Pesquisas sobre a neuro proteção e o glaucoma

Uma enorme quantidade de pesquisas relacionadas a neuro proteção em glaucoma tem sido feita, obtendo graus variáveis de significado e sucesso em seus resultados. De certa forma, todos os medicamentos de glaucoma que reduzem o nível da pressão intra-ocular (PIO) são formas de neuro proteção, cujo objetivo é reduzir o nível da PIO, de forma que não sejam causados mais danos ao nervo óptico.

No entanto, existem inúmeras reivindicações relacionadas a outros compostos e suplementos alimentares em que a base científica para as alegações é limitada ou simplesmente anedótica. Isto não quer dizer que eles não funcionam, e sim, simplesmente que não houve o mesmo nível de teste e de controle que é aplicado aos produtos farmacêuticos para analisar se oferecem ou não algum benefício.

Alguns desses suplementos são apoiados pela lógica pressuposta. Exemplos destas seriam o uso de baixas doses de aspirina (como geralmente são tomadas para evitar problemas cardíacos), que tende a melhorar o fluxo sanguíneo nos minúsculos vasos sanguíneos ao redor do corpo (e, evidentemente dentro do olho). Se aceita-se que o fluxo sangüíneo ocular influencia no glaucoma, então algo que melhore o fluxo sangüíneo é susceptível de ser benéfico, mas que é o limite da lógica. Outras alternativas são as relacionadas a utilização de quantidades moderadas de álcool e Ginkgo Biloba.

Alguns produtos vegetais estão sendo estudados em maior detalhe e um relatório publicado pelo Dr. R. Ritch, do New York Eye Ear Hospital, através da revista Neuroscience, fornece algumas bases para uma esperança de uma melhor protecção neuro-agentes no futuro. Este estudo foi realizado em embriões de ratos, trabalhando com as concentrações dos elementos ativos da soja, metabólicos equivalentes aos que seriam encontrados no corpo humano de uma pessoa que esteja fazendo uma dieta rica em soja.

As células foram expostas a diferentes produtos químicos que minimizam os danos susceptíveis de serem causados em acidente vascular cerebral e eles descobriram que os produtos químicos derivados de soja agiram como protetores das células, em particular na inibição da morte celular apoptótica (suicídio celular programada que ocorre no glaucoma).

Este estudo é apenas um passo no caminho para encontrar verdadeiras formas de neuro-proteção em glaucoma, mas tem potencial e, portanto, é interessante. Intitula-se: “Soy phytoestrogens are neuroprotective against stroke-like injury in vitro”.

As experiências mostram que as dietas ricas em soja são neuroprotetoras. Este efeito protetor é hipótese a ser justificada pela ação de fitoestrogénios contidos na soja, porquê alguns destes compostos têm efeitos neuroprotetores em modelos in vitro de morte celular.

Os resultados deste estudo sugerem que o pré-tratamento com níveis dietéticos de soja fitoestrogénios pode imitar os efeitos neuroprotetores observados com estrogênio e parecem utilizar o mesmo percurso para inibir a morte celular apotótica.

Fonte: World News
Tradução: vejam.com.br

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
15 + 1 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6