USP usa células-tronco adultas em pacientes com Retinose Pigmentar

Uma equipe médica ligada à USP de Ribeirão Preto está iniciando um tratamento experimental contra a retinose pigmentar, doença que pode levar seus portadores à cegueira total. Três pacientes já foram tratados e mais dois devem se submeter ao novo protocolo em breve. A ideia é usar células-tronco retiradas da medula óssea dos próprios pacientes para estimular a retina deles a recuperar sua função, ao menos parcialmente.

"Estudos com animais como camundongos e coelhos mostraram que essa recuperação parcial pode acontecer, e é nisso que estamos apostando", declarou ao G1 o oftalmologista Rubens Siqueira, professor da Faculdade de Medicina de Catanduva (interior paulista) e um dos colaboradores da equipe da USP. Siqueira e seus colegas Rodrigo Jorge e André Messias trabalham junto com Júlio Voltarelli, pesquisador da USP que já conseguiu sucessos expressivos, embora ainda preliminares, no uso de células-tronco para tratar diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.

A primeira vantagem de usar células tiradas da medula óssea do próprio paciente para transplante é que, claro, não existe risco de rejeição. A segunda, paradoxalmente, tem a ver com o fato de que essas células-tronco adultas, ao contrário de suas contrapartes embrionárias, muito provavelmente não vão produzir novas células da retina, mas apenas dar uma mãozinha às que já existem.

Menos poder, mais segurança

"Elas não têm todo o poder das embrionárias, mas também não correm o risco de gerar um tumor ou um tecido que não tem nada a ver com o tecido ocular", diz Siqueira. "São mais fáceis de controlar. Esperamos que elas produzam fatores angiogênicos [que ajudam na formação de vasos sanguíneos] e neurotróficos [ligados ao crescimento dos neurônios e outras células do sistema nervoso]", afirma ele.

Com isso, as células-tronco da medula funcionariam como uma "equipe de resgate" das células da retina que estão perdendo a função e morrendo por causa da retinose pigmentar. De origem genética, ligada a mutações em mais de cem genes diferentes, a moléstia pode atacar desde crianças a pessoas que passaram dos 50 anos. O paciente vai ficando com a visão cada vez mais limitada, por conta das células receptoras de luz da retina que se desativam ou passam por apoptose ou morte celular programada, uma espécie de autodestruição. "Nossa esperança é atingir a população de células que não está ativa, mas ainda não morreu", afirma o especialista.

Por causa do número pequeno de pacientes, o teste inicial vai levar em conta apenas a segurança da técnica, e não sua eficácia. Mesmo assim, os pesquisadores vão medir melhoras na capacidade visual dos doentes, que estão na casa dos 20 anos aos 40 anos. Uma maneira objetiva de fazer isso é avaliar o potencial elétrico da retina, indicando se as células nervosas estão respondendo ao estímulo da luz.

Leia mais notícias de Ciência e Saúde

Fonte: G1

Comentários

Meu marido tem retinose

Meu marido tem retinose pigmental já fizemos de td pra melhorar visao dele mais nada resolveu queria muito uma ajuda na visao dele porfavor me ajudem nao sei mais o que fazer ele e rapaz novo me ajudem por favor eu imploro me ajudem se for preciso eu engravido ou se precisar eu do minha medula pra ajudaar ele me ajudem

Boa tarde. Meu nome é Eunice.

Boa tarde. Meu nome é Eunice. Estive em Rio Preto há cerca de 04 anos levando minha sobrinha Almerides dos Santos Cordeiro para uma consulta com o Dr. SiQUEIRA. Fizemos exames e ficamos aguardando ser chamadas para o teste com células tronco. minha sobrinha já perdeu quase toda visão. Está depressiva pois depende totalmente de terceira pessoa para tudo. Por favor nos ajude. deve haver registros dela no consultório do Dr. Siqueira, que aliás foi muito solícito conosco. Esperamos até agora com toda ansiedade possivel. Nos ajude. Ainda não perdemos a esperança. Ela quer muito servir de cobaia, inclusive, para tentar melhorar um pouco sua visão. Obrigada. Deus os conduza na descoberta da cura para esta doença terrrivel que atinge tantas pessoas.

por favor , gostaria de

por favor , gostaria de escrever a minha esposa para a pesquisa de células tronco ela te, 59 anos anos, e tem RP, e está sendo muito depressivo perder a visão, não poder ver mais nada, nem mesmo os filhos ou as coisas que faz parte do seu dia dia o nosso recurso é pouco mas temos que tentar. Porque Deus é Deus.

Gostaria de escrever a minhas

Gostaria de escrever a minhas esposa que sofre desse mal, é lamentável não poder ver mais os filhos ou as coisa ao seu redor, é como se a vida estivesse se despedindo a cada Dia, ( Teste com células tronco), Deus é maior e vocês tem de Deus o Dom para ajudar. envie-me uma resposta por favor.

Bom dia, meu filho tem 5 anos

Bom dia,

meu filho tem 5 anos é portador de DIABETES TIPO 1, moramos em Campinas, gostaria de saber sobre o transplante para cura da doença.
Por favor me ajudem.

Obrigado!

Cara tenho16anos e tenho essa

Cara tenho16anos e tenho essa maldicao desde muito cedo a mais de 8 anos sofro com isso e eu tibha tantos planos pra minha vida e agora nao tenho vontade mais de nada to desesperado preciso conversar com alguemque saiba o que eu to passando

Sou Francisco tenho 35 anos

Sou Francisco tenho 35 anos estou casado com Andreia minha cara metade em Janeiro de 2015 descobrimos que Andreia tinha um problema nos olhos após varios exames foi nos dito que tinha um grave problema nos olhos coisa que nunca tinha ouvido falar ritinose pigmentar Andreia agora com 33 anos nao pode trabalhar nem conduzir foi lhe tirada a carteira de condutor pois tem 86 por cento de imcapacidade de visão com tendência a perder a visão total gostaria que alguém me podesse ajudar pois visto que não tem cura está sendo dificil pra ela e para mim visto que temos dois filhos uma menina de 10 anos e um menino de 4 anos Andreia está vendo e percebendo que dia menos dia vai deixar de ver seus filhos isso me dói muito por isso estou pedindo ajuda por favor alguém me ajude com meus agradecimentos desde já Francisco José da Costa Rêgo

Boa noite ! Minha irmã teve

Boa noite ! Minha irmã teve descolamento de retina , hoje ela tem 30 anos, teve o descolamento com 25 anos , ja fez cirurgias para colar, mas com o tempo descolou novamente . Gostaria de saber se fizer este procedimento com células-tronco ela tem uma chance de voltar a ter novamente a visão?

Boa noite, Aos 7 anos

Boa noite,
Aos 7 anos descobri em um exame de vista que estava cega do olho direito. Meu pai trabalhou muito para pagar uma cirurgia que nao resolveu o problema . Ficamos sabendo que era discolamento de retina. Mais tarde quando estava com 12 anos um outro especialista disse que fomos enganados e que a operaçao nao tinha ocorrido. Na epoca nao tinhamos como pagar novamente por outra cirurgia. Agora tenho 34 anos e estou querendo saber se tem algo que me ajude com esse diagnostico. Obrigada

Olá, Tudo bem? Meu nome é

Olá,

Tudo bem? Meu nome é Adriana, tenho 24 anos, com 13 anos descobri que tinha um problema na retina e há cerca de 1 ano uma médica diagnosticou como retinose pigmentar, e eu fico muito insegura e preocupada com a doença, o medo de ficar cega, então gostaria de saber como eu faço para esta participando desta pesquisa. Aguardo retorno.

Atenciosamente,

Adriana Costa.

Ola. meu nome e edna rafaela

Ola.
meu nome e edna rafaela tenho 25 Anos sou da paraiba gostaria de saber como faço para fazer a cirurgia com celulas troncos pois sou portadora de Rp

Queria muito qe alguem me ajudace pois to passando por momentos dificeis recentimente perdi meu noivo...03183991087158

Tenho fe em Deus.

Senhores, boa noite. Lendo o

Senhores, boa noite.
Lendo o artigo, e relendo os comentários percebo que já tem algum tempo que o mesmo foi postado, portanto preciso saber como faço para me inscrever meu cunhado como voluntário, para tratamento. Ele tem 55 anos e esta com apenas 10% de um olho e e outro apenas enxerga vultos. problema que acomente e aumenta a cada dia. Muitos foram as tentativas, mas infrutíferas, pois o problema se agrava a cada dia. Diagnosticado com Retina Pigmentar.
Como faço para fazer contato com essa clinica?
Existe possibilidade de inscreve-lo como voluntário?
Em negativo, como faço para saber mais sobre como anda as pesquisas e se existe esperanças.

No aguardo.

Sou Catia eu tambem quero

Sou Catia eu tambem quero participar desses testes com celula tronco. Mim inclui por favor

Bom dia, Você é um homem de

Bom dia,

Você é um homem de negócios ou mulher ?, Você precisa de um empréstimo? Você está interessado em obter qualquer tipo de empréstimo? ou você está em qualquer confusão financeira ou você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de empréstimo para liquidar a sua dívida ou pagar suas contas ou iniciar um negócio legal? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está encontrando dificuldades para obter empréstimo de capital de bancos / instituições financeiras outros locais? Você precisa de um empréstimo ou financiamento para qualquer
razão, tais como:

empréstimo Pessoal
Negócios empréstimo
home equity empréstimo
Dívida Consolidação Empréstimo

entre em contato conosco via e-mail empresa em: jsemkffloaninvestment@gmail.com

Graças enquanto aguardamos a sua rápida responde.
Cumprimentos,
Jeff Michael

onde encontro tratamento para

onde encontro tratamento para diabetes com célula tronco?

tenho diabetes tipos 2

tenho diabetes tipos 2 gostaria de saber se voçes fazem tratamento com células tronco, se não poderiam me informar onde encontro?

Tenho 32moro são Francisco

Tenho 32moro são Francisco eushadai n 60 nececito de meio de ajuda para meu tratamento meu tel 03496479966 32125495 por favor me ajudem não tenho concisão por favor

Boa noite! Como faço pra

Boa noite! Como faço pra inscrever um senhor amigo do meu pai, que foi diagnosticado e desenganado com Rp? Ele é do Pernambuco e me interessei quando entrei pra pesquisar sobre a doença. Ele tem apenas 51 anos.

Boa tarde! Como faço para

Boa tarde! Como faço para inscrever um senhor de 51 anos que foi diagnosticado com Rp? Ele é de Pernambuco é amigo do meu pai, e ficou desesperado com o diagnóstico, aqui no Pernambuco os médicos ja desenganaram o mesmo e o proibiu de ditigir. Obrigada caso for atendida

olá!!!! meio.cunhado não

olá!!!! meio.cunhado não enxerga a 18 anos e gostaria de saber como faz pra ser voluntario o sonho dele ê enxe
rgar me ajudem por favor meu te
lefone 34 8847-8651

Tenho 62 anos, sou bancário

Tenho 62 anos, sou bancário e, cerca de 1 ano, perdi a visão do olho esquerdo = irreversível, segundo o médico =, em decorrência de descolamento de retina, glaucoma e catarata. Se houver alguma possibilidade de tratamento por células-tronco, eu me candidato como voluntário a participar de quaisquer pesquisas nesse sentido. (21-03-2015 - Matias - Araçatuba SP)

Boa noite...meu nome é

Boa noite...meu nome é vagner,tenho 24 anos descobri que tinha a retina pigmentar aos 18 anos..parece tão pouco tempo,mais já é o suficiente pra ver que minha visão só esta pior,eu uso a lente rigidas,eu já não saio anoite estou tendo dificuldade pra enxergar ao dia tbm,tenho fé que um dia possa ter a cura !!! pelo menos para-la.nem vou contar minha historia de retinose..porque só quem tem pra saber oque realmente acontece..eu queria muito ser voluntario,obg e um abraço

boa noite to muito triste meu

boa noite to muito triste meu filho estar perdendo a visao tem distrofia hereditaria li essa materia e fiquei com esperança de alguem mim ajudar meu filho tem 0,10 por cento da visao ta perdendo cada ves mas to disisperada mim ajudem meu fone e 081-92661038

Olá, Esta é informar o

Olá,
Esta é informar o público em geral que a Sra Villaspin Anderson, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos na necessidade de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob um termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail em (villaspinanderson@outlook.com)

sou portadora da RP e

sou portadora da RP e gostaria de saber como me inscrevo para fazer essa cirurgia de implantação de celulas tronco.tenho 48 anos

Boa noite. Meu marido com 47

Boa noite. Meu marido com 47 anos tem retinose . Ainda encherga de um olho. Mas esta perdendo a visão rápido. Gostaria de obter informações referente a pesquisa. Como e possível participar. No caso dele acrrdito ser genético. Pois sua mãe tinha e sua irmã tem. Agradeço o possível contato.

Boa noite! Meu pai fez

Boa noite!
Meu pai fez cirurgia de catarata tem glaucoma e degeneração de mácula foi indicado lentes para visão subnormal, sem adaptação por ser idoso 77 anos e sempre teve hábito da leitura hoje se isola,ao ver esta página surgiu a esperança de recuperação mesmo que pequena da visão dele, para que ele possa ter melhor qualidade de vida e socialização.
Desde já agradeço a atenção
Att.
Márcia Alves

OLÁ,ME CHAMO AMANDA ESTOU

OLÁ,ME CHAMO AMANDA ESTOU AQUI PRA APELAR PRA VOÇÊS QUE MEU ESPOSO TEM A RETINOSE PEGMENTAR E ELE TEM APENAS 35 ANOS ,TEMOS DOIS FILHOS E O MAIOS SONHO DO MEU ESPOSO É VER NOSSOS FILHOS RAPAZ E MOÇA SÓ QUE EU ACHO QUE ISSO SÓ VAI SER POSSIVEL COM A AJUDA DE VOÇ~ES NOS CONFIAMOS NISSO E É POR ISSO VENHO LHES PEDIR POR PELO AMOR DE DEUS QUE NOS AJUDE PORQUE DO OLHO ESQUERDO AGORA SÓ ESTÁ ENXERGANDO VULTOS E A DIREITA ESTÁ INDO PARA O MESMO CAMINHO E EU MIM SINTO IMPOTENTE POR NÃO PODER FAZER NADA POR ELE,NOS AJUDE POIS ELE FICA MIM PEDINDO PRA ENVIAR MENSAGENS PRA VOÇÊS PEDINDO AJUDA PRA ELE FAZER OS TESTES DE CELULAS TRONCO,MEUS FILHOS TEM 11 E 5 ANOS O DE 5 FALOU COM O PAI DELE ,PAPAI EU VOU TER QUE TE AJUDAR A ATRAVESSAR A RUA NÉ E O PAI RESPONDEU FILHO JÁ ME AJUDA MUITO DENTRO DE CASA QUANDO EU TRPEÇO EM TUDO .OBRIGADO MEU FILHO

Tenho Retinose Pigmentar e

Tenho Retinose Pigmentar e descobri quando tinha 28 anos, agora com 41 anos estou com a visão noturna e periférica completamente comprometida. Segundo os médicos que já me atenderam meu problema foi porque nasci com os vasos que riga sangue na retina muito restrito, então com o passar dos anos minha retina foi pretejando ao redor. Gostaria muito participar das pesquisas, tenho muita fé que um dia voltarei enxergar com amplitude e voltar a fazer as minhas atividades profissional como Educador Físico.

Boa tarde! Gostaria muito

Boa tarde!

Gostaria muito que meu namorado participasse desse quadro de pacientes para esses desde, pois ele é revoltado por causa dessas doença e não aceita, se necessário gostaria que vocês me respondem esses e mail , e se em Belo Horizonte, já tem médicos com esse conhecimento da cirurgia com a célula tronco.
Desde de já agradeço

BOA NOITE, PRECISO SABER ONDE

BOA NOITE, PRECISO SABER ONDE MEU IRMÃO PODE TRATAR DE RP POIS A ANOS ELE SOFRE DISTO , SÓ QUE HOJE MORA EM MIAMI , ALIAIS FOI PRA LÁ ACHANDO QUE IA SER CURADO ,isto já fdaz 28 anos , hj esta com 52 , MAS ATE HJ NÃO CONSEGUIU NADA , POR FAVOR TENTEM ME AJUDAR , DESDE JÁ AGRADEÇO

boa noite meu esposo tem

boa noite meu esposo tem retinose pigmentar ele tem 43 anos e nos últimos 06 meses a visão está pior o olho esquerdo praticamente perdeu a visão o olho direito tem um pouco ainda, preciso de mais informações no que diz respeito as pequisas alguns médicos falam que a pesquisa esta avançada outros dizem que não, preciso de ajuda por favor.
obrigada

Boa tarde, Gostaria de saber

Boa tarde,

Gostaria de saber se posso levar a minha mae para uma avaliação. Ela perdeu a visão e já fez varias cirurgias mas ainda não conseguiu enxergar de nenhum olho.

Podem nos ajudar?

Bom dia, tenho 31 anos e vou

Bom dia, tenho 31 anos e vou completar 32 agora em 16 de Dezembro, sou diabética a partir dos meus 11 anos de idade ao longo do tempo fui crescendo sem dar muita importancia para o que eu tinha, fui levando a vida na curtição sem pensar nas consequências o que isso poderia me causar mais tarde.
Minha mãe foi quem descobriu que eu estava com diabetes ela ela é enfermeira e logo me levou ao pediatra onde foi constatado que eu estava realmente diabética herança da família materna, mas enquanto minha mãe tinha as rédias nas mãos ela me limitava das coisas que eu não podia, mas depois que fiquei de maior achei que podia fazer tudo, hoje apenas tenho retinopatia-diabética no olho esquerdo e no olho direito apenas vejo vultos, e para completar faço hemodiálise 3 vezes na semana.
Mas posso dizer que sou feliz com todos esses problemas por que se estou nessa situação é por pura exclusiva culpa minha pois se tivesse feito o correto o que foi explicado e orientado não estava passando por isso mas tudo bem eu sou forte e DEUS está comigo por isso lendo essa reportagem sete uma esperança nascendo com cores novas tendo una oportunidade dever a beleza do mundo com todos os detales , gostaria de alguma forma poder ser voluntária a experimentar o tratamento com células-tronco na visão, se for possível ficaria imensamente feliz. Desde já agradeço a vocês por nos dar essa oportunidade de sabermos que ainda podemos ter alegrias em nossas vidas e que a ciências dos homens ainda nos curão ; Meu muito OBRIGADO.

Boa noite tenho uma filha que

Boa noite tenho uma filha que levou um tiro na cabeça, ficando cega das duas vista. gostaria de saber se tem alguma informação sobre a realização de uso de de celulas tronco para o tratamento dela,hoje ela esta com 41 anos tem 18 ano que sofreu este acidente ,aguardo anciosamente esta resposta

Meu pai tem um problema no

Meu pai tem um problema no nervo óptico, e por isso está com visão subnormal. Sei que a pesquisa de vocês está ligada a retinose pigmentar, mas será que, para ele, a utilização das células tronco poderia melhorar a visão dele? Vocês sabem de alguma pesquisa específica ligada a recuperação do nervo óptico? Se sim, gostaria de saber como poderia habilitá-lo a participar como paciente do programa de pesquisa.

Boa tarde!!! estou com 43

Boa tarde!!!

estou com 43 anos, decobri que tenho retinose aos 30 anos, estou preocupada com o meu caso, pois sinto que cada vez mais esta dificil enxergar direito, tentei achar medicos para me ajudar ate em londres, mais sem sucesso, gostaria de participar das pesquisas com celulas tronco, desde ja agradeco

oi tenho 49 anos descobrir

oi tenho 49 anos descobrir com 22 anos que tinha retinose pigmentar,gostaria muito de participar das pesquisas,tenho um pouco de visão noturna,o dia e melhor por favor, me chama para as pesquisas,agradeço.

oi tenho 49 anos descobrir

oi tenho 49 anos descobrir com 22 anos que tinha retinose pigmentar,gostaria muito de participar das pesquisas,tenho um pouco de visão noturna,o dia e melhor por favor, me chama para as pesquisas,agradeço.

Boa trade!!!! Meu nome é

Boa trade!!!!
Meu nome é Marcia e meu marido Geraldo perdeu a visão esquerda totalmente devido a um descolamento de retina, apesar de ter feito inúmeras cirurgias para recuperação da mesma. Assisti a reportagem da rede Record de células tronco e vi uma luz no fim do túnel p/ ele, que infelizmente entrou em depressão devido a esta perda de visão.
Sou totalmente leiga no assunto e gostaria de mais informações a respeito e também como faço p/ contatar os médicos de Goiânia.
Somos de Juiz de Fora - MG e ficaremos aguardando uma resposta p/ minha pergunta.
Obrigada e fiquem com Deus.
Marcia.

Boa tarde! meu filho aos 9

Boa tarde! meu filho aos 9 anos teve descolamento total de retina, hoje ele está com 15 anos. Esse tratamento poderia ajuda-lo a voltar a enxergar?
Aguardo ansiosa a sua resposta.
Muito obrigado!

Boa Tarde, Meu nome é Ronaldo

Boa Tarde,
Meu nome é Ronaldo Azevedo e gostaria de saber se vc's fazem tratamento de visão por celula tronco.
Muito obrigado.

Você precisa de um

Você precisa de um empréstimo, se sim aplicar agora em companhia de empréstimo padrão, você pode entrar em contato conosco através do email:

teremos o maior prazer em ouvi-lo.

oi ! boa noite ,eu tenho um

oi ! boa noite ,eu tenho um sobrinho de 25 anos que sofre dessa doeca RP gostaria de saber como fazer pra ele entrar na litra de voluntarios para pesquisa com celulas tronco/ por favor ajudi-o ele ainda e tao jovem ,mim doe ve-lo ficar tombando nas coisas dentro de casa , e so sair de casa se for alguem junto com ele.aguardo uma resposta o mais brevi possivel obg

Att. Oi,como faço para levar

Att.
Oi,como faço para levar minha mãe,ela tem 57 anos e tem uma doença rara e por o que li por aqui parece ser mesma doença dela,até tenho o nome dado por outro medico aqui do estado RS,sou de Jaguarão,hj ela tem 5% da visão no olho direito e como diz aqui conta dedos no esq.,apresenta maculopatia cicatucial secundaria a presença de membrana neovasculas submacular...
Desculpa,se esta mal escrito,pois isso retirei do laudo que tenho em mão junto c tds os exames,mas ainda tenho esperança de ver ela pelo menos com mais animo de viver pois minha mãe é linda e tem uma tristeza diária.
Desde já mto obrigada e aguardo resposta.

Bom dia, meu cunhado está

Bom dia, meu cunhado está cego por deslocamento da retina e a mesma também rasgou ,queria saber se é possivel a sua recuperaçao a quem devemos recorrer,pois já tentamos de tudo.

Bom dia! Tenho uma filha que

Bom dia!
Tenho uma filha que perdeu a visão do olho direito por descolamento de retina a 15 anos hoje ela tem 25 anos, gostaria de saber se com as células troncos há alguma esperança para ela uma vez que o olho dela mudou de cor e é preciso usar lentes terapeutica para ela se sentir menos constrangida ,pois ela não conforma em viver deste jeito so vive deprimida.
obrigada!

Olá, Oferecemos empréstimo

Olá,

Oferecemos empréstimo para indivíduo (s), as empresas e cooperar corpos em 3%
a taxa de juros. O valor mínimo que você pode tomar emprestado é de R $ 5.000,00
para US $ 5.000,000.00, USD.

e-mail, todas as respostas devem ser enviadas para
Empresa E-mails: davidalexloancompany22@gmail.com
para a implementação urgente de completar as informações abaixo.

Nome completo .......
Endereço casa ....
Gênero ..........
Telefone: .........
Móvel ..........
País ..........
Montante necessário ......
Empréstimo Duração: .........
Necessidade de o pedido de empréstimo ......

Uma vez que a candidatura for bem sucedida, você receberá o nosso
condições de empréstimo e de acordo com o calendário de pagamento

Atenciosamente,
E-mail: davidalexloancompany22@gmail.com
Sr. david alex

oi boa noite dr julio tenho

oi boa noite dr julio tenho um irmao que tem rp e fiquei interessada por essa pesquisa, queria saber se meu irmao pode participar da pesquisa
obrigada

Olá minha mãe também sofre

Olá minha mãe também sofre desta doença.
Se houver alguém que conheca ou saiba de algum médico e /ou tratamento, mesmo que
seja paliativo, por favor podem me retornar por email. Somos de Porto Alegre/RS e também
precisamos de ajuda! Fico aguardando!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
2 + 9 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6