DOWNLOADS

A informática e o atual avanço tecnológico têm papel fundamental no processo de inclusão das pessoas com deficiência visual, que possuem a seu favor uma infinidade de programas que viabilizam o uso de computadores, possibilitando-lhes total autonomia na execução de praticamente qualquer atividade em desktops e computadores portáteis. Abaixo segue algumas destas tecnologias assistivas, assim como outros softwares indispensáveis para download.

Informamos que os links abaixo direcionam diretamente para download do arquivo no site de seus respectivos desenvolvedores. O Portal Vejam não hospeda nenhum dos softwares e apenas disponibiliza os links para comodidade de seus usuários.

JAWS 12.0.1169 32-bit – Leitor de tela (101 Mb)

O Jaws é um software desenvolvido pela Freedom Scientific, é considerado o mais popular leitor de tela do mercado e proporciona o acesso à aplicativos no windows, através de sintetizadores de voz. Esta é a sua última versão e o download é uma versão TRIAL para Windows 32-bit que funciona por apenas 30 minutos a cada reinicialização.

Jaws 12.0.1169 64-bit – Leitor de tela (104 Mb)

Mesmo leitor de tela acima, só que para versão 64-bit.

NVDA 2011.2 – Leitor de tela (13.2 Mb)

O NVDA é um leitor de tela gratuito que é desenvolvido pela NV Access, uma ONG australiana que se dedica ao ideal de que o acesso à tecnologia não deve incorrer custo extra aos deficientes visuais. Por ser Open-Source, o NVDA tem código livre, evoluindo a cada dia, já que há uma liberdade na implementação de novas técnicas inovadoras. Esta versão é atualmente a mais estável, para ser instalada em Windows XP ou superior, 32-bit ou 64-bit.

Para mais informações e para colaborar com o projeto visite o site: http://www.nvda-project.org

NVDA 2011.2 Portátil – Leitor de tela (12.0 Mb)

Esta é a versão mais estável do NVDA Portátil, para ser utilizado em um cd ou pen drive, sem ser preciso instalar no computador.

Dosvox 4.1 – Sistema (112 Mb)

O Dosvox é um sistema operacional gratúito, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, que, ao ser instalado no Windows, permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum para desempenhar uma série de tarefas, através de uma interface fácil e amigável que utiliza sintetizadores de voz.

Magic 11.0.4275 32-bit – Ampliador de tela (49 MB)

Este programa também é fabricado pela Freedom Scientific e tem diversos recursos para facilitar a vida de quem tem baixa visão, como ampliador de tela, contraste de cores e sintetizadores de voz. Esta versão é TRIAL 32-bit e funciona por apenas 30 minutos a cada reinicialização do windows.

Magic 11.0.4276 64-bit (49 Mb)

Esta é a versão para 64-bit do Magic descrito acima.

Open Book 9.0.1305 – Digitalização

O Open Book é um software desenvolvido pela Freedom Scientífic que permite a digitalização de documentos impressos, convertendo-o em um formato acessível de texto através da utilização de OCR (Reconhecimento Ópticos de Caracteres) e de sintetizadores de voz. Esta versão é TRIAL compatível com Windows XP ou superior 32 e 64-bit.

Qwitter 5.0 Beta 5 – Cliente para Twitter (18,6 Mb)

O Qwitter é um programa cliente para twitter, gratúito e desenvolvido para que pessoas com deficiência visual possam acessar essa importante rede social, entre outras funções.

Para conhecer melhor o qwitter visite: http://www.vejam.com.br/qwitter

Para mais informações e para colaborar com os desenvolvedores, inclusive com doações, acesse: http://www.qwitter-client.net

Webvisum 0.9 – Plugin Firefox (0.2 Mb)

O Webvisum é um plugin para o navegador firefox que possibilita que deficientes visuais driblem aquelas famigeradas letrinhas que aparecem em determinados sites. Este programa consegue desvendar esses captchas, fazendo com que não precisemos da ajuda de um olho amigo. Esta é a versão 0.9, que possibillita compatibilidade com as versões mais recentes do Firefox.

Mais informações sobre o Webvisum no http://www.vejam.com.br/webvisum