Ceratocone e Cirurgias

É grande o número de pacientes diagnosticados com ceratocone que procura por alternativas cirúrgicas que possam resolver esta patologia. Embora hoje em dia seja possível contar com técnicas menos invasivas como implante de anéis intraestromais ou intracorneanos e mais recentemente com o crosslinking de colágeno de córnea com riboflavina, e também embora hoje em dia as técnicas cirúrgicas de transplante de córnea estejam muito evoluidas, é grande a desinformação em relação a estas alternativas.

Os mais experientes especialistas sabem que as alternativas para o ceratocone devem passar obrigatoriamente pelos métodos mais simples e não cirúrgicos, como a prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato quando estas alternativas forem possíveis. A correta indicação cirúrgica dos métodos menos invasivos deve obedecer alguns preceitos básicos, como a constatação inequívoca de progressão real da patologia e da idade do paciente, assim como a paquimetria (espessura da córnea) e a ausência de leucoma ou nébulas (opacidades corneanas) causadas por hidropsia ou pelo uso inadequado de lentes de contato, ou pelo uso de lentes de contato de qualidade sofrível.

A indicação de transplante de córnea ou ceratoplastia deve ocorrer também obededendo alguns preceitos específicos, como a presença de opacidades corneanas (leucoma ou nébula), casos de evolução extrema onde lentes não ofereçam uma acuidade e qualidade visual aceitável ou que as lentes não possam ser adaptadas.

Hoje em dia existem lentes que podem ser adaptadas mesmo nos casos mais extremos, desde que seja viável a acuidade visual obtida. As lentes Ultracone Advanced, Mini-Esclerais e Semi-Esclerais podem ser adaptadas com sucesso mesmo em casos de curvaturas acima de 70 dioptrias.

Outra indicação para alternativas cirúrgicas seja as menos invasivas e o transplante de córnea principalmente está naqueles pacientes inaptos a colocar e retirar lentes de contato, que não podem usar óculos. Pacientes que não tenham condições físicas, mentais ou que por uma questão sócio-econômica e cultural não possam ter uma higiêne e assepsia garantida para manipular lentes também são contra-indicados para adaptação e podem ter indicação para o transplante de córnea.

Um fato que é lamentável, embora seja comum, é o fato de o paciente recém diagnosticado com ceratocone tenha a informação de que é candidato (futuro) ao transplante de córnea. Muitos pacientes desinformados pensam que um dia eles terão que submeter-se ao transplante de córnea, o que é uma informação absolutamente equivocada. Atualmente com a atual tecnologia dos fabricantes de lentes RGPs em geral, é possível adaptar lentes em casos desde os iniciais aos mais avançados, e o ceratocone tende a estabilizar a partir dos 25 anos do paciente. Entre os 30 e os 40 anos deve haver a estabilização completa da evolução do caso em até mais de 90% dos casos. Cerca de 10% ou menos terão necessidade real de transplante de córnea, desde devido aos problemas citados anteriormente.

Por outro lado, os cirurgiões de córnea experientes em ceratoplastia sabem que o ideal é que o paciente aguarde o maior tempo possível para o transplante de córnea, pois quanto maior for a idade do paciente há uma redução significativa dos índices de rejeição e o paciente terá mais chances de aproveitar a córnea doada até o final de sua vida. Transplantes precoces, "podem" gerar a necessidade de um novo transplante depois de 20 ou 30 anos, dependendo do caso. Em alguns casos não existe outra alternativa, assim o paciente deve fazer revisões ao menos uma ou duas vezes por ano com o seu oftalmologista, realizar exames de microscopia especular para contagem de células endoteliais e observar a transparência da córnea (enxerto).

Felizmente as técnicas de transplante de córnea tiveram uma grande evolução nesta última década, e os atuais métodos permitem em alguns casos uma recuperação mais rápida e resultados cada vez melhores. Para citar a ceratoplastia lamelar, a penetrante e finalmente o Intralase possibilitam resultados cada vez melhores. Os bancos de olhos do país também estão melhorando a cada dia o sistema de captação de córneas, as técnicas de enucleação e de conservação de córneas também tiveram um aumento de qualidade com a adoção de novas práticas orientadas por protocolos mais cuidadosos. A conscientização da população quanto a necessidade de doar orgãos também é maior hoje, possibilitando que vidas sejam salvas e que a visão possa ser reestabelecida a muitos que precisam.

É importante salientar que o ceratocone não é a única patologia que pode levar um paciente ao transplante de córnea, existem outras distrofias da córnea que tem indicação de transplante ou da adaptação de lentes de contato especiais RGPs esclerais ou semi-esclerais.

É importante tranquilizar os pacientes diagnosticados com ceratocone de que existe uma luz no fim do túnel, e que esta luz não é um trem vindo em sua direção. Não importa em que estágio esteja, há uma alternativa de tratamento e a procura por oftalmologistas especializados nesta patologia nem sempre é fácil.

Há excelentes médicos oftalmologistas que atuam em outras sub-especializades, felizmente eles geralmente indicam o paciente para um colega que domina esta sub-especialidade da reabilitação visual de ectasias corneanas como o ceratocone.

Por: Luciano Bastos *
Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos - Porto Alegre

*Luciano Bastos é Diretor de tecnologia do IOSB, especialista em design, fabricação, modificação e adaptação de lentes de contato especiais para reabilitação visual de pacientes com córneas irregulares, tais como ceratocone, seqüelas de cirurgia refrativa, pós-transplante de córnea e pós-trauma.

Fonte: http://ceratocone-tratamentos.blogspot.com/2009/03/ceratocone-e-cirurgia...

Comentários

OI Tenho ceratocone nos dois

OI
Tenho ceratocone nos dois olhos em 2000 fiz implante de anel de ferrara so que em 2009 saiu do olho direito tive que retirar o anel o medico me aconselhou a fazer o transplante de cornea o que fiz em 2010 ,só que tive que usar oculos sem ele não enchego quase nada gostaria de saber com essa patologia sou considerada deficiente visual ? Aguardo uma resposta

gostaria de saber se quem

gostaria de saber se quem possui ceratocone nos dois olhos é portador de deficiência visual.

olá gostaria de saber se quem

olá gostaria de saber se quem tem ceratocone é considerado portador de necessidades especiais - deficiente visual?

desde já agradeço

tenho ceratocone e gostaria

tenho ceratocone e gostaria de saber se me enquadro com deficiente visual. desde ja agradeço

Fiz implante de anel retrata

Fiz implante de anel retrata a 2 semanas mas minha visão piorou muito não acredito que paguei tão caro em nada queria saber se é normal por favor me respondam obrigado .....

Olà pessoal. Para os maus

Olà pessoal.

Para os maus informados tem vários tipos de tratamentos para o ceratocone eles são:

Em primeiro caso para o ceratocone inicial usa-se 1º: o uso de óculos
2ºlentes de contato RGP (Rígidas gás permeáveis).
3º tratamento Cross link.
4º lentes de contato Ultra cornes.
5º implante do anel ferrara
E em ultimo caso 6º transplante de córnea (apenas 5% dos pacientes com ceratocone vão necessitar de um transplante de córnea).

então é isso pessoal...á varias alternativas.

Meu nome é nilton tinha o

Meu nome é nilton tinha o ceratone nas duas vistas fiz o transplante em 1998 no olho direito deu baixa contagem de celulas o olho esquerdo com a lente especial tenho 100% de visão no olho direito com a baixa contagem de celulas baixou do incio do transplante de 69% para menos de 25% o que posso fazer? será que existe doutor tratamento com celulas tronco para o olho transplantado com baixa contagem de celulas eo que fazer quando munha médica quer mexer no olho que eu dependo dele para trabalhar dirigir meu carro e fazer tuido que preciso, pois tenho medo de mexer nele fazendo um transplante ou até mesmo se tiver condição, conforme ela me falou de fazer o anel de Ferrara no olho esquerdo o que acha doutor o que devo fazer?

Tenho ceratocone com avanço,

Tenho ceratocone com avanço, fui para o Bos de Sorocaba com encaminhamento de outra clinica daquida região mas como a cirugia o custo o plano de saude não cobre, que seria a cirugia de O crosslinking (anel de ferrara) e o custo ficou muito alto para mim e a empresa me encaminhou para uma clinica que realizava essa cirugia mas ela tambem disse que o meu planto não cobre e mandou eu me virar com o outro olho tem uma deficiencia de 1,50, e queria saber sobre esse assunto deste problema ser considerado deficiente visual se assim for vou me encaminhar para outra empresa que tem um plano de saude melhor e que cobre essa cirugia se for considerado deficiente, sem mais fico aguardando resposta anteciosamente

tenho ceratocone fiz um

tenho ceratocone fiz um exame TOPOGRAFIA resultado deu no olho direito astigmatismo irregular assimetrico medindo 56.2 D no seu ponto mais curvo , astigmatismo central medindo 8.0 D a 100 no olho esquerdo astigmatismo irregular assimetrico medindo 55.3 D no seu ponto mais curvo,astigmatismo central medindo 6.6 D a 72 Quero saber por voçes ate ir ao meu medico se vou fazer cirugia ou se tem algo que possa ser feito como lentes igual quem faz para cataratas MUITO OBRIGADA

Tenho Ceratocone e Glaucome,

Tenho Ceratocone e Glaucome, em uma vista já estou com a visão muito abaixo do normal, faço tratamento do glaucoma a base do colírio combirgan, e vou sempre no médico para verificar se a doença está estabilizada, no caso está sem progressão da doença.
Agora já o ceratocone, estou em tratamento a base de lentes de contato rígidas, a visão fica perfeita, cores mais vivas, reluzentes etc...porém estou com um sério problema, não consigo me adaptar, pois incomoda demais.
Marquei uma consulta para conversar com minha Drª, pois pretendo fazer a famosa cirurgia de anel de ferrara, que é uma tecnica inovadora, porem estou com receio, pois como tenho glaucoma e acho que essa doença vai impedir de fazer este implante.
Minha consulta está marcada para 13/05/10 quinta feira, na sexta feira vou postar novamente, pois a médica que eu vou é de extrema competencia, especialista em glaucoma e ceratocone.
Espero poder ter ajudado alguns de vcs! E se Deus quiser, ficarei curado, pois creio nele sempre!!
Att.
Diego Monteiro

tenho glaucoma gostaria de

tenho glaucoma gostaria de saber quais são minhas possibilidades de voltar á enxergar após transplante de cornea, pois meus médicos me desanimaram?

Tenho 41 anos ,tenho alta

Tenho 41 anos ,tenho alta miopia e astigmatismo.Usei óculos por um bom tempo e paasi para lente de contato gelatinosa, mas observei que estava perdendo a visão, principalmente no olho direito e minha ex médica, disse que não havia o q fazer.
Resolvi mudar de oftalmologista e descobri q estava com ceratocone e apenas com 10% da visão no olho direito.
Após muitas informações, descbri q poderia fazero implante do anel intracorneano, fiz a cirurgia em ambos os alhos, há quase 3 anos. Recentemente,foi diagnosticado glaucoma em ambos os os olhos, sendo que o direito esta mais afetado e também veio a presbiopía.
Meu oftalmologista receitou um colírio, de nome XALACOM, om quql nõa deu certo, as reações foram fortes, pois tomo remédio para pressão alta, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade.
Se dependesse de mim, eu iria para um transplante,mas meu médico diz que não há necessidade.

Tenho uma filha de 31 anos

Tenho uma filha de 31 anos com ceratocone, foi a vários médicos, mas como o ceratocone dela é progressivo dizem que não tem como usar óculos, ela tem 10% em uma vista e 30% em outra.
Ela é jovem e bonita mas anda triste pois não consegue trabalhar, fomos informada que o caso dela é para transplante mas é uma maratona, foi num posto de saúde e tem que ficar aguardando eles marcarem no banco de olhos, mas não tem previsão.Ela ficou meio sem esperança pois talvez quando conseguirem a vaga ela disse que não vai adiantar mais devido ser progressiva.
Grata, aguardo resposta.
Liége

Ola , Procure pelo BOS

Ola ,

Procure pelo BOS Sorocaba

Abraço

Renato

Ola Liege nao deixe sua

Ola Liege nao deixe sua filha desanimar tenho ceratocone desde os 17 anos e ja realizei aqui em Salvador o transplate da conea do olho direito com sucesso.Ela usa lentes de contato? Eu uso em ambos os minhas funçoes profissionais com muita tranquilidade e tenho desempenhado. É fundamental que ela seja acompanhada por um especialista , não sei em qual cidade vc vive porém sugiro que procure a sociedade de oftalmologia de sua cidade para que eles lhe orientem melhor . Boa sorte!

Olá Liege, vc é de que

Olá Liege, vc é de que estado? Quando descobri o meu ceratocone tinha basicamente a mesma proporção de visao de sua filha, ja fiz um transnplante e estou caminhando pra outro, meu tratameto é feito todo am Anapolis/GO, no Hospital Oftamologico de Anapolis.Boa sorte e bom tratamento

fiz transplante de cornea a

fiz transplante de cornea a seis meses e ainda não vi melhora nenhuma será que estou mal informada tenho muito medo da cirurgia não ter dado certo

Voce deve ter sido informada

Voce deve ter sido informada pela seu medico que o processo de cicatizaçao da cornea é lento e posterormente tera que usa lentes de contato para melhorar a sua visao .

Olá...tenho ceratocone

Olá...tenho ceratocone diagnosticado já a três anos, desde então sempre buscando informações que possam de alguma maneira contribuir para o meu bem estar. No entanto uma dúvida caminha comigo durante este tempo:

- Pacientes com ceratocone são pacientes com VISÃO SUBNORMAL?
- Somos considerados deficientes visuais legalmente?

Pois já vi casos e casos, acredito tbém que seja uma dúvida de muitos...

Se por ventura puderem me ajudar respondendo mais essa questão em minha luta diária contra o ceratocone...ficarei muito agradecida...

achei interessante o conteúdo

achei interessante o conteúdo desta página descobri hj q tenho ceratocone ja estou mas tranquila pq com esses tratamentos citados corre se menos risco de se perder a visao.10

doutor gostaria de saber se

doutor gostaria de saber se existe algum tipo de tratamento pra quem tem glaucoma congenito, tenho uma filha que tem essa doença, o médico falou que ela não pode fazer o transplante de côrnea,porque ela tem uma cicatrização muito rápida e a pressão não abaixa, ela tem dois tubo no olho, um de ramed e molteno não esta rsolvendo estou desesperada. o que o senhor tem a me dizer sobre isso doutor, estou a procura de tratamento, ajuda, pois ela só tem 14 anos. achei muito interessante esse documentário, sabre transplante de córnea pra quem tem problema de glaucoma. um abraço a todos e que todos os médicos continua assim procurando mais sobre esse tratamento.

Fiquei muito feliz em saber

Fiquei muito feliz em saber que ja existe outros tratamentos para o ceratocone, tenho 41 anos e venho buscando uma maneira de resolver meu problema de visao a anos,busquei a cirurgia mas os medicos dizem que é de risco e que devo aguardar.Agora com este tratamento a base de vitamina B2 acredito que é um excelente caminho para a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas.Vou buscar mais informacoes e tratamento.Bom trabalho a todos os estudiosos desta area.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
12 + 4 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6