EXAMES

Fazer os exames regularmente é muito importante. Cobre ao seu médico, se necessário.

Clique aqui e teste a sua visão on-line

Saiba mais sobre o glaucoma

Glaucoma - Prevenir é o melhor remédio

 Campo visual

A expressão "Campo Visual" refere-se a toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto, isto é, o campo visual de um dos olhos de um indivíduo é a área passível de ser vista para a frente, para as laterais direita e esquerda, para cima e para baixo, quando este mantem o olho que está sendo examinado, imóvel em um ponto fixo, em uma linha reta horizontal paralela ao solo. Nos aparelhos de exame de Campo Visual, a distância utilizada é similar, com pequenas variações entre os fabricantes, oscilando entre 30 a 40 cms, entre o olho e o ponto de fixação do olhar, no centro da face interna da calota perimétrica, e é interessante que seja usada a correção visual adequada à essa distância.

Gráfico do campo visual

O maior causador da perda ou diminuição do campo visual é o glaucoma. Nós vimos que existem vários tipos de glaucoma e o fator principal da doença é o aumento da pressão intra ocular. O glaucoma irá ocasionar lesão ao olho se não for tratado, pois a pressão intra-ocular aumentada comprometerá os vasos sangüíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho e devido à falta de irrigação sangüínea adequada, as células da retina vão morrendo, provocando uma perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual.

O exame para medir o campo visual chama-se campimetria. Esse exame indica os campos cegos que existem no olho, sendo que a perda da visão periférica é irreversível e progressiva.

Perda do campo visual

Progressão do campo visualA perda da visão que é causada pelo glaucoma se caracteriza pela perda da visão periférica até chegar à visão central. Clique na imagem ao lado e observe a progressão da diminuição do campo visual através do glaucoma.

  • Ir para a próxima página (Quem tem)
  • Ir para o menu de navegação
  • Ir para a página anterior (Acuidade visual)

Copyright 2007 VEJAM.COM.BR vejam@vejam.com.br

Desenvolvido por VIRTUAL E DIGITAL