Quando o Jaws está lendo em outro idioma

Um dentre os vários problemas que encontrei quando comecei a utilizar o Jaws constantemente, como única forma de ler textos e navegar na internet, foi o de eventualmente me deparar com o Eloquence “falando” com o sotaque de outra língua. Na maioria das vezes em um sotaque gringo de língua enrolada, ou, às vezes, em um sotaque espanhol de língua presa. E o pior é que, em muitos destes momentos desagradáveis, se tratavam de sites brasileiros em língua portuguesa. E, mesmo que, eventualmente, se tratasse de site americano, o tal sotaque continuaria sendo insuportável, pois, apesar do texto ser em inglês, a leitura normal (sem sotaque) possibilitaria a sua compreensão para quem entende um pouco do idioma.

Como trabalho com desenvolvimento de sites, até entendia o porquê de tal interferência na leitura. Só não sabia como resolver. No início da codificação de um site, logo nas primeiras linhas utilizamos um atributo chamado “lang” onde informamos a linguagem que será utilizada no site. No caso do Brasil colocamos “lang=’pt-br’”, mas se tratar-se de um site americano, lá na tag html vai estar “lang=’em’”: “pt-br” corresponde ao português do Brasil e “em” corresponde ao inglês. Isso serve para, dentre outras coisas, identificar a origem do site, sobretudo para os motores de busca como o google. O que acontece é que, tal identificação serve também para os leitores de tela que irão processar a leitura de acordo com a linguagem.

Só que, para mim, tal detecção de linguagem não estava sendo interessante, pelo fato de estar sempre me debatendo com sites brasileiros que não se preocupavam em colocar o atributo lang como pt-br, fazendo com que o meu jaws me lesse com outros sotaques ilegíveis.

Como já imaginava, tal problema poderia ser resolvido. Um amigo me sugeriu que eu fizesse o seguinte para “retirar” tais sotaques. Bastava eu dar um ‘insert V’ e, logo depois, ir dando seta pra baixo até achar ‘language detection on’. Chegando aí, daria um tab até o botão executar, pressioná-lo e logo depois fechar tal janela pra resolver meus pobrema. O único detalhe é que, tal solução não será definitiva e só servirá para retirar tal detecção de linguagem apenas naquele momento.

Como, no meu caso, precisaria mesmo me livrar definitivamente da detecção automática de idiomas, procurei outra solução, a qual descrevo logo abaixo e serve para que todos os sites, independente da marcação do atributo lang, sejam lidos pelo jaws, utilizando o idioma padrão, em nosso caso, o português.

Se for o seu caso também, siga os passos indicados abaixo e, fique consciente de que absolutamente todo o texto será lido sem sotaques, inclusive naqueles sites acessíveis que utilizam o atributo lang apenas para sinalizar alguns termos de outros idiomas.

1 – Com o jaws ligado, pressione Insert + F2 e com seta pra baixo selecione Gerenciador de Configuração e dê Enter.

2 – Logo depois pressione Ctrl + Shift + D, para entrar no modo default.

3 – Pressione então Alt + S para abrir o menu Settings.

4 – Vá dando seta pra baixo até encontrar “Processamento de textos” e dê Enter.

5 – Vá dando Tab até encontrar a opção “Detectar linguagens” e desmarque esta opção (com a barra de espaço).

6 – Dê mais um Tab e desmarque a opção seguinte “Generic dialects”.

7 – Vá com Tab até o OK e dê um Enter e logo depois feche a Configuração com Alt F4. Ao ser perguntado se deseja salvar dê um SIM.

Pronto... Textos, blogs, fóruns, qualquer site, seja ele americano ou brasileiro inacessível, será lido em português prlo Jaws.

Grande abraço.

Comentários

O Amor… É difícil para os

O Amor…

É difícil para os indecisos.
É assustador para os medrosos.
Avassalador para os apaixonados!
Mas, os vencedores no amor são os
fortes.
Os que sabem o que querem e querem o que têm!
Sonhar um sonho a dois,
e nunca desistir da busca de ser feliz,
é para poucos!!”

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
8 + 4 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6