficiência; vaga no setor privado, pois em concursos públicos ja passei por tantas situações contraditórias, dispendiosas e frustantes, que não me inscrevo mais como deficiente visual. Sou mãe, tenho 44 anos e perdí a visão do meu olho direito aos 7 anos de idade, cegueira total e irreversível,
sem possibilidade de transplante de córnea; sempre lutei pelo meu lugar ao sol, sempre trabalhei, estudei, namorei..engolí seco aos olhares maldosos, curiosos..as perguntas indiscretas e indelicadas, vcs sabem, o ser humano as vezes é cruel;
xingamentos no trânsito, pois o campo visual do meu lado direito é completamente comprometido, bom, quem tem visão monocular como eu, sabe bem do que estou falando. Eu nunca reclamei do meu 'problema', pelo contrário, ainda me sinto abençoada por ter um olho bom, mas sinceramente o que magoa é minha CNH ser vedada a aitividade renumerada, é minha reprova num concurso da Policia Militar por ser cega de um olho e ao mesmo tempo ja ter ingressado em duas empresas do setor privado, uma com sede em Campo Grande e outra com sede em Indaiatuba, no quadro de deficiente visual, ter o Passe Livre na empresa de transporte urbano municipal aqui na minha cidade e ainda ter sido aprovada a apta a 'escolha de vagas' em um concurso que prestei em 2003 na Secretaria de Admin Penitenciária na região noroeste do estado como deficiente visual; Eu não quero nada a mais do que um cadeirante tenha direito, não quero nada a mais do que um cego total tenha direito, e me solidarizo totalmente a eles, às causas mais graves; mas o que não pode é continuar essa CONTRADIÇÃO.
e o Seu Luis Inácio...francamente! Se eu tenho dois olhos e perco um, não posso 'reclamar', estou no lucro ainda, e você??!! tem DEZ dedos e perdeu um só???? ta reclamando de que???
te sobraram 9 ainda!

http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/lula-lembra-em-cerimonia-dia...

Um abraço a todos!

Infelizmente a lei só vai ser

Infelizmente a lei só vai ser aprovada quando um deles perder um de seus olhos.... que vergonha Brasil

minha mulher tambem é cega de

minha mulher tambem é cega de um olho
e eu acho que quem vetou esta lei é um ignorante pois se ter um olho apenas nao é deficiente o ser humano deveria nascer so com um olho na
testa mas se uma pessoa tem um pé torto ou um braço menor é deficiente,fica o dia enteiro com um olho tampado e ve se nao faz diferença

gostaria de saber como anda a

gostaria de saber como anda a aprovação desta lei e quando realmente eles irão reconhecer o monocular como deficiente visual, pelo o amor de deus tenha santa paciencia com os ignorantes,coloque um tapes em um dos seus olhos e tente fazer tudo que voce faz no seu dia a dia,coloque água dentro de um copo sem derramar, desça uma escada como de costume sem se segurar no corremão,tente atirar em um alvo com olho tapado ligeiramente, procure um emprego, onde eles ezigem boa aparencia e mesmo que voce tenha eles vão te eliminar devido teu olho deficiente, nao te colocaram em uma recepção, pois voce tem boa aparencia mas tem um olho que chama a tenção então são muitas vertentes que fazem com que o monocular seja descriminado. então essa lei tem que ser aprovada sim.

Nossa.. muito bacana essa

Nossa.. muito bacana essa iivaictina hein..Minha namorada trabalhou com um projeto para criar um programa de mensagens instante2neas para deficientes em java.. Olhando o trabalho dela que vi que realmente existem poucas alternativas na web para eles.Cara.. Parabe9ns pelo blog.. muito bem organizado e fe1cil de lembrar abrae7o.

o presidente lula vetou que

o presidente lula vetou que vergonha?

Ouvidoria da Câmara dos Deputados

Sr.REGINALDO
Em atenção a sua mensagem respondemos que o projeto de lei 7460/2006 foi vetado integralmente pelo Presidente da República. As razões apresentadas seguem abaixo, DOU 01/08/08, seção I, pág. 11, col 3:
"Senhor Presidente do Senado Federal,

Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1o do art. 66 da Constituição Federal, decidi vetar integralmente, por contrariar o interesse público, o Projeto de Lei no 20, de 2008 (no 7.460/06 na Câmara dos Deputados), que "acrescenta dispositivo à Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre pessoas portadoras de deficiência, para caracterizar a visão monocular como deficiência visual".
Ouvidos, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e os Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome manifestaram-se pelo veto integral ao Projeto de Lei pelas razões abaixo:
"Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde - Décima Revisão (CID-10), o
enquadramento da visão monocular como deficiência dependerá da acuidade visual do olho único. O seu enquadramento sem a mencionada diferenciação causará distorções nas ações afirmativas nesta seara, prejudicando pessoas com outras deficiências.
Ademais, deve-se destacar que está em tramitação no Congresso Nacional projeto de lei destinado a instituir o Estatuto da
Pessoa com Deficiência, que estabelece um modelo único de classificação.
Além disso, foi instituído em 26 de abril de 2007 Grupo Interministerial com o objetivo de avaliar o modelo de classificação e valoração das deficiências utilizado no Brasil e definir a elaboração e adoção de um modelo único para todo o País. Ao dispor sobre a visão monocular individualmente, o Projeto de Lei segue caminho oposto ao que está se delineando nesses dois Poderes da República."
Essas, Senhor Presidente, as razões que me levaram a vetar o
projeto em causa, as quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional."

Em sessão realizada no dia 13/05/2009, o veto foi mantido pelo Congresso.
O Estatuto do Deficiente, mencionado na mensagem presidencial, tramita nesta Casa sob o número PL 7699/2006 e encontra-se pronto para a pauta do Plenário. O projeto, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), tramita como projeto principal por se tratar de proposição do Senado. O parecer, no entanto, encontra-se no projeto apensado a este, cujo número é PL 3638/2000. No art. 2º do projeto, relatado pelo deputado Celso Russomano (PP-SP), encontramos a definição de deficiência:
"Art. 2º Considera-se deficiência toda restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a
capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, estando conceituada e tipificada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF e na Classificação Internacional de Doenças - CID."

Caso tenha interesse na íntegra do parecer, poderá consultá-lo por meio do atalho Proposições >> PL 3638 2000 >> PRL 1 PL363800 (Parecer do Relator) - Celso Russomanno. A consulta ao trâmite e o cadastro para acompanhamento da proposição podem ser realizadas na página informada. A consulta a Agenda de votação do Plenário encontra-se disponível no atalho Agenda. A definição da pauta do Plenário é prerrogativa do presidente da Casa que reúne-se com os líderes dos partidos, em geral às terças-feiras, para defini-la. Notar que na grade de tramitação do projeto PL 7699/2006 existem 22 requerimentos de inclusão do projeto na Ordem do Dia. A apresentação do requerimento é a forma regimental de pressionar o presidente a incluir a matéria na pauta. Caso queira contatar o seu representante na Casa para solicitar a apreciação do projeto poderá fazê-lo no atalho Deputados.
Por fim, informamos que a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência solicitou audiência pública no ano de 2007 para tratar do assunto. O áudio do evento encontra-se disponível na página da Comissão de Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Para acessá-la selecione a opção Atividade Legislativa no menu localizado no alto da página inicial, link Comissões >> Comissões Permanentes >> CDHM. Na página da comissão selecione no menu do lado esquerdo a opção Reuniões e informe a data de 17/10/2007. O coordenador da Frente Parlamentar é deputado Geraldo Resende e o telefone para contato é 61 3215-5905.

Atenciosamente,

Assessoria da Ouvidoria Parlamentar
Ouvidor-Geral Deputado Mário Heringer

OLA MEU NOME E REGINALDO MORO

OLA MEU NOME E REGINALDO MORO NA CIDADE DE SERTAOZINHO SP SOU DEFICIENTE DE UM OLHO PERDI A VISAO VAI FAZER UM ANO . EU ACHO QUE ELES SO VAO APROVA ESSA LEI QUANDO AGENTE NAO ESTIVE VENDO MAIS EU JA MANDEI VARIOS EMAIL PARA VARIOS LUGARES NUNCA ENCONTREI RESPOSTA POR QUE UM PESSOA QUE TEM UM ABRAÇO E CONSIDERADO COMO UM DEFICIENTE E AGENTE QUE TEM UM OLHO NAO E GOSTARIA DE SABE ESTOU FAZENDO ATE TRATAMENTO PSIQUIATRA POR CAUSA DA PERDA DA VISAO ESTOU MUITO TRISTE COM ISSO E?????????????????????????

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
10 + 5 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6