Pessoas com Síndrome de Down precisam de cuidados especiais com os olhos

Você sabia que pacientes que possuem Síndrome de Down devem ficar atentos aos cuidados com os olhos? Segundo o médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) Renato Tolazzi, esses pacientes têm maior pré-disposição para doenças oculares, então, o acompanhamento desde a infância é fundamental.

“Mesmo que o paciente não se queixe de nenhum desconforto visual, é importante um acompanhamento médico desde pequeno, assim como em qualquer outro paciente. Doenças como anomalia de posição dos cílios, catarata e obstrução de vias lacrimais podem acontecer com mais frequência em pacientes especiais”, explica o oftalmologista.

A boa visão é importante para qualquer criança. No entanto, pessoas que têm Down apresentam certa desvantagem na visão, o que pode impedir o desenvolvimento delas em processos de aprendizagem. “Além dos cuidados que os pais já têm com os filhos com Down, é importante não descuidar da visão. O check-up com o oftalmologista é super importante para amenizarmos os problemas”, finaliza Tolazzi.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há cerca de 300 pessoas com essa alteração genética. A Síndrome recebeu esse nome em homenagem ao médico Dr. John Langdon Down, primeiro a escrever sobre a síndrome.

Fonte: Dr. Visão

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
7 + 6 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6