Manú, a menina baiana que foi para a China, já tem progressos no tratamento com células-tronco

A menina Manú, que nasceu com uma atrofia do nervo óptico, conseguiu, através dos esforços dos seus pais Jackson e Luciana, em campanha que pôde contar com a solidariedade de muita gente da Bahia e do restante do Brasil, carimbar a sua passagem, na companhia dos pais, para a China, em busca de um tratamento, que cada vez mais tem demonstrado mais sucessos na restauração do nervo óptico e da visão.

Mais do que isso, Manú tem conseguido, um mês após a sua viagem, conquistar progressos animadores. Após a aplicação inicial de células tronco, a pequena já responde a estímulos luminosos, coisa que não conseguia fazer antes de ir para China. Ficamos muito felizes ao receber tal notícia de Luciana, sua mãe, que nos enviou também uma reportagem feita com eles, pelo Jornal El Mundo, que fora publicada no dia 20 de setembro e que traduzimos e transcrevemos logo abaixo.

O Hospitalda cidade nº 8, construído nos subúrbios da cidade de Qingdao, não tem nada a invejar dos centros médicos ocidentais, a não ser pelas janelas de cobre, que produz a sensação de estar em uma filial bancária. Os dois últimos andares do complexo, ocupados pela empresa Beike Biotech, são rotulados como de serviço VIP. Antes de entrar, como todos os visitantes, o jornalista deve assinar uma declaração em que se compromete a não gravar as conversas, nem fazer perguntas aos pacientes e médicos sem autorização, além de estar sempre acompanhado por alguém da Beike.

Passadas as burocracias, la dentro a unidade parece uma delegação da ONU: EUA, Romênia, Venezuela, Japão, china... - todas as portas dos quartos são identificadas com o nome dos Pacientes e da bandeira de seu país de origem. No da pequena Manuela dourado, de 15 meses, está pendurada a bandeira do Brasil. É seu pai, Jackson, que direciona entusiasmado a luz de uma lanterna em seus olhos. A menina cobre a cara e faz uma cara divertida em princípio, e depois se incomoda pela intensidade da luz. Há um mês Manuela não se pertubaria pelo estímulo da luminosidade. A pequena nasceu com uma hipoplasia do nervo óptico, uma doença congênita muito rara, que causou-lhe a cegueira.

“Basicamente, os olhos têm a capacidade de ver, mas a imagem não chega seu cérebro”, explica Luciana, sua mãe.

Em Salvador, na Bahia, a cidade brasileira de onde vem a família, não encontrou nenhum médico que desse o mínimo de esperança. A menina, diagnosticada por eles, seria cega pelo resto da vida.

Até agora, os olhos de Manuela já reagem quando são submetidos à luz direta. Se tudo evoluir como previsto, logo poderá distinguir grandes volumes. E quem sabe algum dia poder contemplar as lágrimas que deslizam hoje pela face de sua mãe, emocionada com os seus progressos.

O responsável pelos olhos de Manuela começarem a ganhar vida é uma técnica revolucionária que se pratica somente neste hospital chinês. Um tratamento experimental com células-tronco que faz com que centenas de pais, no mundo inteiro, fechem os olhos para a opinião da comunidade científica internacional – espertos que mostram a sua crença no sucesso da terapia e percorrem milhares de quilômetros a procura de um milagre para as suas crianças.

Pelo nobre prédio do hospital da Cidade nº. 8, passou o Britânico, Dakota Clarke, de 3 anos, e Macie Morse, americano que acaba de completar os 16. O exemplo de Macie Morse é um dos mais espetaculares. Após viver durante 15 anos praticamente na obscuridade, sem poder apreciar luzes e sombras mais do que tímidas, viu o amanhecer após sua passagem pela China, em julho de 2008.

“Eu comecei a ver as letras dos livros, a cor dos olhos das pessoas e a diferenciar detalhes”, conta a própria Macie, na conversa telefônica com a reportagem, de sua casa no estado do Colorado. Sua melhora havia sido tanto, assegura, que pôde inclusive conseguir permissão para dirigir um carro.

“Sempre disse que, se algum dia conseguisse ver, a primeira coisa que faria seria dirijir”, disse.

Evidentemente, a adolescente e seus familiares são firmes defensores da terapia que lhe devolveu o sentido da vista. Para o hospital, ele só tem elogios.

“Fizeram-nos sentir como em casa, as enfermeiras eram muito amáveis, fizemos muitos amigos ali”, disse Macie.

Traduzido de: http://www.elmundo.es/suplementos/.../1253397605.html

Comentários

Olá, fiz uma cirurgia para

Olá, fiz uma cirurgia para retirada de um meningioma esfeno orbitário em julho de 2014 e como sequela tive atingidos o III, IV e VI nervos e ptose total do olho direito, sem muito progresso com fisioterapia e acupuntura, esse tipo de tratamento poderia me ajudar na recuperação? Obrigada.

Olá. O meu nome é Beatriz

Olá. O meu nome é Beatriz Trianoski, tenho 18 anos. Quando tinha 03 meses minha família notou que eu não focava, tinha nistagmo e não acompanhava objetos com o olhar. Fomos em vários oftalmologistas, não tínhamos diagnósticos, todos diziam que não sabiam qual era a patologia, uma sugeriu que eu colocasse botox, outro deu hipótese de Amaurose Congênita de leber. Mas da última vez que fui na oftalmologista recebi o diagnóstico de Hipoplasia do nervo óptico. Não encontrei mais pessoas no Brasil com o mesmo problema nem muitas informações. Se alguém tiver informações sobre isso ou se alguém tiver a mesma patologia entrem em contato. Biatrianoski@gmail.com ! Passei a vida inteira achando que tinha uma outra patologia, é muito recente . Ah, já ia me esquecendo, eu tenho um pouco de visão. Beijos!

procure um oftalmo em SP, Dr

procure um oftalmo em SP, Dr Merson Fernandes 32144221. Minha filha tem hipoplasia e é paciente dele.

Tenho um filho com o mesmo

Tenho um filho com o mesmo problema da manu gostaria de saber se tbm posso conseguir esse tratamento pra ele?

Não fazem este tratamento no

Não fazem este tratamento no Brasil, somente na China.Site do Beike Biotechnology/Hospital na China
http://tratamentocomcelulastronco.com/disfuncoes-visuais/

Boa noite Minha filha tem 08

Boa noite

Minha filha tem 08 anos de idade e ha um ano e seis meses foi detectado Craniofaringeoma, foi realizada uma primeira cirurgia para retirada parcial em fevereiro de 2014, acompanhando o processo foi constatado em seis meses um crescimento de 6 centímetros, então, foi preciso uma segunda cirurgia que foi realizada no dia 04 de agosto de 2014, desde o descobrimento ela foi perdendo a visão e depois do primeiro processo cirúrgico, foi perdido total de sua visão. Nos dias de hoje, estamos fazendo exames de rotina para acompanhamento do tumor e os médicos acharam melhor um procedimento de radioterapia, pois ele vem crescendo novamente. pois depois da ultima cirurgia ela perdeu a visão, pois o tumor ja tinha rompido o nervo óptico do olho esquerdo e danificou o nevo óptico de olho direito segundo o medico que fez a cirurgia o nervo óptico do lado direito continua la mais não esta funcionado

No cado de minha filha poderia ser aplicado celas trocas?

E no brasil a local especializado neste caso apresentado ?

Meu nome é Ana luiza, tenho

Meu nome é Ana luiza, tenho 16 anos e moro em Taubaté-sp. Descobri que tenho Hipoplasia Do Nervo Óptico faz apenas um ano.
Depois de passar por exatos 8 oftalmologista (cada um dava um diagnóstico diferente) desde os meus 6 anos de vida apenas um que no caso foi o último me recomendou que eu fosse até à cidade de São Paulo pra uma consulta com um Neuro Oftalmologista. E foi em São Paulo que descobri o que tenho. Não sei quase nada sobre a doença, minha fixa meio que ainda não caiu que tenho uma doença rara. Eu tenho sérios problemas na escola por causa da visão e sempre me limito a fazer várias coisas que eu gosto por causa sa visão. Eu realmente estou disposta à ser 'cobaia' para novos tratamentos e quero muito poder enxergar melhor.

Não fazem este tratamento no

Não fazem este tratamento no Brasil, somente na China.Site do Beike Biotechnology/Hospital na China
http://tratamentocomcelulastronco.com/disfuncoes-visuais/

OLA GOSTARIA MUITO DE SABER

OLA GOSTARIA MUITO DE SABER MAIS NOTICIAS DA MENINA MANU SE ELA ESTA ENXERGANDO E QUANTO TEMPO DUROU SEU TRATAMENTO MINHA MÃE ESTA A 4 ANOS SEM ENXERGAR QUE DEUS ABENÇOE A QUEM PUDER ME DAR ESSSA INFORMAÇÃO ...

Tenho uma filha de 27 anos

Tenho uma filha de 27 anos que ficou cega aos 17.O problema dela foi um pseudo tumor e consequentemente uma atrofia no nero óptico.Gostaria de saber mais sobre o endereço e contato desse hospital na China, parece ser nossa única esperança, pois hoje ela tem uma linda filha de 5 meses e o sonho dela é enxerga-la.se preciso for, faço uma campanha para levar minha filha a este hospital e realizar o seu grande sonho de voltar a enxergar.Agradeceria demais se alguém me desse esse contato.Obrigado

O seu caso é idêntico a da

O seu caso é idêntico a da minha esposa, meu sonho e conseguir fazer minha esposa voltar a enxergar. Você conseguiu entrar em contato com esse hospital? Eles são sérios? Vocês conseguiram algum resultado. Torço por vocês, aguardo uma resposta.

É uma ótima notícia e uma

É uma ótima notícia e uma esperança, para pessoas que. como eu, padecem de glaucoma.
Essa doença me consome há mais de vinte e cinco anos, e agora se apresenta de forma mais grave, consumindo parte da minha visão.
Fui submetido a cirurgia de trabeculectomia, na tentativa de controlar melhor a doença, já que os colírios pouco estão resolvendo.
O resultado, pelo menos inicial, foi mais perda de visão.
Gostaria de saber o endereço desse hospital na China, para quem sabe, dependendo dos custos, buscar solução para meu caso.
É lamentável que no Brasil não existam iniciativas como ocorre na China.

Tenho claucoma em estado

Tenho claucoma em estado avançado, principalmente no olho esquerdo.
Gostaria de saber do endereço do hospital, para possívels contatos.
Grato.

Gostaria de saber como é

Gostaria de saber como é feito esse tratamento com célula tronco? E se alguém tem o Endereço ou o telefone de contato do hospital na China, pois tenho um filho com a idade de 5 anos e descobri a pouco tempo que ele tem Hipoplasia com atrofia do nervo óptico. quando descobri fiquei desesperada pois os médicos não me deram nenhuma esperança de cura. Apos varias pesquisas na internet descobri que existe esse tratamento com células tronco. Gostaria de mais informações sobre o assunto.
Desde já agradeço a quem puder me passar essas informações.
Bjus.

Gostaria de saber o endereço,

Gostaria de saber o endereço, algum contato desse hospital, pois tenho um filho de 5 anos que tem Hipoplasia com atrofia do nervo óptico. Quando soube fique desesperada pois os médicos não me deram nenhuma esperança, apos pesquisas na internet descobri esse tratamento com células troco. E fiquei super entusiasmada. Gostaria de algumas informações sobre o procedimento. Desde já agradeço que puder me fornecer esses dados. Bjus.

gostaria de obter o endereço

gostaria de obter o endereço do hopital na China, poi já perdi pelo glaucoma 80% da vista direita e 20% da esquerdo.

gostaria que me dessem o

gostaria que me dessem o endereço do hospital da china, pois tenho glaucoma e perdi 80% da vista direito e 20% da esquerda.

REALMENTE E ALGO MARAVILHOSO,

REALMENTE E ALGO MARAVILHOSO, MAS MAIS MARAVILHOSO AINDA SE AQUI NO BRASIL COM A MEDICINA DA USP QUE ATENDENTE COM EXCELENCIA PODERIA FAZER ALGO PELO SEUS PACIENTES SUBMENTENDO-OS A ESTE TRATAMENTO, FICA A PERGUNTA: QUANDO???? ESPERO QUE DEUS TOQUE UM DELES COM SEU PODER E COMEÇE LOGO ESTES TESTES. MEU MARIDO DEVIDO A UMA MAVs TEVE A PERDA DA VISÃO AOS 31 ANOS, HOJE COM 36 A VIDA PARACE NÃO TER SENTIDO, MAS EU CREIO EM DEUS E NA MEDICINA QUE UM DIA ELE VOLTE A ENXERGAR E RECUPERAR A ALEGRIA DE VIVER, GRATA

Alguem tem noticias se ela ja

Alguem tem noticias se ela ja estah enxergando?

alguem tem NOTICIA DA MENINA

alguem tem NOTICIA DA MENINA MANU?

Oi! Gostaria muito que me

Oi! Gostaria muito que me ajudassem a descobri o endereço do hospital da China, pois o meu filho de 16 anos é cego do olho esquerdo e gostaria muito de fazer o tratamento com células tronco, quem sabe volta a enxergar, ele tem atrofia no nervo óptico.

Gente, que ótima notícia

Gente, que ótima notícia hein? Acredito muito nas células tronco. Tomara Deus que as pesquisas avancem cada dia mais e que a Manú venha a enxergar cada dia melhor com a ajuda delas. Bjos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
2 + 8 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6