Atrofia do nervo óptico não é glaucoma

É muito curto o tempo de evolução entre o ponto saudável do olho e a perda total da visão quando se desenvolve um processo de atrofia do nervo óptico. Muitas vezes confundida com o glaucoma, a atrofia tem tratamento melhor conduzido quando diagnosticado precocemente, porque pode detectar outros problemas de saúde, desde o glaucoma até enfermidades cerebrais, alerta o oftalmologista Juscelino de Oliveira, especialista da área do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

A atrofia do nervo óptico é a desconexão das ligações nervosas que unem o olho ao cérebro. "É sinônimo de perda de visão irreversível. Quando chega ao ponto de atrofia, o nervo óptico já não transmite os sinais luminosos para o cérebro montar a imagem. Por isso, o diagnóstico precoce e a identificação da causa são imprescindíveis para o sucesso do tratamento", explica Juscelino.

Causas - Como a atrofia é o ponto final do processo de perda de visão pelo desligamento do nervo óptico, suas causas podem ser variadas. "Entre as principais origens do problema está o glaucoma. A neuropatia glaucomatosa, como também é conhecida, resulta de uma lesão no nervo óptico causada, principalmente, por uma pressão intraocular inadequada. Diferente das outras causas de atrofia do nervo óptico, o glaucoma não apresenta sintomas perceptíveis ao paciente. Por isso, as consultas periódicas e continuadas e o diagnóstico precoce são tão importantes", alerta o médico.

Segundo o especialista do HOB, os sintomas do processo de atrofia do nervo óptico estão ligados ao sofrimento do nervo e, portanto, necessitam de tratamento especializado urgente. Ele assinala que os principais sinais do processo de atrofia são o embaçamento da visão, a perda aguda da capacidade de distinção das cores, a diminuição da acuidade visual (qualidade da visão) e a perda do campo visual (quantidade de visão)".

Exames - Entre os exames necessários para a detecção da causa do processo de atrofia, o especialista do HOB destaca o exame de fundo de olho, campimetria (mede o campo visual), ressonância magnética, tomografia e avaliação neurológica.

A cura e o tratamento do processo de atrofia do nervo óptico dependem da causa. "Se o processo de atrofia for causado pelo glaucoma, não há cura, apenas tratamento para estagnar a perda de visão e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente. Nas outras situações, tratando a causa, o processo de atrofia desaparece" explica Juscelino de Oliveira.

Fonte: SEGS

Comentários

Dr. No campometria "aberto"

Dr.
No campometria "aberto" como consta diagnóstico. O que acontece no lateral dos olhos algo metalizado ou as vezes pontos pretos. E pelo que li nos relatos e perda do nervo ótico? Já fiz cirurgia do glaucoma.
Grata Clélia.

Boa noite, sou muito miope

Boa noite, sou muito miope desde muito criança mas só foram descobrir aos 6 anos com 4,5 e 5,5 de miopia. Minha miopia foi progressiva até14 graus e 10 graus , uso lentes de contato desde 15 anos hoje tenho 67 anos , pois estou com dificuldades de uma visão perfeita. Fui ao oculista estou com os cristalinos opacos e tenho um desvio do nervo optico de nascença .para ter uma visão melhor sempre tenho que olhar meio de lado como se fosse fazendo charme. Mas não é . Estou um tanto preocupada devido ter desvio e tenho que implantar o cristalino. o desvio é no olho esquerdo que tenho menos miopia. Vai corrigir este desvio optico e vou ter boa visão? A vista que eu enxergo melhor que me comanda é a do mais alto grau no olho direito.
Agradeço a ajuda .muito grata.

Oi me chamo andresa e tenho

Oi me chamo andresa e tenho uma amiga qco menino dela tem 3 anos e tem atrofia ele nao encherga do olho direito e do esquerdo so ve vulto e ele tem uma dificiencia mental.Por favor me digam q o caso desse menino tem jeito.Espero alguma boa noticia ja q a medicina esta tao avançada.obrigada

Boa Tarde ! Nasci com o

Boa Tarde ! Nasci com o desvio do nervo óptico e queria saber se tem alguma cirurgia ou tratamento. Obrigada !

Bom Dia! Conheço uma família

Bom Dia!

Conheço uma família que esta passando por uma situação assustadora.
O filho do casal, de 10 anos, foi diagnosticado com pressão no nervo óptico e está perdendo a visão.O mesmo já esta consciente de que é um quadro bem delicado,a descoberta da sua doença foi feita recentemente,porém ele já em apresentando sinais a alguns meses. Sua pressão atinge o grau de 22º sendo que tem um grau limite e o seu já foi ultrapassado.

Como devem proceder?
Quais são as chances de melhora de visão?
Existe cirurgia para este caso?

Agradeço

Boa noite! Minha mãe tem

Boa noite! Minha mãe tem glaucoma e faz tratamento no (fundão) e hj eu levei ela no oftalmologista e descobrir que o nervo ótico está atrofiado, e o médico falou que não tem tratamento, eu já não sei oq fazer pois ela já perdeu a visão do olho direito e do esquerdo só tem 10% da visão. Peço que me ajudem obg

OLá, há uma semana fui ao

OLá, há uma semana fui ao médico com o meu filho e o médico disse me que ele tem atrofia ocular e praticamente perdeu a visão do olho esquerdo, me ajudam por favor o que eu devo fazer?

meu marido tem neuropatia

meu marido tem neuropatia optica esquemica gostaria saber se tem tratamento.

Boa noite tenho um poblema

Boa noite tenho um poblema minha mae teve perda da visao por glaucoma entao a tres semana ela teve um avc e o olho dela ficou vermelho muito e doi muito enta levei no medico e ele quer fazer um procedimento de matar o nervo do olho pq nao melhora a dor e nem a vermelidao entao to com medo da aparencia que vai ficar o olho dela depois me ajude obrigado

Oi vc teve resposta,estou com

Oi vc teve resposta,estou com problema parecido,minha mae operou catarata dos dois olhos e agora diz q nao enxerga, eomedico suspeita de desgaste no nervo estou muito preocupada,aguardo resultados de exames..

Olá, me perdoe se repetir a

Olá, me perdoe se repetir a pergunta. Acontece que gostaria de ter a minha resposta. Há um ano descobri que tenho o nervo óptico pálido. consultei um oftalmologista e fiz os exames. Na ressonancia não deu nada, mas no exame"campimetria" deu algumas falhas. O médico disse que não tem tratamento, mas não acredito, pois com tantos estudos...disse ainda que meu problema parece ser fisiológico, existe isso? me indique um tratamento, continuo enxergando normalmente, apenas tenho umas moscas fantasmas na frente dos olhos que se movimenta conforme mexo o olho.

Ola! Tenho 33 anos, e uso

Ola!
Tenho 33 anos, e uso óculos desde os 13 anos, que foi quando minha professora alertou minha mãe de um possível problema de vista.
Então, sempre usei óculos com grau bastante forte, pois tenho astigmatismo, há três anos, um oftalmologista disse que os nervos dos meus olhos estavam pálidos e atrofiados, fz todos os exames pedidos por ele e nada foi diagnosticado nem resolvido. Agora estou me planejando para ir a Goiania - Go em julho para mais uma vez procurar solução. Obs. as duas vezes que percebi a perca de visão significativa e embaçamento, foi logo apos meus dois partos.
Então, queria saber se tem tratamento para atrofia e se a minha vista pode ter piorado devido os partos que tive??

tCom três meses meu marido

tCom três meses meu marido teve amidalite crônica, com sete anos fez raspagem no ouvido direito, com oito anos na escola descobriu que não enxergava bem e na mesma data iniciou uma longa jornada de médicos e exames que resultou aos doze anos uma cirurgia na cabeça para retirar um cisto que oprimiu o nervo optico, desde em então tem somente 30% da visão e os médicos na época afirmaram que não tem reversão, aos 32 anos teve catarata congênita nos dois olhos, fez cirurgia com sucesso nos dois olhos, os médicos dizem que ele tem olhos velhos num corpo novo, hoje com 51 anos desistiu de ir ao médico, mas eu não quero que ele desista, por isso peço sua ajuda. Moramos em Canoas no Rio grande do Sul.

Tenho uma filha que nasceu

Tenho uma filha que nasceu com 26 semanas, e há 10 meses está na uti, já fez uma cirurgia de ROP e agora foi diagnosticada com atrofia do nervo ótico! Gostaria de saber se existe alguma possibilidade dela enxergar ou não?

Boa noite.olha eu nasci com

Boa noite.olha eu nasci com atrofia no nervo óptico e hj estou com 28 anos e nada podesse fazer.enxergo apenas com o olho esquerdo. Mas graças a Deus isso não me empede de fazer nada.na vdd nem percebo que tenho essa deficiência.

AMIGO..A FÉ É O PRINCIPIO DE

AMIGO..A FÉ É O PRINCIPIO DE TUDO! LEVE SEMPRE A SUA FILHA AO MEDICO QUANDO ELA SAIR DA UTI E MESMO SE ALGUM MEDICO OU VARIOS DISSER QUE NÃO TEM JEITO..SIGA EM FRENTE.."TUDO É POSSIVEL À AQUELE QUE CRÊ"...CONTINUE FIRME!

eu sofri um acidente de moto

eu sofri um acidente de moto a uns 5 meses tive traumatismo passei por uma cirurgia, perdi um pouco da visao do olho direito eu consigo definir muitas coisas mas letras so meio grande e perto.... por favor me agudam abrigadoo

Olá..primeiro não se

Olá..primeiro não se desespere e procure um bom oftalmologista e faça exames periódicos... e, BH dr Enderson de almeida..(não sei se ele esta ainda lá) faça exercicios de visão ..acesse na internete. não abandone o tratamento!!! nunca!!!! fique em paz

Ola sofri um acidente durante

Ola sofri um acidente durante um treinamento militar onde uma bala de borracha atingiu o meu olho direito. eu perdi a visao esse olho e depois ele começou a diminuir de tamanho e e a posição original.
gostaria de saber se ha algum tratamento cirurgico que possa recuperar a estetica desse olho.

sofri um acidente quando

sofri um acidente quando tinha 3 anos e meio, e perdi a visão total do olho direito, e com o passar dos anos os nervos se atrofiaram.
queria saber se isso pode causar algum problema cerebral .

Tenho uma amiga que tem uma

Tenho uma amiga que tem uma netinha de dois anos e tres meses, com acuidade visual, historico de falta de oxigenio no nervo ótico, provavelmento no parto. Com tres meses foi dado o diagnostico. Procurado vários especialistas onde todos tiveram o mesmo prognostico. Estamos desesperados, pois percebemos que a cada dia a criança tem um campo menor de visão. Faz o uso de oculos - 4 graus de miopia antes do primeiro ano, acompanhado de nistagmo e estrabismo. Gostariamos de um centro mais especializado quem possam avaliar com mais precisão e dar uma esperança a familia que a criança não vai perder completamente a visao. Aguardamos ansiosos pelo retorno.

Meu irmão sofreu um acidente

Meu irmão sofreu um acidente no olho esquerdo com fogos e atrofiou o olho gostaria de saber se ele tem chance de fazer implante .

TENHO 30 ANOS , A 02 ANOS

TENHO 30 ANOS , A 02 ANOS SOFRI UM ACIDENTE , JA FIZ 5 TOMOGRAFIAS , 01 RENSONANCIA E VARIOS EXAMES DA VISÃO , MAS O QUE NEUROS E OFTALMOS ME DIZEM É QUE OUVE UMA LESÃO OPTICA , A VERDADE É QUE SÓ VEJO COM 45 POR CENTO NO MAXIMO DO MEU OLHO ESQUERDO E HA UMA IMPRESSÃO QUE O SANGUE NÃO FLUI DO LADO ESQUERDO DO MEU ROSTO , AJUDEM POR FAVOR , SEMPRE TIVE BOA VISÃO ,HOJE SOFRO ,ATÉ MESMO COM A VISÃO DO OLHO DIREITO , PQ AGORA TEM A TAL DA MOSCA VOLANTE NO OLHO DIREITO ...ME AJUDEM MESMO.........

TENHO 30 ANOS , A 02 ANOS

TENHO 30 ANOS , A 02 ANOS SOFRI UM ACIDENTE , JA FIZ 5 TOMOGRAFIAS , 01 RENSONANCIA E VARIOS EXAMES DA VISÃO , MAS O QUE NEUROS E OFTALMOS ME DIZEM É QUE OUVE UMA LESÃO OPTICA , A VERDADE É QUE SÓ VEJO COM 45 POR CENTO NO MAXIMO DO MEU OLHO ESQUERDO E HA UMA IMPRESSÃO QUE O SANGUE NÃO FLUI DO LADO ESQUERDO DO MEU ROSTO , AJUDEM POR FAVOR , SEMPRE TIVE BOA VISÃO ,HOJE SOFRO ,ATÉ MESMO COM A VISÃO DO OLHO DIREITO , PQ AGORA TEM A TAL DA MOSCA VOLANTE NO OLHO DIREITO ...ME AJUDEM MESMO.........

TENHO 30 ANOS , A 02 ANOS

TENHO 30 ANOS , A 02 ANOS SOFRI UM ACIDENTE , JA FIZ 5 TOMOGRAFIAS , 01 RENSONANCIA E VARIOS EXAMES DA VISÃO , MAS O QUE NEUROS E OFTALMOS ME DIZEM É QUE OUVE UMA LESÃO OPTICA , A VERDADE É QUE SÓ VEJO COM 45 POR CENTO NO MAXIMO DO MEU OLHO ESQUERDO E HA UMA IMPRESSÃO QUE O SANGUE NÃO FLUI DO LADO ESQUERDO DO MEU ROSTO , AJUDEM POR FAVOR , SEMPRE TIVE BOA VISÃO ,HOJE SOFRO ,ATÉ MESMO COM A VISÃO DO OLHO DIREITO , PQ AGORA TEM A TAL DA MOSCA VOLANTE NO OLHO DIREITO ...ME AJUDEM MESMO.........

OII a um tempo atras descobri

OII a um tempo atras descobri que minha filha que hj tem 13 anos tem neoropatia ocular mas os medicos diseram que a dela e de naicença e talvez não evolua mas mas ja ouvi medicos que me diseram que ela perderia a visão ha tratamento para esse tipo de problema me diseram que esta endesenvolvimento na alemanha e verdade

em novembro de 2011 fui

em novembro de 2011 fui internado por tuberculose pulmunar e gandlionar, começei o meu tratamento com os meducamentos, em janeiro comecei a ter uma perda de visao grave , pensei ser do etambutol e parei disso mas ainda hoje continuo com exoniadina ou coisa parecida fiz pesquisa e o medicamentp tem como efeitos vusao turva e cores so que a minha tipo numa estrada vista dum 3 anfar fixo um ponto nrsse ponto o que passar desaparece completamente , nao e negro e vejo bem de lado o que podera ser por favor me ajudem ah e as cores vejo bem apenas letras no preto ou branco se misturam abraço

olá,estou em busca de ajuda

olá,estou em busca de ajuda ao meu filho gustavo que tem apenas 3 aninhos ,ele é um filho adotado,e amo muito ele nasceu com sequelas de visão,segundo os medicos aki em manaus falam que o diagnostico dele é atrofia tota do nervo optico,gostaria de saber se tem alguem que possa me ajudar pra conseguir um medico e um clinica especializada nessa doença, que me indicasse porfavor, pode ser em outro estado tambem seja qualquer uma pra me ajudar,pois os medicos aki mandaram eu entrar em contatos com alguem por meio destes saites,segundo eles meu filho tem quer usar lupa,mais nao sei como é que faço pra conseguir,me ajudem estou muito desesperada,meu filho tem muita vontade de enxegar melhor,alguem entra em contato comigo pra me orientar porfavorbjos a todos e q Deus abençoe aqueles q me ajudarem.

ola boa tarde tenho atrofia

ola boa tarde tenho atrofia no nervo optico do lado direito a uns 6 anos,isso foi devido a uma crise forte de sinosite e dai nada d visao .Pelo q tenho pesquisado esta proximo da soluçao com a celula tronco ,por favor m responda .obrigado

ola! tenho 31 anos, tenho

ola! tenho 31 anos, tenho problema no meu olho DIREITO 20/80, nervo optico nao desenvolver - se, tenho esse problema desde criança, mais consigo ver quase normalmente, so nao consigo ler e definir imagem direito! FUI REPROVADO NO EXAME DE VISTA NO DETRAN E MINHA CNH FOI REBAIXADA DE AD PARA AB, esse problema tem tratamento ou cirugia que resolva? obrigado pela atençao..

tenho atrofiia no nervo de

tenho atrofiia no nervo de nascença, descobri o problema por volta de 10 anos,e hoje aos 24 anos tenho o meu olho esquerdo cego.o que mais queria na minha vida era saber se existe a cura,alguma cirurgia com células tronco,pode ter resultado?poderei enxergar novamente?pelo amor de Deus me respondam.desde ja agradeço.

tenho atrofiia no nervo de

tenho atrofiia no nervo de nascença, descobri o problema por volta de 10 anos,e hoje aos 24 anos tenho o meu olho esquerdo cego.o que mais queria na minha vida era saber se existe a cura,alguma cirurgia com células tronco,pode ter resultado?poderei enxergar novamente?pelo amor de Deus me respondam.desde ja agradeço.

Olá a minha filha também

Olá a minha filha também nasceu cega do olho esquerdo os médicos dizem que o problema dela se chama atrofia do nervo óptico.
Também estou sempre a pesquisar novidades e novos tratamento que sejam possíveis serem feitos. Tudo o que pesquiso diz que não existe tratamento, mas eu ainda não perdi a esperança. Também já ouvi falar das ditas células tronco, inclusive já falei com o médico mas ele diz que ainda andam a estudar esse tratamento e que desconhecem os possíveis efeitos secundários. Se por acaso souber alguma novidade agradeço resposta.

Oi meu nome é Cícero, tenho

Oi meu nome é Cícero, tenho 29 anos e aos treze anos foi diagnoticado que eu tinha atrofiamento visual no olho esquerdo onde só me restavam 10% da visão, diferente do oculos de miopia que usei por quase oito anos, uma doutora fez um verdadeiro tratamento de choque e com o uso do Tampão no olho direito a vista retornou aos 80% positivos de visão e consegui ter uma adolescencia normal, sem necessidade de lentes corretivas, na verdade até hoje elas nunca funcionaram no meu caso, enxergo muito bem do olho direito 100% mesmo, porém com os testes de acuidades visual na empresa onde trabalho percebi uma degenração e no ultimo exame o médico me informou que tinha 60% a um ano atras, exatamente hoje voltei a fazer o teste e a doutora que me atendeu disse que tenho pouco mais de 15% da visão do olho esquerdo, e isso foi notado ao longo dos testes, o que devo fazer?
existe uma maneira de restaurar minha visão? pois temo perder a atividade do olho esquerdo, por favor, responda.
antecipadamente grato.

Cícero Oliveira

ola! tenho 23 anos, tenho

ola! tenho 23 anos, tenho problema no meu olho esquerdoo nervo optico nao desenvolver - se, tenho esse problema desde criança, mais consigo ver quase normalmente, so nao consigo ler e definir imagem direito! esse problema tem tratamento ou cirugia que resolva?
obrigado pela atençao

ola tenho o mesmo problema

ola tenho o mesmo problema que voce.. se conseguir uma soluçao tem como estar me ajudando a resolver.... tratei em campinas no penido burnier... e tudo se resumiu em o chamado "nervo optico palido" obrigado ..

Eu também descobri há dois

Eu também descobri há dois anos que tenho esse tal nervo óptico pálido. Dizem que não há tratamento, é verdade?

BOM DIA Meu nome e Patricio

BOM DIA
Meu nome e Patricio tenho 26 anos morro em parnamrim rn estou com atrofia de nervo optico
vai fazer 1 ano mim consunsutei com Dr carlos Pinheiro em Natal fiz exames de resonancia tomografia exames de sangue.
Tenho avisão pouco cores deferente não vejo longe de dia e escuro vejo mais um pouco a noite.

Gostaria saber se o meu problema tem curar, por favor mande e resposta.
muito obrigado.

Meu filho Victor, 08 anos e

Meu filho Victor, 08 anos e meu marido têm palidez do nervo óptico, morrem as células do nervo óptico, problema genético, vem da minha sogra, que passou para os 03 filhos, hoje no meu filho e minha sobrinha de 19 anos, procuro um tratamento, para estacionar, melhorar ou curar, ja procurei muito, mas nada encontrei

Olá, descobri há dois anos

Olá, descobri há dois anos que tenho o nervo óptico pálido. Já tentei descobrir as causas e acura e não consegui. Vc descobriu alguma coisa?

Olá Tenho um primo que sofreu

Olá
Tenho um primo que sofreu um acidente de moto e apesar de esta usando capacete, pela violência do impacto, bateu a cabeça causando um ferimento profundo no lado direito. Segundo os médicos o nervo óptico foi afetado. Já fazem três anos do acidente e meu primo só enxerga vultos. Gostaria de saber, com base no diagnóstico de secamento do nervo óptico, se é possível reversão e se ele corre o risco do olho ficar com aparência de " olho morto" ?
Obrigado

Lucas, tenho 3 anos e meio,

Lucas, tenho 3 anos e meio, sou Sindrome de down e tenho palidez de nervo óptico

Boa Noite

Lucas é meu neto, recebeu diagnóstico de "atraso importante do desenvolvimento visual, não fixando e não acompanhando objetos próximos, com reflexos pupilares diminuidos, palidez importante de nervo óptico bilateral, compátível com atrofia de nervo óptico. Na periferia da retina observa-se alteração pigmentar inespecífica que pode estar associada a eventual distrofia de retina. O exame de refração mostra pequeno erro refracional (hipermetropia e astigmatismo). Tem um exame de resssonância com laudo normal".
É possível algum tipo de intervenção que possa melhorar seu desenvolvimento visual?
Será que só existe esperança com a evolução dos estudos de células troncos?
Por favor me retornem

Ana Lucia Gallo Guilherme

boa noite! meu nome e

boa noite! meu nome e angelita, tenho uma filha de 14 anos que perdeu a visão aos 11 anos, em 2009. os médicos diagnosticaram o caso dela como peseudutumor cerebral mas miller fisher. com esse diagnostico ela teve o nervo óptico abalado, ficou pálido. no incio eles diziam que a visão dela não tinha cura, hoje 2 anos depois os médicos dizem que ela não perdeu totalmente 100% da visão. a visão da minha filha é diferente, desde de quando tudo aconteceu, ela só ver cores, pontos de cores, riscos, muitas das vezes uma confusão de cores. e quando peso a ela para centralizar os olhos e tentar ver o que eu estou fazendo, quais os meus movimentos, ela as vezes consegue, mais o forçar causa dor e ardencia nos olhos. pode para a ciêcia o nervo dela voltar a cor? e mandar para o cerebro o que os olhos estão vendo? até hoje ela confunde um pouco os medicos, pois a minha filha não tem nada, tem uma saúde boa, os olhos são perfeitos a pupila se delata ela percebe a a luz, não tem nenhum tipo de anomalia. eu só gostaria de saber se tem chance para a ciecia o nervo voltar a cor?

Oi meu nome e valeria tenho

Oi meu nome e valeria tenho um filho q tem atrofia do nervo eu tive citomegalovirius na gravidez gostaria de saber se tem algum exame q informa o grau da atrofia e se tem possibilidade de q ele enchegar um pouco q seja ele tem 10 meses

a minha história é incomum

a minha história é incomum demais(eu acho) ,no ano passado eu tava vendo uma reportagem na tv,de uma menina que só enxergava de um olho só,quando eu fui fazer o teste do meu olho ,vi q eu também enxergava de um olho só,não entendi até hoje como eu não descobri antes,eu tenho 17 anos,é uma coisa sinistra!,parece que o meu olho bom(esquerdo) era tão bom,q eu tinha uma ilusão que enxergava dos 2 olhos,mas eu não enxergava!

Existe algum esudo com

Existe algum esudo com células tronco para esta doença?
Alguma nova indicação de tratamento... é tão triste ir ao médico e receber sempre a mesma negativa.

OLA MEU NOME E ARIANA EU

OLA MEU NOME E ARIANA EU TENHO UM FILHO DE 7 ANOS QUE TEM ATROFIA DO NERVO OPTICO QUE PERDEU A VISAO AOS 4 ANOS POR CAUSA DE UMA MENINGITE CRIPTOCOSICA POR FUNGO NO COMEÇO ELE DIZIA ESTA NO ESCURO HOJE ELE DIS VER A LUZ E INDENTIFICA OBJETOS GRANDES EU GOSTARIA DE SABER SE COM O TEMPO O NERVO SE RECUPERA E SE ELE VERA O BASTANTE PARA TER UMA VIDA NORMAL UM DIA .

Olá me chamo rodrigo, tenho

Olá me chamo rodrigo, tenho 19 anos e também possuo atrofia no nervo optico do meu olho direito, e os sintomas são realmente bem parecidos com o que seu filho descreveu, infelizmente não à tratamento no mundo que possa reverter essa situação e o nervo optico não possui capacidade de regenerar-se, ouvi dizer que na asia estão realizando testes com células troncos mas não tenho certeza desta informação e nunca ouvir falar de algum progresso na área.
Desejo que eu, seu filho e as milhares de pessoas que sofrem com isto possam um dia enchergar.

Tenho atrofia do nervo optico

Tenho atrofia do nervo optico (OE) causada por uma lesão na hora da cirurgia, e não enxergo nada, nenhum flesch de luz, e meu olho doi muito. fui ao médico saber o porque a dor, e após ter feito um mapeamento no olho doente, o médico me disse que meu olho também está atrofiando. por favor, pode acontecer isso mesmo? Tire minhas dúvidas. porque além de não enxergar, será que ficarei com o olho diferente do outro> Aguardo resposta.

Oi neuza vi seu comentário o

Oi neuza vi seu comentário o que aconteceu com vc tambem aconteceu comigo vamos manter um contato tá certo.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
3 + 17 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6