O ESTILO DE VIDA DE QUEM CONVIVE COM O GLAUCOMA

Dando continuidade às postagens que dizem respeito aos hábitos de quem convive com o glaucoma, tecerei aqui alguns comentários sobre as informações que conheço e tenho ouvido falar sobre os assuntos relacionados ao nosso estilo de vida. A verdade é que devemos estar atentos às particularidades que têm uma certa relação com o aumento da PIO ou com os danos no nervo óptico, mas não devemos esquecer que é preciso ter a consciência de que existem características subjetivas, onde cada caso é um caso, e sendo assim, o médico deve ser sempre consultado para que estas dúvidas sejam totalmente eliminadas.

Uma máxima importante, é a de que manter uma vida saudável, seja através de uma dieta controlada ou através do banimento ou controle de certos elementos prejudiciais, é uma regra que sempre deveria e deverá ser adotada por todos os indivíduos, sendo eles portadores de uma saúde de ferro, de uma saúde escassa, de problemas cardiovasculares, de glaucoma, ou com predisposição para tais.

Não precisamos de nenhuma comprovação científica ou embasamento empírico para podermos concluir que o glaucomatoso que pratica um estilo de vida saudável vai conseguir um maior controle da doença e melhores resultados no seu tratamento. Devemos somar a isso a idéia de que o portador de glaucoma, definitivamente, possui olhos mais susceptíveis a danos que podem ser provocados por agentes externos.

O estilo de vida de um glaucomatoso deve ser cercado por certos cuidados, que já foram indicados pela literatura médica, dentre os quais posso citar:

  • Praticar exercícios aeróbicos;
  • Evitar o consumo exagerado de líquidos;
  • Evitar posições em que fique de cabeça para baixo, como nos exercícios de yoga;
  • Não usar gravatas e colarinhos apertados;
  • Não tocar instrumentos de sopro com alta resistência, como trompete;
  • Evitar stress psicológico;
  • Evitar o consumo excessivo de cafeína;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de fumo;

Estes hábitos têm relação com o glaucoma comprovada por pesquisas científicas, sendo que alguns deles ainda não têm uma comprovação efetiva, inclusive existindo algumas controvérsias. No caso do fumo, por exemplo, algumas pesquisas mostram que ele está diretamente relacionado ao surgimento e progressão do glaucoma, enquanto que outras pesquisas não vêem relação nenhuma. Neste caso, em via de dúvidas, melhor crer nas primeiras pesquisas, afinal, ao se manter longe do fumo, se não for evitado um glaucoma ou uma progressão deste, irá ao menos evitar uma morte sofrida através de um câncer ou enfarte.

Em se falando de enfarte, um fator importante, que justifica a relação do glaucoma com fatores de risco também relacionados com doenças cardiovasculares, é o de que a pressão arterial está ligada diretamente com a progressão do glaucoma. Através daí pode-se entender melhor alguns cuidados que envolvem a prática de exercícios aeróbicos, evitar posições de cabeça para baixo, evitar o fumo, a cafeína etc. Para entender melhor esta relação, sugiro que, antes de continuar esta leitura, leia o post O glaucoma e a sua relação com a pressão arterial.

Algumas pesquisas, inclusive uma realizada na Universidade de Washington há muitos anos, demonstraram que pessoas que possuem glaucoma com PIO normal, onde há danos no nervo óptico mesmo sem aumento da PIO (que corresponde ao principal fator de risco do glaucoma), têm uma probabilidade maior de sofrer um dano progressivo se forem sedentários e não praticam exercícios. O exercício se torna importante para a saúde do olho porquê, além de propiciar o aumento do fluxo do humor aquoso, evita o ganho de peso e ajuda a controlar a pressão arterial (que é o segundo principal fator de risco).

Segundo Dr Michael Pro, qualquer exercício que faça o coração bombear é bom, e normalmente aconselha 20 minutos de exercício cardiovascular, três a quatro dias por semana.

Estes exercícios envolvem caminhadas, bicicleta e natação, sendo que o levantamento de peso já esteve relacionado também ao aumento da PIO e surgimento do glaucoma, segundo alguns estudos que justificam tal relação com o esforço e prisão da respiração exagerados. Então tal exercício deve ser praticado com moderação. Além disso, exercícios que coloquem as pernas mais altas que a cabeça por qualquer extensão de tempo devem ser evitadas e fazer exercícios de costas com pesos pesados nas pernas pode elevar a PIO enquanto dura o exercício.

O mergulho em altas profundidades também não é muito recomendado, devendo o paciente consultar o médico antes de praticar tal atividade. Natação e mergulho em águas relativamente rasas causam apenas pequenas mudanças na pressão intra ocular.

Uma particularidade dos exercícios está relacionada ao glaucoma pigmentar, que é caracterizado por ter pigmentos desprendidos da íris, causando a obstrução da trabécula que drena o olho, aumentando a PIO. Quem tem este tipo de glaucoma deve evitar exercícios e esportes de impacto, como o basquete por exemplo, pois estes impactos podem aumentar o desprendimento destes pigmentos.

Outros hábitos favoráveis para o glaucoma estão relacionados com o fluxo sanguíneo arterial e dos olhos, como é o caso dos hábitos alimentares que demandam uma moderação da cafeína e do sal e a inclusão de algumas vitaminas e nutrientes, além dos ácidos graxos e ômega 3 encontrado nos peixes, linhaça, canela e soja.

Quanto mais saudável for o sistema cardiovascular de pessoas que convivem com certos tipos de glaucoma melhor. É aí que entra também as uvas e o vinho tinto, que ao serem consumidos frequentemente, favorece a diminuição do processo oxidativo a que são submetidos os vasos sanguíneos e o nervo óptico, devido à ação dos flavonóides poliram fenólicos. Outros antioxidantes ótimos são os espinafres, os repolhos e os brócolis. É fácil também concluir que enxaquecas e apinéia do sono devem ser tratadas para que não favoreçam a progressão do glaucoma.

Neste sentido, o consumo prejudicial do fumo pode colaborar com os danos do glaucoma, sendo justificado da seguinte forma pelo Dr. Rick Wilson, do Wills Glaucoma:

“O cigarro não eleva a PIO, mas a nicotina é um vaso constritor. Os britânicos demonstraram que o fumo reduz o fluxo sanguíneo para a parte posterior do olho. Como a circulação do sangue parece ser o segundo maior fator de risco para o glaucoma, qualquer coisa que impeça a circulação é prejudicial ao glaucoma. Estou certo de que a extensão do efeito danoso varia enormemente, mas aconselho meu paciente a reduzir ao máximo o cigarro ou deixá-lo se possível.”

O stress também é um fator que pode causar o aumento da pressão arterial, como também da pressão intra-ocular, e, como tal, apesar de ser um fator demasiadamente subjetivo, deve ser evitado. Quem tem glaucoma tem que buscar o relaxamento, sendo fundamental também uma quantidade adequada de sono. Então nada de perder noites constantemente.

Falando em relaxamento, uma opção prazerosa que permite tal reação é o banho de sauna. O Institute Glaucoma Association diz o seguinte sobre a sua prática:

“Saunas também podem ser apreciadas sem preocupação”. A PIO reage da mesma forma em pacientes com glaucoma que nos indivíduos saudáveis: ela diminui na sauna e, em seguida, retorna aos níveis originais dentro de aproximadamente uma hora. No entanto, não há nenhuma prova de que as saunas são benéficas no tratamento do glaucoma.

Quanto às lentes de contato, geralmente, portadores de glaucoma podem utilizá-las normalmente, contanto que devidamente acompanhados pelo seu oftalmo. Eu, particularmente não me dei muito bem com elas, quando resolvi lançar mão de seu uso há muito tempo atrás. O que deve haver obviamente é um maior cuidado com o seu manuseio para evitar o aumento da PIO. As pessoas que já foram submetidas a cirurgias estão mais susceptíveis a esse aumento por ter uma conjuntiva e uma córnea mais “cansadas”, e, portanto, menos sensíveis. Então um pequeno acidente no manuseio da lente pode provocar um pequeno corte que, se não for percebido, pode evoluir e piorar o glaucoma. Além disso, a utilização dos colírios causa efeitos colaterais, como o olho-seco, que podem não permitir a adaptação com as lentes.

Pra terminar, é importante salientar sobre o consumo exagerado de líquidos. Beber água em grande quantidade, de uma vez só,pode aumentar a PIO de quem tem glaucoma. Isso é fato. Pesquisas já comprovaram isto e para ter certeza é só lembrar que existe um exame que consiste em beber alguns copos de água para certificar o aumento da PIO antes e depois de tal prática. Os exercícios aeróbicos favorecem a diminuição da PIO porquê, além de aumentar o fluxo sanguíneo e a produção de gás carbônico que dilata os vasos, provoca também uma transpiração que propicia a desidratação propícia ao glaucoma. Isso não quer dizer que você deve beber muito menos água. Não! A água continua sendo fundamental para o seu organismo. O que tens que fazer é evitar beber quantidades exageradas e então beber em pequenas quantidades. Ou seja, depois que praticar os exercícios físicos conforme as orientações supracitadas, não vá literalmente com muita sede ao copo. Beba um copo pequeno de água e aguarde alguns minutos para repetir a dose e matar definitivamente a sua sede. É por este motivo que, tomar cerveja não é muito recomendável por alguns médicos que sugerem bebidas destiladas, como o uísque, para evitar a grande ingestão de líquido. Não pratiquei muito esta sugestão por ter tido grande simpatia com a cerveja, mas tenho praticado mais, trocando-a pelo vinho que nos é muito mais saudável.

Posts relacionados:

ALIMENTOS PREJUDICIAIS E ALIMENTOS FAVORÁVEIS AO GLAUCOMA

O GLAUCOMA E A SUA RELAÇÃO COM A PRESSÃO ARTERIAL

Referências utilizadas:

http://willsglaucoma.org

http://willsglaucoma.org/cgi-script/csArticles/articles/000001/000113.htm

http://www.glaucoma-association.com/ -

http://willsglaucoma.org/cgi-script/csArticles/articles/000001/000113.htm http://willsglaucoma.org/cgi-script/csArticles/articles/000001/000113.htm

Comentários

Boa tarde, tenho glaucoma e

Boa tarde,
tenho glaucoma e gostaria de saber se posso trabalhar como soldador? por favor envie resposta pelo email (jsilvainsp@gmail.com) obrigado.

att, Jonilson.

Qual medicamento posso tomar

Qual medicamento posso tomar para renite avançada, pois tenho glaucoma? Também tenho dores musculares o que faço? O que tomar?

Tenho glaucama de ângulo

Tenho glaucama de ângulo aberto. Uso xalatan à noite e Timolol pela manhã. Quero saber qual analgésico posso usar. Posso usar Viagra, de vez em quando? Tem 82 anos. Segundo dizem aparento de 65 a 75. Estou a PIO variando de 10 12. Vou receber resposta pelo meu e-mail. Gostaria.

Li acima todas, inúmeras, por

Li acima todas, inúmeras, por sinal, porém apesar de perguntarem fico sem saber as respostas. Eu preciso saber q analgésico posso usar e se posso usar viagra, de vez em quando. Tenho glaucoma de ângulo aberto. Uso a noite xalatan e de manhã o Timolol. Vou resposta pelo meu e-mail? Tenho 82 anos.mas gozo de saúde. Aparento, me dizem, de 65 a 75 anos. Siquer tenho rugas. Grato.

Tenho 30 anos e acabei de

Tenho 30 anos e acabei de descobrir pelo oftalmologista um inicio de glaucoma,queria saber se o uso de celular pode preujudicar

Meu nome é Francisco,

Meu nome é Francisco, descobri que tenho PIO elevada e não tenho glaucoma, contudo tomo Xalatan.

Poderei utilizar o Citrato de Sildenafila em pequenas doses, não diárias, somente quando necessitar. Com o uso constante do Xalatan ?

Aguardo sua resposta.

Muito obrigado.

Estou perdendo campo visual e

Estou perdendo campo visual e minha pressão ocular sempre foi normal .Oque pode ser?
Uso remédio para asma chamado alenia que tem cortisona .
As vezes uso Viagra e será que faz mal?

Eu tenho 58 anos,descobri que

Eu tenho 58 anos,descobri que tenho Glaucoma do ângulo aberto já faz 39 anos,quando o médico me falou que eu ficaria cega em seis meses.Começei a procurar outros médicos e todos falavam da mesma forma,eu pingava o colírio como uso até hoje,mais minha fé era tanta que queria esquecer que tenho essa doença.sou super ativa faço academia,trabalho normalmente e busco em mim mesma a autoconfiança somente assim consegui o controle do glaucoma e posso dizer que sou muito feliz,porque vi que não podemos nos desesperar temos que enfrentar de uma forma que nada de pior nos aconteça..então amigos confiem em Deus independente de religião e no seu médico ele irá ficar feliz em ver que sua doença esta estacionada.!Um grande bj no coração

sou portadora de glaucoma,

sou portadora de glaucoma, gostaria de saber se nimisulida ou até mesmo medicamentos para enxaqueca
posso usar,

boa tarde minha esposa tem

boa tarde minha esposa tem glaucoma e toma sempre dorflex gostaria de saber se é prejudicial /

Meu nome é Ellen, tenho 12

Meu nome é Ellen, tenho 12 anos e nasci com glaucoma
Herdei da minha mae, que descobriu o dela na adolescencia, mas enxerga perfeitamente bem. Ja passei por 3 cirurgias dos 3 dias de nascida até os 4 anos. Enxergo 97% do olho esquerdo e só vejo alguns poucos vultos do olho direito. Quero ser oftamologista, existe algo que possa me impedir disto? E eu posso ter esperanças de cura, ou eu nunca nunca verei perfeitamente bem? É muito ruím imaginar que todos a minha volta podem ver e eu não. Me sinto ... sozinha.

Ellen, tenho glaucoma

Ellen, tenho glaucoma diagnosticado há quatro anos e mesmo com tratamento venho perdendo gradativamente a visão. Com auxílio de ainda enxergo razoavelmente bem mas o campo visual do olho direto está muito comprometido. Isso não pode ser tomado como motivo de desespero, haja visto que muita gente que tem visão 100% e não enxerga um palmo diante do nariz. Busque, incessantemente, tratamento mas antes de mais nada, entregue nas mãos de Deus, que médico dos médicos que é, encaminhará, no tempo certo, o especialista e o fármaco que solucionarão o teu, o meu, os nossos problemas. Fé, querida, fé !

Oiii Ellen, tenho 18 anos e

Oiii Ellen, tenho 18 anos e descobri o Glaucoma aos 12 anos, só enxergo com o olho esquerdo, tenho uma ótima relação com meu oftalmo, e ele disse que eu poderia e ser oftalmo, mas não operar ;(, tenho esperanças de cura, mas ainda não encontrei nenhum estudo que falasse em cura, apenas em tratamento.
boa sorte!!

estou tomando ácido

estou tomando ácido acetilsalicílico e tranquilizante alprazolam 0,25mg,estou tomando meia bandinha este medicamento faz mal pro meu glaucoma

Olá... Tenho 18 anos e sofro

Olá... Tenho 18 anos e sofro de Glaucoma congénito... Há uns tempos minha mãe deu-me um comprimido que eu não deveria tomar... Tenho consulta dia 19 o meu médico tem como saber que eu tomei essa substância

Olá prazer tenho 17 anos 3

Olá prazer tenho 17 anos 3 sou portador do glaucoma desde o meu nascimento, nasci com o glaucoma pois minha mãe teve rubéola durante a gravides.Meu caso é super serio nasci com os olhos completamente esbranquiçados, parecendo uma camada de leite por cima do meu olho inteiro ( parecido com um olho de um deficiente visual) com isso os médicos logo me mandaram para uma clínica no Rio de Janeiro (Ibol) para fazer a cirurgia isto com apenas 3 dias de vida.
A cirurgia foi super bem sucedida porém era de alto risco eu perder a visão, então aos poucos minha visão foi voltando, eu apenas comecei a enxergar perfeitamente com mais o menos 1 ano, e além de ter afetado a minha PIO, afetou também minha visão, tenho 5,5 de grau em ambos os olhos, mas continuo vivendo normalmente com o acompanhamento médico de 6 em 6 meses, faço o uso de medicamentos (colirio), ou seja hoje eu poderia não estar relatando a minha história a vocês, pois não teria este dom maravilho que é a visão, pois então é isto um grande abraço a todos :)

Oi , meu bebê tbm nasceu

Oi , meu bebê tbm nasceu assim operou pela primeira vez com 16 dias . entra em contato cmg tenho muita curiosidade de saber mais de quem tem um glaucoma congênito de córnea opaca como ele . belly.kauan@outlook.com
Me manda um email .

Olá eu tenho 18 e o meu caso

Olá eu tenho 18 e o meu caso foi parecido com o seu tbm nasci com os olhos totalmente brancos e desde que nasci até agora já 12 operações ... Uso habitualmente os colírios e tenho 6.75 no olho esquerdo e 6.15 no olho direito (graduação dos óculos) mas vivo quase como todas as pessoas

Tenho glaucoma e ainda não

Tenho glaucoma e ainda não sei quais os comprimidos que posso tomar quando sinto dor de cabeça, elas não são frequentes, mas quando sinto fico com medo de tomar qualquer remédio. Poderia me ajudar?

Foi muito esclarecedor ler

Foi muito esclarecedor ler todas estas postagens. Fazia alguns anos que não ia ao oftalmologista, que dessa vez me receitou vários exames e diagnosticou glaucoma em estágio inicial. Na próxima consulta vai fazer mais um exame e receitar o colírio. Agora estou preparado para lhe fazer algumas perguntas. Vou persistir no tratamento, pois as coisas que mais gosto de fazer envolvem a visão: desenhar e pintar, ler, assistir a bons filmes, apreciar uma bela paisagem ou um harmonioso corpo humano. De todos os sentidos, creio que o que me faria mais falta seria a visão.
Saúde e paz a todos vocês.

GUT'S

tenho glaucoma a um ano fiz

tenho glaucoma a um ano fiz as cirurgias e a pressão se estabilizou, meu glaucoma surgiu devido a uso de corticoides pois tenho bonquite asmatica e sou muito alerrgica, porem o meu medico nao me passou nenhum colirio de uso continuo e nao me proibiu de usar o anti alergico polaramine, sera uqe esta correto ou devo procurar outro medico

A POMADA CICATRICURE AUMENTA

A POMADA CICATRICURE AUMENTA A PRESSÃO INTRAOCULAR?

Uso Colirio TIMOLOL 0,5%, sou

Uso Colirio TIMOLOL 0,5%, sou hiperttensa controlada, ja uso esse medicamento a quase 2 anos.
Tenho Glaucoma em fase inicial pressão dos olhosl de 15.
Se usar o Timolol por mais tempo poderei ter algum problema cardiologico??
Tenho 58 anos...
A proposito: Vitamina D prejudica o Glaucoma??

eu não tomo nenhum que tenha

eu não tomo nenhum que tenha contra indicação pra glaucoma, ja tomei um porque o medico falou que se nao fosse angulo fechado podia, e me lasquei, fiquei vendo luzes de olho inchado,
não tomo corticoide nunca, mas nunquinha mesmo.

olá li o comentário e

olá li o comentário e agradeço pela postagem do mesmo,minha dúvida é sobre a alimentação e os medicamentos que devem ser usados pelo portador de glaucoma , hoje descobri que dorflex nao deve ser tomado e ainda falta eu descobrir outros pois sinto dores de cabeça e descobri glaucoma a menos de um mes,e o medico me disse que e hereditario,minha pressão arterial e baixa,mas sempre baixa e aconsulta e vapt vupt mesmo sendo particular nao da um tempo para conversar mais tempo com o médico elel dispensa o mais rapido possivel ,preciso de ajuda para estar encontrando o melhor medico do pais caso possa me ajudar entre em contado por favor,minha prssão ocular estava em 30,com o colirio cosopt causou alergia devido aos corantes entao ele me passou saflutan que é o que estou usando uma vez ao dia e lubrificante para os olhos .obgada aguardo resposta

eu não uso antiestamínicos

eu não uso antiestamínicos nem qualquer antialergico que tenha corticóide, mesmo o spray de por no nariz, os chás antigripais também afetam,
qualquer relaxante muscular, qualquer excitante, qualquer antidepressivo, todos podem aumentas a pressão.
nada de rivotril ou similares.

ooa, boa tarde! Sou professor

ooa, boa tarde! Sou professor dos estados de Pernambuco e Ceará. tenho 45 anos e sou glaucomoso, inclusive, protador de deficiência de visão monocular. Qdo insisto em permanecer em regência de sala de aula, sinto dores de cabeça insuportáveis e o olho com problema fica da cor de sangue, minha alto estima está abalada, não consigo mais olhar nos olhos dos alunos, pos sempre peguntam: "e esse olho?" No Ceará já estou readaptrado de função, pois o problema se agravava cada vez que entrava em sala, como se fosse um estresse psicológigo. Graças a Deus a perícia médica do Ceará sabe bem como sofre um portador dessa doença, enquanto a perícia do estado do PE insiste em dizer que posso estar em sala de aula, mas, eu bem gostaria de lecionar, pois é algo que tenho feito toda a minha vida. Como devo proceder para ter um parecer favorável a minha readaptação de função tbm no estado de Pernambuco?

BOA TARDE.. TENHO A PRESSAO

BOA TARDE..
TENHO A PRESSAO INTRA OCULAR ALTA DESDE DA MINHA INFANCIA, HOJE JA ESTOU COM 24 ANOS.
A UNS MESES HA TRAZ ME CONSULTEI E O MEDICO NAO ME PASSOU NENHUM COLIRIO PARA CONTRALAR A PRESSAO DA MINHA VISTA,ELE PASSOU UM COLIRIO PRA ALERGIA ULTIMAMENTE ANDO MUITO MAL UMA DOR MUITO FORTE NOS OLHOS,DOR DE CABEÇA E FEBRE ,MEU OLHO DOI TANTO QUE PARECE QUE VAI TRINCAR,RACHAR NO MEIO ISSO ACABA ME PREJUDICANDO NO MEU TRABALHO E NOS ESTUDOS...O QUE FAÇO?

AGUARDO A SUA RESPOSTA

GRATA

UILIANE SANTA ROSA

vá imediatamente ao médico e

vá imediatamente ao médico e cuidado com colírios pra alergia, quem tem corticoide não pode usar corticoide, nunca,

Boa tarde

Boa tarde Uiliane,

Primeiramente, gostaria de dizer que também possuo glaucoma indentificada desde a infância, faço o controle periódico com o oftalmologista e o uso do Colírio Xalatan foi com o que obtive os melhores resultados até hoje.

Ao ler seu comentário, fiquei impressionada com tamanho descaso do médico que a consultou. Creio que o melhor a fazer agora seja você procurar com urgência um outro médico para lhe passar o tratamento mais adequado ao seu tipo de glaucoma, pois a falta de controle e medicação pode provocar um comprometimento muito alto da sua visão.

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma.

Atenciosamente,

Amanda Almeida.

tenho uma filha com glaucoma

tenho uma filha com glaucoma congênito e tenho muita dificuldade na hora de medicá-la, inclusive quando a levo ao médico nem todos sabem qual medicamento receitar. E possível obter uma lista de medicamentos contra indicados no galucoma? Ex:ibuprofeno, ácido acetilsalicílico dentre outros. Agradeceria se me ajudasse , assim quando eu a levasse ao médico já careegaria a lista junto evitando certos transtornos.

olha, procure olhar sempre as

olha, procure olhar sempre as bulas, na net mesmo,
evite medicamentos com corticoide, anti alergicos, relaxantes muscular, anfetaminas. alguns anlgésicos também não pode.
a maioria das tarjas pretas é nociva, mas acima de tudo os corticoides.

sinto muita dor de cabeça e

sinto muita dor de cabeça e dor no olho esquerdo principalmente com claridade,fui ao oculista e ele disse q nao preciso de oculos de grau,mas notou algo diferente no nervo do meu olho,e passou pra me fazer um exame de campimetria computadorizada,ele suspeita de glaucoma.sera q tenho esse problema?

Ola dr a 4 anos descobri que

Ola dr a 4 anos descobri que tenho glaucoma,já fiz uma cirurgia,trabeculectomia,perdi praticamente a visão do olho direito,uso os colirios diariamente, de 12 em 12 hs tartarato de brimonidina e cloridarato de dorzolamida , a noite duo travatam , para clariar ,tirar o vermelho dos olhos uso o claril ,descobri que esse ultimo aumeta a pio, eu posso continuar usando ele ou o sr me orientaria outro,mais uma pergunta eu serei capaz de renovar a minha carteira de motorista, muito obrigado.

Bom dia, tenho 46 ano, e faço

Bom dia,
tenho 46 ano, e faço tratamento de glaucoma a mais ou menos 1ano, só q ultimamente sinto dores na visão, fica tudo embassado, e a pressão continua normal, inclusive sinto dor de cabeça

sou portador de glaucoma a

sou portador de glaucoma a mais de 30 anos e mal de familia ,pois na minha familia tem um montao de parentes com o mesmo problema. a mais ou menos uns 4 meses eu fiz o tratamento do limao e comecei com um limao e fui somando ate chegar a dez e logo fui baixando ate chegar a um ,foram muitos sucos que eu tomava em jejum logo ao levantar eram tantos os limoeis que tive que comprar uma maquina de tirar o suco do limao , no quinto dia ja eram 5 limoies potanto dez metades pois quando chegou a dez foram vinte metades que teria que espremer e se eu nao tivece comprado a maquina talvez teria desistido e perdido um tremendo beneficio que foi a melhor coisa que ja fiz ,pois alem de baixar a presao dos meus olhos a minha pele teve uma mudanca incrivel para melhor e claro .bem para encurtar o caso eu nao fiquei totalmente curado pois hoje fui ao medico a a presao estava em 21 e eu nao tenho dor alguma nos olhos .mas como medico tem sempre rasao ele receitou timolol maleate ophthalmic solution 0.5% .parace brincadeira de crianca pois ao ler a bula tem tanta contraindicacoeis que se eu nao morrer de glaucoma sertamenta este colirio ira me matar .
quer saber vou repetir o tratamento do limao mais uma vez e ja que nao pingo nada a 4 meses vou continuar sem pingar nada .NB.voce talves nao possa parar de pingar o colirio agora porem depois de 20 dias d tratamento com limao voce deve arriscar e depois de ums 4 meses tire a presao dos olhos outra vez ,e nao esqueca de colocar na agua que voce toma um pouco de magnesia cloridica e se voce for muito velho aproveite tambem para tomar um pouco de calcium e glocosamina NB: a magnecia cloridica faz a destribuicao do calcium ou seja tira onde tem demais e coloca onde esta faltando e se voce tomar ira facilitar o trabalho da magnecia cloridica .Astalavista e boa sorte de seu amigo desconhecido walter

cara, coloca o colirio, eu

cara, coloca o colirio, eu usei a infancia toda e não morri até hoje,
não fica sem nao, a lesão no nervo otico é permanente.

Por favor, volta a colocar o

Por favor, volta a colocar o colírio, não deixe de usar nunca. Continue fazendo o tratamento com os limões, mas em hipótese alguma deixe de fazer uso de colírio, porque se você não usá-lo ficará cego e é irreversível. Já uso há muitos anos, dois tipos de colírios. O que vai te matar será a tristeza e depressão por não poder nunca mais enxergar na sua vida.

Olá doutor, eu sou

Olá doutor, eu sou orientadora de uma escola municipal aqui em Rondônia, tenho uma aluna com glaucoma, que reclama sempre com muita dor de cabeça, sua mãe sempre disse que a aluna não pode fazer nada, muito menos educação física eu queria saber se o que pode e o que não pode, pois a aluna falta muito a escola. Eu queria saber ate que ponto sua mãe esta super protegendo sua filha, já cegou a dizer que vai tirar a criança da escola.

Abraços Clarice Bortoloto, Orientadora Escolar

não pode cabeça para baixo,

não pode cabeça para baixo, musculação e corrida, pelo menos para mim.

ola tenho um bebe de 06 anos

ola tenho um bebe de 06 anos que teve catarata congenita e a 02 anos descobrimos que ele esta com glaucoma congenito e ele é uma criança bem ativa brinca muito e assiste muita tv bem em cima e ele esta com a preção intra-ocular muito alta os medicos esta fazendo de tudo para ver se consegue resolver a situação voçê acha que deve ser a tv ou por ele ser uma criança ativa?

atenciosamente irani mendes

Aqui e thais de novo meu pai

Aqui e thais de novo meu pai tem diabeti tem 60 anos e gosta de bebe um pouquinho ele pode bebe usque ?

bom dia ! Sou Thais, meu pai

bom dia !
Sou Thais, meu pai esta com glaocomo a profissao dele e padeiro gostaria de saber se tem algum problema porque essa profissao e pesado .....]
e também os principal cuidado que ele dever ter .

BOM DIA JÁ PERDI UMA VISTA EM

BOM DIA
JÁ PERDI UMA VISTA EM UM ACIDENTE QUANDO TINHA MENOS DE UM ANO.
AGORA COM 42 ANOS SINTO QUE DE VEZ EM QUANDO VEJO PEQUENAS ESFERAS OPACA FLUTUANTES, COMO SE FOSSEM MOSCAS E TAMBEM ESFERAS CINTILANTES, MAS ISSO NAO ACONTECE SEMPRE, DÂ-SE MAIS QUANDO ESTÁ UM DIA ENSOLARADO PELA MANHA.
QUANDO PELA MANHA OLHO PARA UMA FOLHA DE PAPEL BRANCA SINTO QUE VEJO PEQUEMOS CIRCULOS TRANSLUCIDOS.
SERÁ QUE ESTAREI COM PRINCIPIO DE ALGUM TIPO DE GLAUCOMA?
AGUARDO COMENTARIOS.
OBRIGADO

A oftalmologista que

A oftalmologista que consultei por último, recomendou que trocasse o colírio Timolol, pois ele estaria afetando ou poderia afetar minha pressão arterial, aumentando-a, pelo Beta-Ophtiole - Metipranolol - 3 mg/ml. Gostaria de saber se há confirmações científicas dessa hipótese??

O timolol tem principio ativo

O timolol tem principio ativo que pode influenciar sim na pressão arterial e que é iñclusive o mesmo utilizado em medicamentos da cardiologia.

TENHO GLAUCOMA E TRATO JA A 6

TENHO GLAUCOMA E TRATO JA A 6 MESES. E USO TIMOLOL PARA ABAIXAR APRESSÃO DO MEUS OLHOS.

sera que existe algun

sera que existe algun hospital especializado em glaucoma aqui em shizuoka.....................

Bom dia! Meu marido tem

Bom dia!

Meu marido tem glaucoma e diabetis; habitualmente fuma e bebe, adora um sal e não faz nenhum tipo de exercicio. Como 47 anos, tem alguma expectativa de vida para ele?
Eliane.

Parabéns pelos artigos acima.

Parabéns pelos artigos acima. Gostaria de saber quais componentes de medicamentos não podem ser ingeridos por pessoas portadoras de pressão intraocular.
Comprei um antigripal que contém paracetamol, maleato de clorfeniramina e cloridrato de fenilefrina e na bula menciona: Contra-indicações: Não deve ser administrado a pacientes com glaucoma.
Aguardo suas informações; receba antecipadamente meus sinceros agradecimentos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
13 + 2 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6