LEMBRE-SE

É essencial para o sucesso no tratamento usar os colírios nos horários exatos e da forma correta.

Clique aqui e conheça os seus direitos

Evolução do campo visual - Clique aqui

 Colírios

Colírio no olho

Por ser na maioria dos casos assintomático nas suas fases iniciais, a adesão do paciente ao tratamento, assim como à sua manutenção acaba por se tornar um desafio.

Muitas vezes por não apresentar sintomas, o paciente não consegue visualizar de forma concreta, a real necessidade de instilar 1 ou mais colírios diariamente, geralmente durante toda a sua vida.

Cabe ao profissional médico uma cuidadosa orientação ao paciente sobre o problema, assim como dos reais riscos a que está exposto, sendo este um dos mais fortes argumentos para que o paciente passe a aderir e manter o tratamento.

Todos os colírios podem inicialmente causar sensação de ardência ou queimação. Isso freqüentemente ocorre devido ao agente antibacteriano presente nas soluções de colírio e não ao medicamento antiglaucomatoso em si. Apesar de desconfortável, este não dura mais do que alguns segundos.

É importante utilizar sua medicação exatamente como seu médico a prescreveu. Por exemplo: colírios com prescrição de quatro vezes ao dia tem usualmente uma duração de ação de seis horas. Utilizando a medicação quatro vezes ao dia em intervalos regulares enquanto você esta acordado garantira uma cobertura efetiva do medicamento durante as vinte e quatro horas do dia.

Como as gotas oculares contra o glaucoma devem ser usadas em doses precisas, a maioria dos produtos é vendida em frascos especiais, e o médico explicará como devem ser aplicadas.

Em razão da absorção dos colírios pela corrente sanguínea, é importante relatar ao seu medico quaisquer outros medicamentos em utilização no momento. Alguns medicamentos podem tornar-se perigosos quando associados a outros. Pergunte ao seu medico e ou farmacêutico se os diversos medicamentos que você utiliza são seguros quando associados. A fim de minimizar a absorção pela corrente sanguínea e aumentar a quantidade absorvida pelo olho feche seus olhos por um ou dois minutos após a administração dos colírios, pressionando levemente o canto do olho perto do nariz para fechar os ductos de drenagem da lagrima.

Mesmo que todos os medicamentos possuam potenciais efeitos adversos, é importante observar que a grande maioria dos pacientes não apresenta nenhum efeito adverso.

Algumas regras a serem seguidas:

  • Ir para a próxima página (Saiba mais)
  • Ir para o menu de navegação
  • Ir para a página anterior (Cirurgias)

Copyright 2007 VEJAM.COM.BR vejam@vejam.com.br

Desenvolvido por VIRTUAL E DIGITAL